CuriosidadesRelacionamento

É possível nunca se apaixonar?

É possível nunca se apaixonar? Essa pode ser uma simples dúvida de alguém que está curioso em encontrar a resposta, mas também, pode ser uma preocupação de quem realmente acha que nunca se apaixonou por alguém, ou de quem, por algum motivo, deseja nunca mais voltar a apaixonar-se novamente e pretende saber se isso é realmente possível.

Para entendermos a resposta para essa questão é preciso sabermos o que é na verdade sentir-se apaixonado e como isso acontece. A paixão é um sentimento profundo, uma sensação intensa capaz de nos fazer agir além da razão.

Estar apaixonado é estar repleto desse sentimento e sentir mais do que uma simples atração por uma pessoa. É fazer planos com ela e querer estar perto dela para compartilhar os melhores momentos de sua vida.

Esse sentimento surge quando você começa a apreciar qualidades de uma pessoa e essas qualidades fazem você achar ela interessante e especial. Você começa a sentir o que não sente por outra pessoa quando o encontra.

Agora que você já tem ideia do que é estar apaixonado, será mais fácil entender se é possível nunca se apaixonar, e se você realmente nunca se apaixonou por alguém.

É possível nunca se apaixonar?

É possível nunca se apaixonar?

Considerando que a paixão surge quando aprendemos a apreciar as qualidades de uma pessoa e nos interessamos intensamente por ela, é realmente possível que alguém nunca tenha se apaixonado, caso nunca tenha sentido isso – o que é pouco provável. Mas, se você não sente e nunca sentiu paixão por ninguém, é possível que algum problema psicológico esteja na base disso.

Contudo, isso não quer dizer que você definitivamente nunca se sentirá apaixonado por ninguém. O que você deve entender é que é possível que alguém nunca tenha se apaixonado – o que pode acontecer através de algum problema psicológico, como mencionamos acima, mas essa pessoa pode simplesmente identificar esse problema e superá-lo, o que poderá dá-lo a capacidade de se apaixonar normalmente.

Encontramos uma lista bastante interessante de problemas psicológicos que podem fazer com que alguém não se apaixone no site Harley therapy, iremos compartilhar com você alguns dos itens mais comuns listados num dos artigos do site acima citado.

5 Problemas psicológicos que podem impedir alguém de se apaixonar

Veja alguns problemas psicológicos comuns que podem impedir alguém de se apaixonar:

  • Baixa autoestima – Isso significa que você não vê valor em si mesmo. Você não se considera tão bom quanto os outros e isso faz com que você se negue a paixão achando que as pessoas olham mais paras as suas imperfeições do que para as suas qualidades.
  • Medo de intimidade – O medo de intimidade é quando você não confia o suficiente para mostrar para alguma pessoa as suas preocupações. É também o medo de ser visto como imperfeito ou de mostrar o seu lado fraco para qualquer pessoa.
  • Abuso infantil – Se você sofreu algum tipo de abusa enquanto criança, essa pode ser a causa de você não se apaixonar, pois isso é capaz de fazer com que você não queira que mais ninguém se aproxime de você.
  • Problemas de abandono – Você foi abandonado ou decepcionado no passado? Talvez seja esse o motivo pelo qual você não se apaixona, pois você está com medo de ser rejeitado ou abandonado novamente. Você não quer passar pela mesma experiência e isso tem contribuído para que você não encontre a paixão.
  • Perfeccionismo – Sabe quando você está sempre procurando alguém sem imperfeições? você pode estar se condenando a solidão, pois certamente não existirá a pessoa perfeita que você tanto procura e com isso, você jamais se apaixonará por alguém.
  • Outros problemas – Podem ainda existir outros problemas psicológicos capazes de impedir que alguém se apaixone. O que você deve fazer é não entrar pânico e procurar ajuda de um psicólogo o mais rápido possível.

Não quero me apaixonar (novamente), o que devo fazer?

Esse é um caso diferente, você provavelmente já deve ter se apaixonado e, por algum motivo, deseja evitar isso a todo custo, ou simplesmente não encontra nada de especial nisso e deseja simplesmente não se apaixonar.

Se você está sentindo algo por uma pessoa e acha que isso poderá evoluir para a paixão, você deve evitar se aproximar daquela pessoa, criar expectativa ou trocar olhares com ela, se foque mais em seus interesses e distraia sua mente para não estar ocupada pensando nela.

Se você quer saber mais sobre isso, o nosso artigo sobre: Como não se apegar a ninguém pode lhe ajudar muito.

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!