Lifestyle

Como usar o pó chebe no cabelo

Você já ouviu falar do pó chebe e seus benefícios para o cabelo? Se não, então você precisa ler esse conteúdo, especialmente se você é apaixonada por tratamentos capilar que funcionam.

O que é pó chebe?

O pó chebe (também conhecido por chebe powder) é um tipo de pó de origem Africana usado no tratamento do cabelo. O produto é resultado final de uma mistura de vários ingredientes, tendo como principal ingrediente o “Chewe” ou “Chebe” sendo adicionado a ele outros elementos.

O nome científico da planta que eles chamam de “Chebe” é Croton Zambesicus (também conhecido como Lavanda Croton). É um arbusto que na verdade é cultivado em toda a África, principalmente na África Ocidental, em países como Gana, Nigéria, Gâmbia e Burkina Faso.

O pó chebe é geralmente indicado para os tipos de cabelo 4A, 4B e 4C. Em sua base estão outros ingredientes naturais misturados, como mahellaba – planta da cereja – e cravo da índia, tendo como principal composição a semente de Chebe, um arbusto muito comum por toda a África.

Benefícios do pó chebe

Como usar o pó chebe no cabelo

O pó é muito usado no tratamento e cuidado do cabelo por conta de seus inúmeros benefícios, dos quais podemos citar:

  • Crescimento e fortalecimento dos fios.
  • Hidratação intensa;
  • Prevenção à quebra;
  • Nutrição;
  • Retenção de umidade.

Como usar o pó chebe no cabelo

Para usar esse maravilhoso pó no seu cabelo siga os seguintes passos:

  1. Molhe o cabelo com água (ou lave normalmente, mas não o deixe secar completamente);
  2. Misture o pó Chebe com seu óleo de preferência;
  3. Divide o cabelo em partes e comece a pentear;
  4. Agora aplique o produto no cabelo, cerca de 2 a 3 cm do coro cabeludo, até as pontas;
  5. Envolva os fios com óleo 100% puro;

OBS: Não coloque o produto na raiz do cabelo, pois pode causar irritação.

O último passo é fazer tranças em seu cabelo.

Algumas mulheres deixam a mistura agir nos fios por 5 dias e, só após esse período, lavam o cabelo. O resultado? Fios muito mais hidratados, fortes e longos!

Você pode aplicar novamente o produto a cada 3 dias, 7 dias e no máximo 2 semanas. Mas considere que é aconselhável lavar o cabelo uma vez por mês.

Outras formas de usar o pó chebe

Você também pode usar o pó chebe na máscara. Como é feito isso? Simples, basta utilizar o pó em si como máscara para fortalecimento. Podes misturá-lo com a tua máscara ou algum óleo 100% natural e deixar agir o tempo necessário e depois lavar.

Além disso, existe também a possibilidade de fazer infusão de óleos com o pó chebe: escolher um óleo base 100% puro como côco, azeite extra-virgem, rícino, etc, aquecer e colocar o pó dentro e deixar em infusão por pelo menos 15 dias.

Os próximos passos se resumem em coar e utilizar esse óleo para selar, para fazer massagens ao couro cabeludo ou para potencializar tratamentos.

Como é feito o pó chebe?

Você pode ficar curiosa e querer saber como é feito esse pó milagroso. Portanto, já adiantamos que os ingredientes para fazer esse pó não são nada comuns, o que pode tornar difícil ou até mesmo impossível fazer o pó em casa, veja quais são:

  • Sementes de Chébé (Lavanda Croton);
  • Mahalaba – palavra de origem árabe para a planta de cereja;
  • Misic – usado para perfume;
  • Samour / Samough (muito popular no Sudão e na Turquia);
  • Óleo de Perfume Sudanês “Khumra”;
  • Cravinho da índia.

Quanto ao modo de preparo, as mulheres que fazem o pó começam por torrar as sementes, logo em seguida pisam, peneiram e o pó está pronto a usar.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!