Como usar o alho na infecção urinária

Comece depois da publicidade

Como usar o alho na infecção urinária?

A infecção urinária é a infecção que afeta os órgãos do trato urinário. A maioria das infecções urinárias são provocadas por bactérias. Entretanto, esse problema de saúde pode causar dor e urina acompanhada de sangue.

Entre as várias formas de tratamento dessa infecção, o uso do alho é uma receita que pode ajudá-lo, mas é preciso saber como usar o alho na infecção urinária para evitar outros eventuais problemas em sua saúde.

Como usar o alho na infecção urinária

Faça o chá de alho. O chá de alho possui propriedades antibacterianas capazes de ajudar no combate a infecção urinária. Ele contém vitaminas A, B e C, que promovem o fortalecimento do sistema imunológico para enfrentar bactérias alojadas no trato urinário.

Como preparar o chá de alho

Como preparar o chá de alho
Como preparar o chá de alho

Para preparar o chá de alho você precisará de ingredientes como: um dente de alho, uma colher de sopa de suco de limão, um copo de água e uma colher de sopa de mel. Aqueça a água e descasque o alho e pique para que seu óleo infunda com a água, ferva a mistura por cerca de 15 minutos, em seguida deixe repousar por 10 minutos antes de coar e beber apenas o chá.

Chá de alho com gengibre

O chá de alho com gengibre é outro remédio caseiro para a infecção urinária, ele promove o fortalecimento do sistema imunológico e diminui a duração da infecção urinária. Além disso, o chá de alho e gengibre possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias através da alicina encontrada no alho, e compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, presente no gengibre, que ajudam a combater sintomas da infecção urinária.

Para preparar o chá é preciso: 3 dentes de alho, ½ colher de chá de gengibre em pó e 3 chávenas de água. Coloque os dentes de alho (descascados e cortados ao meio) na água e leve a ferver, em seguida, retire do fogo e adicione o gengibre e, se preferir, um pouco de mel para adoçar, depois é só coar e tomar o chá assim que esfriar.

Outro remédio caseiro para a infecção urinária é a água de coco. O consumo da água de coco ajuda a eliminar as bactérias patogênicas alojadas no trato urinário e aliviar a inflamação das paredes da uretra e da bexiga.

Como prevenir a infecção urinária

Para prevenir a infecção urinária beber muita água diariamente, evitar o tabaco, café, bebidas gaseificadas e alimentos ácidos são algumas das recomendações médicas para doentes com infecção urinária. Porém, existem ainda outras medidas de prevenção para esse problema, sobretudo para as mulheres, como:

  • Utilizar roupa interior de algodão – permite que a pele e as mucosas respirem e diminui a concentração local de microrganismos;
  • Utilizar sabões neutros para higiene local;
  • Limpar depois de urinar ou ter relação sexual, para evitar o acúmulo de bactérias. Faça isso sempre da frente para trás…

Nota: Considere ir ao médico se a infecção urinária não desaparecer depois dos remédios caseiros, como o alho, apresentado acima.

Leia também:

Publicidade
error: Conteúdo protegido !!