Saúde e bem estar

Como saber se é câncer ou hemorroida?

As hemorroidas e o câncer são dois problemas de saúde que apresentam alguns sintomas em comum, sendo o sangramento anal o mais frequente. Razão pela qual muitos acabam ficando em dúvida se o que está causando esses sintomas são hemorroidas ou câncer, daí a surge a questão: Como saber se é câncer ou hemorroida?

Para dar resposta a essa questão devemos primeiramente ter em mente que são doenças diferentes e apesar dos sintomas em comum, é preciso saber que o nível de gravidade entre as duas doenças é completamente diferente.

As hemorroidas são veias inchadas no ânus e reto, que causam dor e podem sangrar. Elas são uma causa benigna e muito comum de sangramento retal.

As hemorroidas costumam ser incómodas, porém, não representam uma ameaça a vida do paciente, diferente do câncer, que sim, pode levar o paciente a morte.

Como saber se é câncer ou hemorroida?

Para saber mais sobre como identificar a sua doença, vamos primeiramente entender a definição destas duas doenças:

Hemorroidas: são veias inchadas no ânus e reto. Os sintomas das hemorroidas, para além do sangramento são: coceira e inchaço na região anal, prolapso e dor, que geralmente surgem em momentos de inflamação mais intensas das veias.

Câncer anal: É um tumor maligno, muito frequente em pessoas com mais de 50 anos de idade. O câncer anal é mais frequente em pacientes com infeções pelo HPV, pacientes soropositivos, praticantes de sexo anal, tabagismo e pacientes com históricos de doenças sexualmente transmissíveis, como: condilomatose, gonorreia, clamídia e outras.

O câncer anal é caraterizado por sangramento e coceira anal. Seus outros sintomas incluem: dores no ânus, sobretudo durante a evacuação, aumento do tamanho dos gânglios linfáticos, inchaço na região anal, presença de nódulo ou massa no ânus, descarga anormal no ânus etc.

Mas então, como saber se é câncer ou hemorroida?

Para ter certeza do que você está enfrentando a melhor maneira é recorrer a um médico o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o diagnóstico for feito, menores serão as complicações e mais eficiente será o tratamento.

A presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode ser um sinal de hemorroida, porém, esse sintoma não é exclusivo das hemorroidas, já que várias patologias do intestino grosso podem causar sangramento.

Sendo o sangramento um sintoma comum entre as hemorroidas e o câncer, você deve encará-lo como sinal de preocupação e procurar um médico para descobrir o que está causando, ignorar esse sinal pode ser fatal.

Muitos acabam ignorando o sangramento achando que é por causa de hemorroidas, porém, muitos mesmo depois de várias cirurgias contra hemorroidas o sangramento continua, pois estão diante de um câncer e não do que achavam ser hemorroidas.

Para muitas pessoas, dizer que estão tendo sangramentos no ânus é motivo de vergonha, por isso muitos acabam se calando e tentando levar a vida como se nada de errado estivesse acontecendo com sua saúde.

Se você pensa assim, considere mudar seu pensamento e coloque em mente que jamais deve sentir vergonha de um problema que está preocupando você e colocando sua saúde em risco.

No caso de um câncer, o tumor pode crescer tanto ao ponto de obstruir o intestino, causando uma grande dilatação – o que será necessário uma operação emergencial. Para evitar que isso aconteça, vá o médico logo após notar o sangramento.

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!