Negócios

Como montar uma distribuidora de água mineral passo a passo

A necessidade de consumir água mineral surge (na maioria dos casos) devido a má qualidade das águas vindas das torneiras instaladas em nossas casas.

Afinal, o consumo de águas não tratadas pode causar sérios problemas de saúde. Daí, surge entre vários empreendedores a ideia de montar uma distribuidora de água mineral.

A água mineral passa por vários processos para estar pronta para ser consumida de modo a não conter nenhuma bacteria que possa causar transtornos a nossa saúde. Uma das grandes vantagens é a pureza da água com relação às águas que vêm direito de outras fontes e são consumidas sem qualquer outro tratamento.

Outra vantagem está a ligada a facilidade de aquisição.

– Quando saímos para qualquer lugar e acabamos ficando com sede, sentimos logo a necessidade de comprar uma garrafa de água para saciar a sede. Isto com certeza já aconteceu com cada um de nós, e na maioria dos casos, preferimos consumir água mineral do que qualquer outro tipo de água.

Com tudo o que foi dito acima, apoiando-se a necessidade de consumo de água mineral, você certamente já deve ter ideia do quão lucrativo pode ser o seu negócio de distribuição e revenda de água mineral.

Entendendo o mercado de água mineral

Não é de duvidar que uma distribuidora de água possui várias razões para dar certo, ou seja, proporcionar lucros extremamente admiráveis, apesar de ser um mercado bastante concorrido.

O mercado de água mineral, embora seja mais lucrativo em uma época e menos lucrativo em outra, é ainda assim, um excelente mercado para se investir.

Mas, como assim mais lucrativo em uma época e menos em outra?

Bem, sabemos que em tempos frios maior parte das pessoas  tendem a consumir uma quantidade de água consideravelmente menor com relação aos tempos quentes.

Por outro lado, em tempos quentes, o calor ardente dá origem a necessidade de consumir bastante água, principalmente fresca. Sendo assim, a venda de água mineral dispara muito em épocas de calor. Nesta época pessoas como eu tendem a consumir o dobro da quantidade de água que normalmente consomem em tempos frios.

Qual é o local certo para montar uma distribuidora de água mineral

Todo e qualquer negócio deve estar bem localizado e no negócio de distribuição de água mineral não é diferente.

No entanto, o melhor local para montar uma distribuidora de água mineral seria, de fato, um local que facilita todo o processo comercial.

Em outras palavras quero dizer que o melhor local para montar uma disitribuidora de água deve ser um local:

  • Seguro – O local para montar sua distribuidora de água mineral deve ser o mais seguro possível, caso contrário, você terá que pensar em contratar uma empresa de segurança, o que pode aumentar seus gastos.
  • Acessível – Os seus clientes devem achar facilidade em ter acesso ao seu negócio. Sendo assim, você precisa encontrar um local que facilite os seus clientes chegarem até você. E não só, os seus forncedores também precisarão chegar ao local do seu negócio. Por isso, é importante pensar atentamente nesse aspecto. Procure um local com ruas em perfeitas condições para receber veículos e que possua estacionamentos ao redor.
  • Visível – Um local para fazer negócios deve estar visível ao público que se movimenta por lá. No entanto, evite alugar um estabelecimento em local escondido. Pelo contrário, procure por um local em que as pessoas facilmente terão vista ao seu negócio.
  • Movimentado – Encontrou um local para montar a sua distribuidora de água mineral? Verifique a movimentação de pessoas por lá. Afinal, quanto mais pessoas se movimentarem por lá, maior serão as chances de conseguir vender mais.

Outro importante factor a ser levado em conta na hora de escolher o local ideal para montar a sua distribuidora  de água mineral é “a concorrência”. Como mencionamos acima, o mercado de água mineral é bastante concorrido.

Por isso, é importante fazer uma profunda análise da concorrência para identificar os seus concorrentes e saber como e o que fazer para se destacar e melhor se posicionar no mercado.

O que é necessário para montar uma distribuidora de água mineral?

Estar motivado e ter vontade própria com certeza não é o suficiente para montar uma distribuidora de água mineral.

É preciso pensar em como será  sua lista de funcionários, quais materiais terá que ter, onde serão armazenados os seus produtos e como o seu negócio será administrado. Mais abaixo você verá tudo isso em mais detalhes.

Funcionários

Inicialmente você não precisará de uma equipe de trabalho composta por vários funcionários. Apenas 3 ou 4 funcionários serão suficientes para começar o negócio. Estes funcionários poderão ser divididos nas áreas de recepção e entrega.

Porém, a medida que seu negócio for crescendo, possivelmente achará necessidade de contratar mais funcionários. Mas, numa fase inicial, esta pode não ser uma prioridade.

E por mais que seu negócio cresça, antes de pensar na contratação de novos funcionários, olhe atentamente para o tamanho do seu negócio, suas necessidades e condições financeiras.

Equipamentos

Existe uma lista de equipamentos ou materiais que jamais podem faltar no seu negócio. Segue a lista logo abaixo:

  • Um computador
  • Uma ou mais cadeiras
  • Mesas
  • Transportes para entrega
  • Impressora
  • Materiais de higiene
  • Prateleiras etc.

Você pode considerar estes materiais necessários para começar no negócio de distribuição de água mineral. Porém, existem vários outros equipamentos necessários e você certamente dará conta deles assim que começar o negócio.

Área de administração

A área de administração é certamente uma das mais importantes, sendo assim, você deve prestar muita atenção a ela.

Se você deseja contratar alguém para cuidar da administração do seu negócio, prepare um espaço para escritório , crie todas as condições de conforto necessárias e equipe o escritório com todo o material necessário.

É necessário que tudo esteja bem organizado, principalmente na área de administração.

Armazenamento

É importante saber onde será o local de armazenamento das garrafas de água mineral e como ele será.

O armazenamento deve possuir algumas condições para a melhor conservação das garrafas, condições como não permitir a recepção de luz solar, possuir espaço para armazenar todas as garrafas possíveis, são alguns exemplos que podemos aqui destacar.

Dica importante: O armazenamento deve estar sempre bem organizado e ser de fácil acesso.

Como aumentar significativamente as suas vendas de água mineraldicas para vender mais em distribuidora de água mineral

 

Após ter o seu negócio montado, chega a parte mais importante para qualquer empreendedor: Começar a vender e ter bons resultados.

Porém, conseguir vendas significativas nem sempre tem sido fácil para um grande número de empreendedores, principalmente para empreendedores iniciantes.

Por isso, preparei para você 3 dicas simples, porém, poderosas para ajudar você a conseguir resultados surpreendentes com o seu no negócio, confira abaixo:

1-Trate o seu cliente de forma especial

Um dos grandes segredos para realizar vendas de forma significativa. O tratamento que você dá ao seu cliente muitas vezes determina a decisão que ele tomará em voltar ou não ao seu negócio.

Então, pense muito em como tratar seus clientes, faça isso da melhor forma e certamente notará resultados positivos nos lucros do seu negócio bem como na relação com seus clientes.

Dica importante: Quanto mais amigável e compreensível for com seu cliente, mais chances terá de recebê-lo novamente. Só tente não exagerar.

2-Divulgue o seu negócio

Eu sempre digo que todo negócio deve ter a divulgação (Marketing) como a sua alma. Afinal, um negócio não divulgado corre riscos de não ser conhecido, e quando isso acontece, as vendas tornam-se numa verdadeira decepção.

Você pode apostar em marketing digital ou usar de forma estratégica as redes sociais para conseguir que mais pessoas conheçam o seu negócio, pois assim, maior será a possibilidade de vender mais.

Você também pode apostar no marketing de conteúdo para atrair mais clientes para o seu negócio.

3-Seja rápido na entrega

Uma distribuidora de água precisa sempre de uma equipe que se responsabilize por fazer a entrega dos produtos comprados. Mas, para garantir maior satisfação aos seus clientes, a entrega deve ser feita o mais rápido possível.

Esse pode ser um desafio grande para a empresa, mas com certeza irá contribuir para que mais clientes cheguem a ela e saiam satisfeitos com o tempo de entrega dos produtos.

Resumo de como montar uma distribuidora de água mineral

Para montar uma distribuidora de água mineral é preciso mais do que vontade. Isto talvez você já saiba.

Nesse artigo mencionamos algumas questões importantes a ter em conta na hora de começar neste mercado.

Para resumir, ao montar uma distribuidora de água mineral você precisa de:

  • Entender o mercado;
  • Encontrar o melhor local para empreender nesta área;
  • Pensar no número de funcionário que serão necessários e pensar em como será administrado o negócio, possuir equipamentos indispensáveis;
  • Encontrar formas de divulgar o seu negócio etc.

Mais do que isso foi esclarecido mais acima e você pode reler caso tenha ficado com alguma dúvida.

Conclusão

Se você realmente deseja montar uma distribuidora de água mineral, certamente terá muito o que fazer, mas, grande parte de tudo o que você precisa saber para começar neste negócio foi mencionado acima. Agora é só seguir e começar.

Espero que este artigo tenha sido útil para você e que, de fato, lhe ajude a montar sua distribuidora de água mineral. Compartilhe o artigo em suas redes sociais caso tenha realmente lhe ajudado.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!