Comportamento

Como lidar com familiar depressivo

Como lidar com familiar depressivo?

A depressão é uma das doenças mentais mais prevalecentes e difundida no mundo. Ela afeta mais de 16 milhões de adultos apenas nos EUA, com milhares de novos casos sendo identificados a cada ano e muitos não diagnosticados.

Quando algum familiar está passando por momentos depressivos uma das questões que muitas vezes as pessoas se colocam é: o que eu devo dizer para ele/ela?

A depressão é um assunto muito sensível e, não importa o quão bem-intencionados nós sejamos, podemos acabar dizendo a coisa errada e fazer com que a pessoa se sinta ainda pior.

É por esta razão que nós decidimos apresentar algumas ferramentas estratégicas e práticas que ajudarão você a lidar melhor com um familiar depressivo.  

Coisas que você não deve dizer para um familiar depressivo

Como lidar com familiar depressivo

Quando um familiar nosso está passando por um momento depressivo primeira coisa que devemos evitar é colocar pressão sobre ele e tentar dar conselhos à pessoa.

Frases como não seja tão negativo ou pense mais positivamente não são úteis porque o cérebro da pessoa deprimida não consegue pensar em um pensamento positivo por um longo período de tempo, uma vez que a sua química cerebral se encontra muito desequilibrada.

A outra coisa é não tentar falar com a pessoa sobre seus sentimentos ou tentar convencê-la de seus sentimentos.

Se ela dizer que não vale a pena viver e estiver sempre sem esperança, não diga a ela que está errada nem entre em discussão porque isso só agrava mais a situação.

Ao invés disso, você poderia dizer coisas do tipo: bem, eu sinto muito que você esteja com dor, como posso ajudar você a sentir-se melhor?

 A terceira coisa que nós devemos fazer é não aceitar a negatividade pessoalmente. Quando a energia positiva que nós estamos tentando passar para essa pessoa é sugada para um buraco cheio de negatividade, não devemos ficar com raiva e nem sermos pessimistas.

Muitas vezes as pessoas que estão deprimidas reclamam que seus familiares ou ente queridos realmente tendem a reagir negativamente e isso torna a situação da pessoa deprimida ainda pior. Por isso, procure sempre dizer que você está do lado dela, que vão superar isso junto e que ela pode contar para você se existir qualquer coisa que você possa fazer por ela.    

Coisas que você deve dizer para um familiar depressivo 

A pessoa deprimida como se encontra com os níveis de autoestima muito baixo ela precisa de sentir que tem valor e que os outros se importam com ela. Neste sentido, existem duas coisas fundamentais que a pessoa com depressão precisa, que são: 

  • Validação: quando você diz coisa do tipo: vejo que você está deprimida;
  • Compaixão: quando você diz coisa do tipo: eu sinto muito que você esteja com tanta dor.

Algumas frases que você pode dizer que refletem as duas qualidades são:

  • Eu amo você e me importo com você;
  • Você não está sozinho nisso;
  • Eu não vou abandonar você e quando tudo isso acabar eu ainda estarei aqui do seu lado;
  • Quer um abraço?;
  • Segure a minha mão;
  • Sinto muito por você estar com tanta dor;
  • Eu tenho empatia pelo que você está vivendo;
  • Não vou deixar você;
  • Eu vou cuidar de você;
  • Eu não consigo imaginar o quão difícil deve ser para você, mas saiba que você é muito importante para mim e se precisar de um amigo eu estarei aqui para você.

Outro elemento também importante no caso de uma pessoa cristã é a oração.

Ore pela cura e entrega o bem-estar dessa pessoa que está deprimida a este poder superior porque a oração vai diretamente ao inconsciente e não é enfrentada com a resistência que muitas vezes acontece quando falamos com a pessoa deprimida diretamente.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!