Relacionamento

Como lidar com a traição? O guia prático para lidar com a traição

A traição é um acontecimento que beneficia alguém por certo tempo mas pode prejudicar o outro e até mesmo o relacionamento com ele por muito tempo, ou quem sabe, para a vida inteira. A dor da traição é bastante dolorosa e representa uma das principais causas de separações e divórcios.

Quando você trai, por exemplo, você se sente bem e satisfeito no momento, mas quem é traído pode levar consigo essa dor por toda a vida. É claro que você também pode ser perseguido pela dor do arrependimento, mas sempre é diferente de quem é traído.

A traição pode tornar difícil a vida da pessoa que foi traída, ela pode, de repente, não mais se alimentar em condições, querer passar maior parte do tempo sozinha ou desconfiar de qualquer outra pessoa (ficar insegura).

Lidar com esse sentimento ou superá-lo é o que muitos desejam, mas nem sempre é fácil. Além disso, é algo que pode levar um tempo. Se você está passando por isso, nós preparamos algumas dicas que podem ajudar você a lidar com a traição e superar essa dor.

Por que uma pessoa trai?

Entenda por que uma pessoa trai

A pessoa que trai é sempre a culpada de tudo, mas nem sempre sabemos a verdadeira causa dessa traição. Normalmente, acredita-se que uma pessoa trai quando não há amor, mas essa não é a única causa.

Tudo bem que a pessoa traiu você, mas, antes de tomar qualquer decisão, é preciso que você olhe para você mesmo. Algumas pessoas traem por serem negligenciadas pelo seu próprio parceiro, quando o parceiro está mais preocupado com outras coisas do que prestar atenção a sua parceira e dar carinho.

A traição também pode surgir em alguns pessoas como forma de elas fugirem ou escaprem uma situação difícil.

Claro, nenhum desses motivos justifica a traição, mas é importante tentar entender quando acontecem porque quem diz que nos ama não os traiu.

Como lidar com a traição?

Como lidar com a traição?

  1. O primeiro passo para lidar com a traição é aceitar que isso realmente aconteceu. Isso com certeza é doloroso mas você não pode negar esse acontecimento;
  2. Você precisa treinar sua mente para fugir dos pensamentos negativos e planos de vingança. Entenda que você não deve deixar sua felicidade pelo fato de ser traído;
  3. Tome suas próprias decisões e viva sem medo. Se você decidir que não irá mais continuar nesse relacionamento, termine logo. Nada nem niguém pode convencê-lo a ficar onde você não se sente bem;
  4. Procure ajuda a um psicólogo se isso parecer muito difícil para você.

É possível perdoar uma traição?

Não há dúvidas de que a maior parte das pessoas é contra o perdão de uma traição. Porém, só porque você foi traído uma vez não significa que você será traído sempre pela mesma pessoa. Na verdade, tudo depende dos motivos que o levou a trair e o propósito dessa traição.

Você pode perdoar ou não uma traição. Isso depende de como você se sente diante disso e como encara a outra pessoa. Você não se sente bem com ela? Termine, mas se você está nem aí e ainda tem esperanças de que ele possa mudar, dê a ele uma segunda chance.

Ainda que surjam contradições, é possível acontecer que, uma vez perdoado, o relacionamento melhore do que antes. Na verdade, esse evento dramático pode ser uma oportunidade para se envolver em uma discussão construtiva com o parceiro e identificar o que deu errado em sua história de amor. Tudo isso, sem ele, é impossível para os dois lados mudar e melhorar.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!