Comportamento

Como cobrar dinheiro de forma educada – Veja essas 7 Dicas

Emprestar dinheiro não é uma experiência estranha para nenhum de nós – é uma atitude que tomamos para ajudar alguém que está passando por momentos de carência e precisa de dinheiro para suprir algumas necessidades.

Normalmente isso só acontece quando a pessoa vem até nós explicando suas necessidades e pedindo emprestado algum dinheiro, daí, abrimos o nosso coração e de boa vontade o fizemos. Só que, em muitos casos, tudo começa a mudar quando chega o tempo de recebermos de volta o que demos emprestado.

Embora existam muitas pessoas que cumprem com suas promessas e devolvem o dinheiro no tempo acordado, outras acabam atrasando muito e em muitos casos demonstram arrogância ao responder sobre quando devolverão o valor.

É claro que isso só acontece em muitos casos porque não cobramos o dinheiro de forma educada.

Muitas pessoas acabam cobrando dívidas de formas desrespeitosa, mas, não conseguem fazer com que a pessoa que está lhe devendo pague aquela dívida o mais rápido, aliás, acabam desenvolvendo outros problemas com o devedor.

Mas, se você é alguém que precisa recuperar seu dinheiro emprestado e não sabe como cobrar dinheiro de forma educada, continue comigo neste artigo pois logo abaixo darei algumas dicas de como cobrar dinheiro educadamente.

7 Dicas de como cobrar dinheiro de forma educada

7 Dicas de como cobrar dinheiro de forma educada
7 Dicas de como cobrar dinheiro de forma educada

Estas dicas que darei abaixo poderão infalivelmente fazer com que todos os seus devedores paguem suas dívidas sem voltas e sem que no final haja algum desentendimento entre os dois por conta da dívida.

Contudo, é necessário praticar estas dicas com bastante atenção para não errar em nenhuma delas. Na verdade, você deve seguir estas dicas como um “passo a passo” para cobrar dinheiro educadamente.

Isto significa que você deve seguir as dicas desde a primeira até a última sem desconsiderar nenhuma.

Está pronto para seguir as dicas de como cobrar dinheiro de forma educada? Vamos a isso:

1. Escolha um meio para cobrar seu dinheiro

Antes mesmo de passar para a cobrança do seu dinheiro é preciso escolher como irá fazer tal cobrança. Ou seja, qual será o meio de comunicação a ser usado neste processo.

Algumas pessoas sentem-se mais à vontade ao cobrar dinheiro pessoalmente, enquanto outras preferem usar canais como redes sociais, e-mail ou chamada telefónica.

Isso depende de cada um. Afinal todos nós somos diferentes um do outro e temos nossas preferências ao abordar alguém.

No entanto, é normal cobrar seu dinheiro de qualquer forma, você pode cobrar por:

  • E-mail;
  • Redes sociais (Facebook, WhatsApp etc);
  • Telefone;
  • SMS etc.

O que realmente importa é que você consiga notificar o devedor de que já está na hora de pagar seu dinheiro e você precisa dele tanto quanto ele precisou no momento em que pediu emprestado.

2. Preste atenção ao horário

Não existe um horário certo para cobrar dinheiro a alguém que está lhe devendo, mas cobrar dinheiro em horários de trabalho ou jantar não é nada apropriado.

No entanto, é melhor e mais educado cobrar dinheiro em horários em que a pessoa não esteja fazendo algo importante, pois assim, ela com certeza estará de cabeça fria e pronto para ouvi-lo.

Você pode escolher cobrar a sua dívida depois da hora do almoço ou do jantar, pois possivelmente o devedor estará apenas descansando ou fazendo algo não tão importante.

Evite cobrar seu dinheiro na hora em que as pessoas já estão dormindo, como à meia noite, por exemplo, todos nós sabemos o quão desconfortável é ter que interromper o sono para responder a uma mensagem ou ligação, por mais importante que seja.

3. Cobre seu dinheiro sem proferir ofensas contra o devedor

Uma das dicas mais importantes de como cobrar dinheiro de forma educada é “não ofender o devedor”, por mais que demore a pagar sua dívida. Manter a educação é muito importante e aqui não é exceção.

Portanto, quando for cobrar seu dinheiro seja o mais educado possível e evite palavras que façam a pessoa se sentir ofendida. Fale amigavelmente. Um pouco de autoridade pode ajudar a tornar a coisa mais séria para o devedor, mas sem exageros.

4. Não o ameace

As ameaças nem sempre incentivam alguém a pagar uma dívida imediatamente. Embora algumas pessoas tendem a pagar uma dívida quando mais são pressionadas e ameaçadas, outras acabam fugindo sem deixar qualquer sinal de onde possam estar.

Em situações como essa quem perde é sempre quem precisa receber seu dinheiro de volta. Então, é preciso evitar que isso aconteça, mas fazer de tudo para que seu dinheiro volte para você da melhor forma possível, sem ofensas, sem ameaças e sem desentendimentos.

Caso o devedor se recuse a pagar ou passe do prazo acordado, talvez uma ideia melhor seria resolver isso judicialmente, ao invés de partir para ameaças.

5. Ouça o que o devedor tem a dizer

Não seja apenas tu a falar. Ouça com atenção o que o devedor tem a dizer e evite tirar conclusões e dizer logo enquanto ele (ainda) dá explicações.

Tudo bem que o dinheiro é seu e você precisa dele o mais rápido possível, mas não é educado interromper a explicação de alguém e não perceber nada do que ele tem a dizer.

6. Mantenha a conversa entre (apenas) vocês os dois

Se você ainda está aguardando pelo prazo do pagamento do seu dinheiro não é bom dizer para todo mundo que aquela pessoa está lhe devendo, pois isso pode não ser do agrado do devedor.

Se a pessoa garantiu para você que pagará sua dívida no próximo mês, por exemplo, basta esperar e deixar isso apenas entre vocês os dois.

7. Espere

Ao cobrar seu dinheiro a alguém, é importante ter em mente que ela nem sempre estará pronta a pagar no momento. É possível que ela peça para você esperar mais um pouco – o que dependerá de você aceitar ou não esse pedido. Mas não vai adiantar insistir que ele pague no momento se ele nem sequer tiver ideia de onde tirar esse dinheiro.

Então, o melhor será aguardar mais um pouco e estabelecer um novo prazo de pagamento da dívida.

Conclusão

Cobrar dinheiro de forma desrespeitosa pode originar outros problemas entre você e a pessoa que está lhe devendo, por isso preparamos essas dicas que podem lhe ajudar a cobrar seu dinheiro de forma educada e conseguir que seu dinheiro volte para seu bolso.

Compartilhe o artigo se foi do seu interesse e leia nossos outros artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!