Comportamento

5 Dicas para você acordar mais cedo todos os dias

Parece tão difícil acordar cedo todos os dias?

O som do despertador toca e parece que a vontade de permanecer no sono se torna (mais) incontrolável? Fique calmo, pois você não está sozinho nessa.

Acordar cedo todos os dias é um grande desafio para muitas pessoas, mas não é nada que não possa ser ultrapassado. Segundo cientistas da Áustria e Reino unido, mudanças simples de hábito podem ajudar a ajustar o relógio biológico e melhorar o bem-estar.

Entretanto, é muito normal que você ache muito difícil acordar cedo, sobretudo se você se acostumou a dormir tarde todos os dias, ou se tem dormido muito cansado. Mas, a boa notícia é que você pode mudar completamente esse cenário e começar a acordar cedo todos os dias. Ao longo desse conteúdo você saberá como.

Acordar cedo faz bem?

Sim! Um estudo da Universidade de Educação de Heidelberg, na Alemanha, confirma: quem cedo madruga tende a ser mais proactivo, ou seja, tem mais disposição para se antecipar e propor soluções.

Além disso, pesquisadores da Universidade Northwestern (EUA) revelaram que pessoas que dormem tarde têm maior risco de morte prematura e doenças como alcoolismo, diabetes, ansiedade, depressão e problemas respiratórios.

Como acordar cedo todos os dias

Como acordar cedo todos os dias

É de alguns hábitos que você começará a ter os resultados que procura (acordar cedo todos os dias). Se você dorme tarde, por exemplo, mudar esse hábito pode fazer com que você durma mais tempo e não fique com sono nas horas em que deve estar acordado.

Mas não é apenas esse hábito que pode estar por trás das dificuldades de certas pessoas de acordar cedo todos os dias. Para várias pessoas, dormir cansada também é um dos motivos do atraso ao acordar na hora marcada. Veja a seguir algumas dicas para ajudar você a acordar cedo todos os dias:

1. Durma o suficiente

Acordar cedo torna-se mais fácil para quem tem diariamente, pelo menos, 8 horas de descanso. Para quem descansa por menos horas durante a noite as dificuldades de acordar cedo parecem impossíveis de serem deixadas para trás.

Entretanto, se você deseja realmente mudar seu horário e se levantar mais cedo, considere dormir o suficiente (nos referimos a pelo menos 8 horas de tempo), ou seja, se você deseja acordar as 6h da manhã no dia de amanhã, deve estar na cama quando forem 22h da noite de hoje.

Talvez você esteja se perguntando sobre a quantidade de horas de sono que precisa, ou se existe uma quantidade de horas definidas para descansar e acordar cedo no dia seguinte. Para muitos profissionais o ideal é descansar pelo menos 8 horas durante a noite, mas, de acordo com o CDC , a repartição é a seguinte:

  • Recém-nascidos (0–3 meses): 14–17 horas
  • Bebês (4–12 meses): 12–16 horas
  • Criança pequena (1–2 anos): 11–14 horas
  • Pré-escolar (3–5 anos): 10–13 horas
  • Idade escolar (6–12 anos): 9–12 horas
  • Adolescente (13 a 18 anos): 8 a 10 horas
  • Adulto (18-60 anos): mais de 7 horas
  • Adulto (61-64 anos): 7-9 horas
  • Adulto (mais de 65 anos): 7–8 horas

2. Experimente um novo alarme

Você pode não se sentir confortável com alguns tipos de alarmes e isso dificultar você a acordar na hora que pretende. Além disso, alguns alarmes podem ter sons muito baixos e outros tão altos ao ponto de assustá-lo todas as manhãs ao acordar.

Contudo, existem alguns alarmes que podem ser melhores para você, como os alarmes que ao invés de som emitem uma luz que vai sendo aos poucos mais forte e brilhante, como os raios de sol, e isso fará você acordar sem ser assustado.

3. Desligue o seu telefone

É verdade que muitos aproveitam o alarme do telefone para os ajudar a acordar cedo, mas, as vezes não só activamos o alarme, acabamos fazendo mais do que isso. E mesmo quando o alarme toca, levantar da cama torna-se mais preguiçoso quando notamos a presença do telefone ao lado e logo sentimos a necessidade de nos distrairmos um pouco com o que o telefone tem a oferecer, como os melhores posts nas redes sociais ou aquele joguinho que acabamos de instalar.

4. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem sim ajudar a adormecer, mas, quando o consumo é exagerado, a bebida alcoólica pode atrapalhar o ciclo de sono, além disso, pode ainda impedir que você atinja o sono profundo – o que fará com que você enfrente dificuldades ao acordar cedo no dia seguinte.

5. Foque em sua meta

É pouco provável que você consiga acordar cedo senão saber o porquê você quer acordar cedo todos os dias, ou o que você ganhará com isso. Acordar cedo todos os dias dará a você mais tempo para realizar pequenas tarefas e ser mais produtivo, mas, é preciso saber se é isso que você deseja.

Com isso em mente, você conseguirá facilmente se manter focado em sua meta e acordar cedo todos os dias não será mais um grande desafio, pois você terá em mente que, se acordar tarde, perderá alguma coisa, no caso, algumas horas ou minutos para aproveitar, enquanto que, se acordar cedo, ganhará mais tempo – o que possibilitará incluir mais actividades em sua rotina, como pequenos exercícios físicos no início do dia, por exemplo.

Se você memorizar as razões pelas quais deseja se manter em pé mais cedo todos os dias, notará que isso será automático, pois a sua mente saberá que você precisa se levantar àquela hora. Muitas vezes você nem precisará de um alarme para acordar na hora definida, pode acreditar em mim, pois acontece comigo e com várias outras pessoas – contigo com certeza não será diferente.

Concluindo…

Você terá que mudar alguns hábitos para começar a acordar mais cedo. Então, se simplesmente acordar cedo era o seu maior desafio, agora o seu maior desafio é mudar alguns de seus hábitos, como o de dormir tarde, por exemplo. Quando você conseguir mudar seus hábitos, acordar cedo será apenas consequência desse esforço.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!