ComportamentoCuriosidades

Até que idade uma pessoa cresce?

Até que idade uma pessoa cresce? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem com muita frequência e se você quer saber até que idade uma pessoa cresce continue lendo porque vamos abordar neste artigo como é que funciona o processo de crescimento. Então confira!

Em tese não é possível dizer com precisão até que idade todas as pessoas vão crescer, pois isso depende de vários factores como a genética, o desenvolvimento do corpo e também a quantidade de hormônio do crescimento que é liberado pelo corpo.

Mas tem algo que pode influenciar drasticamente o crescimento que é a cartilagem de crescimento não calcificado, localizada nos ossos.

As cartilagens se fecham conforme o desenvolvimento do corpo, ou seja, a medida que a pessoa vai crescendo as cartilagens vão se fechando e deste modo as pessoas param de crescer.

Compreendendo a cartilagem de crescimento

Quando uma criança está em fase de crescimento isso acontece porque uma parte dos seus ossos ainda não amadureceu completamente.

Essa parte do osso que é a parte que cresce muito é propriamente chamada de cartilagem de crescimento.

O osso das crianças e dos adolescentes possui essa placa de crescimento aberta e ela vai sendo estimulada por diversos factores como por exemplo, o hormônio do crescimento, mas também os hormônios sexuais, no caso a testosterona no menino e a progesterona na menina.

Quando a criança entra na adolescência, na puberdade esses hormônios eles são responsáveis por aquele crescimento rápido que acontece que é chamado de estirão.

Períodos de estirão

A primeira fase de estirão é o primeiro ano de vida da criança, onde cresce de vinte e cinco a trinta por cento do seu tamanho inicial.

A segunda fase é aquela fase que precede a maturação sexual que no caso das meninas temos a menarca, ou seja, a primeira menstruação que acontece em média dos 10 aos 14 anos de idade.

Já nos rapazes não temos esse marco inicial, no entanto o período de maturação nos meninos normalmente ele acontece um pouquinho mais tarde.

Acontece em torno dos 12 aos 16 anos e um sinal muito interessante que ocorre é o aparecimento de pelos nos braços, na axila, nas pernas e também na área genital.

Outros factores interessantes são o engrossamento da voz e o aparecimento também da barba e do bigode.

Assim, conforme o adolescente vai chegando no ápice do seu amadurecimento sexual, ou seja, na quantidade de hormônios que um adulto produz, essa placa vai se fechando.

Neste sentido, no caso das meninas o seu crescimento vai em torno de dois anos após a primeira menstruação. Por exemplo se menina ficou menstruada a primeira vez por volta de 11 anos de idade, ela vai crescer em média até os 13 anos de idade.

Nota final:

O factor mais importante que determina quando um adolescente vai parar de crescer é quando ele termina e completa o seu desenvolvimento, o seu amadurecimento sexual ou seja quando a quantidade de hormônio que o corpo produz chega no nível do adulto.

Portanto, em geral a menina cresce em torno dos 13 aos 15 anos e um menino em torno dos 15 a 18 anos, essa é a média.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!