Negócios

Conheça as vantagens e desvantagens da aquisição de empresas

Já pensou em adquirir uma empresa?

Parece uma escolha melhor do que começar um negócio do zero e dar os primeiros passos até vê-lo se tornar uma grande empresa. Mas, será que essa escolha é realmente boa?

Bem, para a grande parte dos empreendedores adquirir uma empresa é melhor do que criar uma do zero, mas isso depende. Você pode sim ter um negócio com menor risco e com grande potencial de crescimento, mas isso depende muito da empresa que você irá selecionar para adquirir, e de alguns cuidados que você terá que ter durante a aquisição.

Porém, se você acertar na seleção da empresa para investir seu dinheiro e tomar todos os cuidados, a chance de obter mais vantagens e alcançar o sucesso em pouco tempo é enorme. Mas, como tudo, ainda existirão algumas desvantagens.

Esse artigo é exactamente sobre as vantagens e desvantagens da aquisição de empresas. Veja abaixo algumas delas apontadas:

Vantagens e desvantagens da aquisição de empresas

Conhecer as vantagens e desvantagens da aquisição de empresas pode te ajudar a saber escolher entre adquirir uma empresa ou começar uma do zero.

Vantagens

É possível imaginar que a aquisição de empresas oferece inúmeras vantagens, já que estamos falando da ideia de adquirir uma empresa já pronta, ao invés de começar uma do completo zero. Entretanto, uma empresa já pronta obviamente nos dará várias ofertas que podemos então considerar suas vantagens, como:

  1. Estrutura já desenvolvida – é óbvio que uma empresa pronta e em funcionamento possui uma estrutura bem desenvolvida, isso no que se refere as diferentes áreas e até ao número de funcionários, entretanto, quem adquire está livre de pensar em desenvolver uma estrutura do zero, a menos que realmente tenha interesse em desenvolver sua própria estrutura.
  2. Clientes consolidados – Diferente de uma empresa ainda em fase de criação, uma empresa já pronta e em funcionamento tem a oferecer um certo número de clientes já consolidados. É claro que é possível e até necessário pensar em aumentar o número de clientes, sobretudo quando não atendem a necessidade de quem adquire a empresa, mas isso não deixa de ser uma grande vantagem em relação a criação de uma empresa do zero.
  3. Uma vez que a empresa já estará em funcionamento, com certeza já terá uma contabilidade. Com isso, quem adquire a empresa consegue ter noção de como a empresa caminha em termos de lucro e identificar oportunidades de melhoria.
  4. Poucas incertezas e menor risco – Uma empresa já pronta pode proporcional ao empreendedor que deseja adquiri-la uma certa paz, sabendo que todo o processo inicial e toda a estrutura já foi criada para ter a empresa em funcionamento. Além disso, empreendedores costumam ter em mente que a fase inicial do negócio é sempre a mais complicada – o que faz da aquisição de empresa uma escolha bem mais em conta.
  5. Maior probabilidade de êxito – Com base em tudo o que mencionamos acima como sendo vantagens da aquisição de uma empresa, podemos, em unanimidade, dizer que, ao adquirir uma empresa o empreendedor tem maior probabilidade de êxito em relação a um negócio sendo começado do zero, já que acaba possuindo uma empresa com uma estrutura já desenvolvida, clientes já consolidados, contabilidade existente e menor risco.

Desvantagens da aquisição de empresas

Quando o assunto é negócios é quase impossível não existirem desvantagens, entretanto, com a aquisição de empresas não é diferente. Veja abaixo algumas desvantagens da aquisição de empresa em relação a criação de uma empresa do zero:

  1. Quantia elevada de investimento – É óbvio que entre começar uma empresa do zero e adquirir uma empresa já pronta existe uma grande disparidade no que se refere a quantia de investimento, sendo a aquisição de empresa a mais cara de todo esse cenário. Afinal, você está comprando uma empresa já em funcionamento, gerando lucro e sendo movimentado por um certo número de clientes, e é claro que tudo isso não sairia pelo mesmo investimento de uma empresa em fase inicial.
  2. Mudança de gestão da empresa – Isso pode não parecer grande coisa, mas, mudar a gestão da empresa pode significar muito para os clientes, funcionários e até mesmo os fornecedores já acostumados com o antigo modelo de gestão da empresa. Isso é ainda mais impactante (negativamente) quando a transição acontece de forma não gradual e a nova gestão acaba sendo pior que a anterior.

Conclusão

Adquirir uma empresa ou começar uma do zero?

De facto, adquirir uma empresa é, para muitos, a melhor escolha em relação a começar uma empresa do zero, apesar de envolver uma certa quantia de investimento indiscutivelmente mais elevada do que a segunda opção. As inúmeras vantagens mencionadas acima servem como justificativas a essa escolha.

Você pode ter uma opinião diferente e partir para a outra escolha, porém, é importante considerar que começar um negócio do zero exigirá muito, sobretudo em questões de tempo e fases difíceis até que se torne uma grande empresa, mas essa escolha depende exclusivamente de você e da sua disposição para seguir em frente.

Por outro lado, adquirir uma empresa pode exigir mais em termos de capital para investir e oferecer maior probabilidade de êxito a curto prazo, mas isso, depende de outros factores, como a gestão da mesma, por exemplo.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!