Como ter ou abrir uma empresa de sucesso em Angola – 8 Dicas infalíveis

Como ter ou abrir uma empresa de sucesso em Angola

Encontre neste artigo dicas poderosas sobre como abrir uma empresa de sucesso em Angola.


Abrir uma empresa em Angola parece um grande desafio para muitos e, por mais que muitos consigam, de facto, abrir uma empresa, o desafio não para por aí.

Afinal, uma empresa não precisa só ser vista como uma empresa, mas, precisa acima de tudo produzir bons resultados e proporcionar satisfação para quem a administra. Isto chama-se sucesso.

Todavia, alcançar o sucesso não é do dia para a noite, na verdade, nem chega perto disso. É preciso conhecimento seguido de testes e estratégias muito bem elaboradas.

Neste artigo vou lhe apresentar 8 dicas super poderosas para você ter uma empresa de sucesso em Angola. Sendo assim, acomode-se aí e confira as dicas abaixo.

Como ter uma empresa de sucesso em Angola – 8 Dicas poderosas

Logo abaixo estão as 8 dicas poderosas para ter uma empresa de sucesso em Angola.

Mas, antes de tudo, quero lhe dizer que todas estas dicas devem merecer uma análise aliada a estrutura de qualquer empresa antes de serem aplicadas. Pois, é possível que uma dica possa não ser necessária para sua empresa, talvez até ao momento, e você deve saber disso.

Vamos as dicas:

1. Faça um planejamento

uma empresa de sucesso em Angola precisa de um bom planejamento

O planejamento é essencial na abertura de qualquer empresa e deve (sempre) ser marcado como um dos elementos determinantes para o sucesso de uma empresa.

O planejamento, por sua vez, define a estrutura da empresa e outros factores de extrema importâncias como:

  • Estratégias de vendas;
  • Previsão de lucro;
  • Investimentos necessários para abertura da empresa etc.

2. Inove

O mercado angolano está cheio de empresas espalhadas em diferentes áreas de actuação e, é possível que a sua empresa tenha que enfrentar outras empresas já estabelecidas no mercado para poder se destacar entre as melhores ou bem-sucedidas.

Por esta razão, é importante apostar na inovação como elemento poderoso para melhorar o seu posicionamento num mercado cheio de concorrentes. Inovar significa apresentar ao mercado produtos e serviços diferenciados, porém, mais desenvolvidos ou até mesmo inéditos.

3. Contrate profissionais qualificados

Uma empresa é subdividida em várias áreas, onde cada uma tem a sua importância para o desenvolvimento da mesma e por isso, deve ser preenchida por profissionais qualificados.

Saiba que todo o cliente quer qualidade e bom atendimento, então, se você não possui conhecimento sobre atendimento ao cliente, o mais recomendado é que você contrate um profissional qualificado para cuidar desta área e oferecer maior satisfação aos clientes da empresa.

O mesmo acontece (ou deve acontecer) com outras áreas da empresa, como a área de marketing por exemplo, ou até mesmo a área de limpeza, se você não sabe como deixar a sua empresa mais limpa, contrate alguém ou uma empresa qualificada para este serviço.

Isto pode parecer de menos importância, mas, se você deseja abrir uma empresa de sucesso em Angola, esta dica com certeza irá valer muito.

4. Busque conhecimento sobre sua área de actuação

Esta dica não tem a ver com a dica anterior. Aqui eu quero dizer que você precisa saber um pouco mais sobre sua área de actuação, ou seja, saber sobre os produtos ou serviços que a sua emprea oferece.

No entanto, se você tem uma empresa de Design Gráfico, por exemplo, é preciso que você saiba como é este negócio, como funciona o contrato de um designer gráfico, como funciona a criação de artes gráficas etc. (embora não seja uma obrigação).

Porém, isto não quer dizer que você precisa saber tudo sobre sua área de actuação, pois talvez você queira contratar profissionais para cuidarem de tudo, mas saber o básico é fundamental para, pelo menos, entender a viabilidade do negócio e todo o seu funcionamento.

5. Invista “fortemente” em marketing

invista em marketing para divulgar o seu negócio

O marketing deve estar presente em qualquer empresa por ser um dos mais importantes factores para o sucesso da mesma.

A área de marketing de uma empresa é responsável por aumentar a visibilidade e o valor da marca, atrair mais clientes através de estratégias bem definidas e tornar uma marca numa referência de mercado.

Mas, nos dias de hoje e principalmente em Angola é comum ouvir falar de marketing como apenas a área que trata da divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa, mas na verdade, marketing vai muito além disto.

Contudo, se você não sabe como pode melhorar o marketing da sua empresa, recomendo que leia o artigo sobre as 5 principais agências de marketing em Angola.

6. Faça descontos e promoções “estrategicamente”

A atração de clientes é uma das prioridades de qualquer empresa, afinal, uma empresa não sobrevive sem clientes. No entanto, é um facto que atrair clientes não é tão fácil quanto parece.

Contudo, os descontos e promoções podem (e muito) ajudar na atração de clientes e no aumento significativo do número de vendas. Porém, é preciso fazê-las de forma mais inteligente e estratégica para não por em risco os lucros da empresa.

Uma dica muito boa é fazer promoções em períodos ou datas especiais, como natal, início do ano ou feriados importantes.

“Lembre-se que as promoções devem sempre servir de meio para convencer o cliente a se tornar fiel e visitar a sua empresa frequentemente. Isto significa que você deve preparar a sua empresa a fim de deixá-la pronta em termos de preços, qualidade de produtos e serviços e atendimento.”

7. Tenha as finanças organizadas

Organize sempre as suas finanças caso queira ter uma empresa de sucesso em Angola.

Organizar as finanças da sua empresa envolve saber quanto a empresa gera de lucro e, a partir disso, estipular o salário para cada funcionário incluindo você mesmo, saber quanto irá gastar com despesas básicas e evitar ao máximo gastos desnecessários.

8. Dê “mais” valor aos seus clientes

Você já ouviu a frase “O cliente é rei”, ou a famosa frase “Cliente quer, cliente manda”?

Bem, talvez a primeira não, mas a segunda frase é usada no Hipermercado Kero e é bastante comum em Angola. Mas o que importa mesmo é a mensagem que estas duas frases transmitem, que reside na grande importância que um cliente tem para uma empresa.

No entanto, se você deseja ter uma empresa de sucesso em Angola, você deve saber que tratar bem os seus clientes deve fazer parte da sua vida como empreendedor ou empresário, pois, o seu lucro é garantido por eles, e tratá-los mal será um bom motivo para eles desistirem de comprar de você e isso se traduzirá em falência para a sua empresa.

Resumindo…

Vamos resumir e recordar as 8 dicas de como abrir ou ter uma empresa de sucesso em Angola? Sim?, então vamos a isso:

  1. Faça um planejamento
  2. Inove
  3. Contrate profissionais qualificados
  4. Busque conhecimento sobre sua área de actuação
  5. Invista “fortemente” em marketing
  6. Faça descontos e promoções “estrategicamente”
  7. Tenha as finanças organizadas
  8. Dê “mais” valor aos seus clientes

Conclusão

Se você pensava que ter uma empresa de sucesso em Angola é tão difícil, com certeza deve estar pensando diferente agora. É claro que o sucesso de uma empresa depende de vários factores e muitos dos quais não foram mencionados neste artigo.

Mas, se você aplicar devidamente cada uma destas dicas passadas acima, você com certeza irá notar um melhoramento bastante significativo na sua empresa, e você ainda não possui uma empresa e deseja abrir uma empresa em Angola, já comece tendo em mente essas dicas e aplique assim que tiver sua empresa constituída.

Espero muito que este artigo tenha lhe ajudado e se lhe ajudou, comente abaixo, diga-me o que você acha que faltou no artigo e o que você faria (ou talvez já vez) para ter uma empresa de sucesso.

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!