Economia e finançasNegócios

5 principais vantagens das novas notas de Kwanzas série 2020

Foi partir do dia 30 de julho de 2020 que as novas notas de Kwanzas foram postas a circular em Angola pelo banco nacional. As novas notas apresentam um aspecto mais inovador e bonito.

Contudo, muito se disse sobre as novas notas de kwanzas da série 2020, comentários a favor e contras por parte de muitos não faltaram…

Mas, afinal de contas, o que nos traz a nova família do Kwanza série 2020? É exatamente sobre isso que trataremos neste artigo. No entanto, continue lendo este artigo até ao final e saiba as principais vantagens da nova série do Kwanza.

5 principais vantagens da nova família do Kwanza

Sim, mencionamos apenas 5 vantagens, mas isso não significa que hajam somente 5 (importante ter em conta). As pessoas perguntam o “porquê” da existência de uma nova família do kwanza e, diante disso, nós reunimos 5 vantagens que vão servir de explicação para essa questão. Confira:

1. Maior segurança

A segurança é o que mais foi realçado nas novas notas do kwanza da série 2020, e isso não se pode duvidar, pois é visível.

As antigas notas de kwanzas eram mais fáceis de serem danificadas e falsificadas, o que não acontece com as novas notas.

As novas notas possuem características que garantem maior segurança. E mesmo que as novas notas sejam falsificadas, será muito mais fácil detectar através das características de segurança nelas integradas, ou ainda, pelo aplicativo móvel que foi desenvolvido para ajudar neste sentido.

O aplicativo móvel Kwanza “2020”

O aplicativo móvel “Kwanza 2020”, disponível em dois idiomas, o inglês e o português, foi desenvolvido para prestar ajuda no conhecimento das características de segurança das novas notas de kwanzas.

Para além disso, o aplicativo possui uma inovadora função, que possibilita o utilizador assistir ao discurso de proclamação da independência de Angola feito pelo primeiro presidente de Angola Dr. António Agostinho Neto.

Mas isso não é só, o aplicativo responde a um questionário para verificar o conhecimento adquirido sobre as notas da nova família do Kwanza da série 2020.

O aplicativo encontra-se actualmente disponível para as versões Android e IOS e pode ser facilmente baixado no Google Play e Apple Store.

2. Mais resistentes

A nova nota de 1000 kwanzas 2020
A nova nota de 1000 kwanzas série 2020

A resistência das novas notas de kwanzas é garantida pelo material pelo qual é feito, que é o polímero, uma espécie de plástico.

Este material oferece uma resistência muito maior em comparação ao algodão, sendo que agora é literalmente impossível a ocorrência de grandes transtornos que surgiam com as antigas notas de Kwanzas, como a destruição das notas quando postas em água, rasgamento acidental ao retirar o dinheiro do bolso etc.

Contudo, as novas notas de Kwanzas são realmente mais resistentes… se duvidar, tente rasgá-lo com as mãos ou coloque na água e retire após um tempo para comprovar o quanto a nota é resistente e certamente obterá uma resposta mais convincente (não recomendo que faça).

Enfim, a única forma de destruir as notas é através de objetos cortantes ou qualquer outro tipo de objecto cujo seus efeitos não são suportados pelas notas…

Porém, as novas notas foram feitas mais resistentes para evitar alguns danos acidentais que ocorriam com as antigas notas (como mencionei mais acima) e não propositados.

Sendo assim, é importante saber usar e conservar as novas notas do Kwanza em circulação.

3. Ricas em detalhes

Olhando atentamente para os dois lados das novas notas de kwanzas consegue-se notar ricos detalhes integrados a nota, alguns dos quais, foram inspirados na identidade cultural de Angola.

As notas contêm imagens de lugares históricos e culturais de angola, bem como o hino nacional em microtexto (textos em letras muito pequenas), a estátua do pensador, insígnia da República de Angola etc.

4. Maior comodidade

As novas notas de kwanzas parecem ser mais simples na sua forma, além de mais curtas, basta apenas comparar com as antigas notas para ver a grande diferença no seu tamanho. Mas o tamanho é o que menos importante, o mais importante é a sua espessura bastante fina, mesmo quando antiga.

Por conta disto, um monte de 100 mil kwanzas em notas de 500 kwanzas não parece tanto dinheiro quando arrumados, exatamente porque elas são mais finas em relação as notas antigas.

Isto com certeza gera maior comodidade para as pessoas, pois agora é mais cômodo sair com muito dinheiro e sem que outros se apercebam pelo volume, e mesmo depois de muito tempo de uso, as novas ainda apresentam boa forma e a sua espessura permanece a mesma.

5. Custos reduzidos para a manutenção

Você sabia que as antigas notas de kwanzas tinham um custo de manutenção de 30 milhões de dólares em cada 2 anos?

Isso mesmo, de dois em dois anos o estado angolano gastava cerca de 30 milhões de dólares para a manutenção do kwanza.

Mas agora, o valor reduziu? Não, mas com as novas notas de kwanzas as manutenções serão feitas de quatro em quatro anos, o que é diferente das antigas notas que eram de dois em dois anos.

Neste sentido, entende-se que o valor que antes era pago para manutenção do kwanza para 4 anos que era de 60 milhões de dólares (a soma do valor de pagamento), é agora pago a metade do valor para o mesmo período, ou seja, para quatro anos é pago somente 30 milhões de dólares – o que representa uma grande vantagem para economia nacional.

Resumindo

Resumidamente, a nova família do kwanza (série 2020) traz para angola 5 principais vantagens, a citar:

  1. Maior segurança
  2. Maior resistência
  3. Riqueza em detalhes (importantes)
  4. Maior comodidade
  5. Custos reduzidos para a manutenção

Importante realçar que estas são, por mim e para muitos, as consideradas principais vantagens da nova série do kwanza, sendo assim, inúmeras outras vantagens podem existir e não serem mencionadas neste artigo.

Conclusão

Se você pensava que as novas notas de kwanzas em circulação foram feitas por razões não relevantes, certamente sabe agora que devia pensar exactamente o contrário.

A nova série do kwanza traz mais vantagens em relação as séries anteriores. Estas vantagens não se refletem apenas na economia do país, mas também, na segurança da população. Afinal, as antigas séries do kwanza eram menos seguras e, por isso, eram fáceis de serem falsificadas e danificadas.

E então, gostou do artigo? Se sim, conte-nos abaixo nos comentários e conte-nos também as outras vantagens que notou no novo dinheiro de Angola posto em circulação.

Leia também:

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!