Vale a pena investir em criptomoedas em Angola?

Comece depois da publicidade

A evolução do mercado digital há alguns tempos atrás trouxe consigo grandes inovações, e entre elas, as criptomoedas é um exemplo e um dos resultados desta evolução.

De tão populares que se tornaram as criptomoedas nos dias de hoje, é quase impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar sobre criptomoedas. Mas, em Angola a coisa é um pouco diferente.

É óbvio que vários angolanos já vivem explorando o mundo das criptomoedas e até tentando investir nelas e lucrar um pouco com isso.

Mas, será que isso tem realmente trazido resultados satisfatórios? Será que é recomendado investir em criptomoedas em Angola?

Se você precisa das respostas para estas questões leia o artigo até ao final, pois é exatamente sobre isso que iremos abordar, e você com certeza tirará todas as suas dúvidas ao longo deste conteúdo.

O que são criptomoedas?

Criptomoedas nada mais são do que moedas virtuais cuja emissão e comercialização não dependem de nenhuma entidade ou de um banco central. Além disso, as criptomoedas não são regulamentadas por nenhum governo.

Entre as principais criptomoedas disponíveis no mercado a que mais e destaca é o famoso bitcoin. Na verdade, pela sua popularidade, algumas vezes o bitcoin responde pelas criptomoedas em geral e cria uma confusão para várias pessoas, mas na realidade ela não passa de apenas uma das criptomoedas disponíveis no mercado.

E sobre investimentos em criptomoedas o bitcoin aparece como a mais querida entre vários angolanos e pessoas pelo mundo a fora, isto porque o bitcoin teve uma grande evolução e crescimento durante alguns anos atrás, tornando-se numa excelente opção de investimento em criptomoedas para alguns, enquanto que, para outros, nem por isso.

Porém, além dela existem ainda outras criptomoedas como: cash, Ethereum, litecoin etc.

Mas o nosso objetivo principal nesse artigo não é ir a fundo sobre cada criptomoeda, mas sim, saber se vale a pena ou não investir nelas em Angola.

Vale a pena investir em criptomoedas em Angola?

SIM e NÃO!

Porquê?

Imagine que alguém lhe coloque diante de uma estrada com veículos passando em alta velocidade um a cada poucos segundos e do outro lado uma mala com uma boa quantia de dinheiro e, lhe desafie a atravessar a estrada de olhos fechados em troca de todo o dinheiro, caso consiga cumprir o desafio sem sofrer.

Isso pode parecer besteira, mas você vai entender o que eu quero dizer com isso.

Continuando…você estando diante deste desafio sabe que, se souber calcular a distância dos veículos através do som por eles emitidos poderá atravessar a estrada e ganhar todo o dinheiro, mas também sabe que existe uma grande chance de isso dar errado e você acabar perdendo tudo naquele momento: sua vida e todo o dinheiro, sem ao menos poder reclamar de alguma coisa.

Entendeu o que eu quero lhe dizer com isso?

É que quando você investe em criptomoedas você enfrenta um cenário parecido.

Ou seja, você está diante de duas possibilidades, uma positiva e outra negativa. Mas existe uma maior que a outra, e essa é a negativa.

Com isto eu quero dizer que investindo em criptomoedas é possível se dar bem, se você souber como fazer as coisas do jeito certo, mas também existem alguns riscos e em algumas vezes estes riscos chegam a ser maiores do que a chance de se dar bem em todo o investimento.

Dependendo da criptomoeda que decidir investir, os riscos podem ser ainda maiores. Por isso, investir em criptmoedas não pode ser apenas considerada uma ótima opção de investimento, sobretudo em Angola.

Mas, pegue o exemplo do desafio acima e logo perceberá que é uma questão de sabedoria e não de sorte, e tal como no desafio, se você conseguir você é feliz, mas se não, então você tem tudo perdido e não tem onde se queixar caso seja enganado ao comprar ou vender criptomoedas, por exemplo.

Por esta razão, a questão se vale a pena ou não investir em criptomoedas em Angola é respondida com um “SIM” e “NÃO”.

  • SIM – Se você souber como investir do jeito certo;
  • NÃO – Se você não tiver nenhum conhecimento e decidir entrar logo nessa aventura e querer ganhar alguma coisa.

É recomendado investir em criptomoedas em Angola? Quais os principais riscos?

Aqui a questão é bem diferente da anterior… e respondendo directamente: não é recomendado investir em criptomoedas em Angola.

É ISSO MESMO!

Primeiro é que as criptomoedas são moedas virtuais não controladas por um banco central ou algum governo, esta, é uma das principais razões para não investir em criptomoedas em Angola, e por elas serem proibidas em outros países como: Islândia, Bolívia, Bangladesh etc.

Por não ser controlada, você é obrigado a aceitar caso seus investimentos caiam por água abaixo, ou caso você seja enganado em alguma transação que envolva as criptomoedas, pois você não poderá recorrer a nenhum órgão que lhe possa ajudar com isso.

Por esta e outras razões, o BNA (Banco Nacional de Angola) desaconselha o investimento em criptomoedas em Angola, além de que em Angola, não são aceites pagamentos em moedas virtuais, como é o caso das criptomoedas, pois não existe legislação que autoriza o exercício de mineração e (ou) transação de moeda virtual aqui no país.

Conclusão

Investir em criptomoedas em Angola é uma decisão totalmente individual, mas é importante que se tenha em mente os riscos que isso acarreta, porém, também não podemos desconsiderar o facto de que isso pode ser um investimento capaz de lhe proporcionar bons lucros.

No entanto, o BNA e especialistas ligados à área de economia desaconselham o investimento em criptomoedas em Angola pelas razões citadas acima, sendo assim, se você vai insistir nisso, é importante que saiba que não há regulamentação para as criptomoedas nem garantia de segurança.

Contudo, se você deseja mesmo investir em criptomoedas sem temer os riscos, desejo-lhe boa sorte, quem sabe você se dê bem em tudo isso e vire o próximo caso de sucesso. Para isso, o artigo abaixo pode lhe ser útil:

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!