O seguro viagem é muito importante para evitar qualquer imprevisto durante a viagem. Você com certeza não pode saber o que irá acontecer durante a sua próxima viagem, porém, é possível que você pense nesses possíveis problemas e se previna.
O seguro viagem nada mais é do que uma medida preventiva que irá diminuir os transtornos e stress causados por eventos como o extravio de bagagem, contração de alguma doença, acidentes entre outros riscos ao qual ficamos expostos enquanto viajamos.
Ao longo desse artigo você saberá mais sobre o seguro viagem e eliminará suas principais dúvidas a respeito desse seguro.
O que é seguro viagem?
O que acontece quando durante a viagem um turista se depara com situações complicadas ou contrai uma doença? Tudo fica a seu custo, porém, com o seguro viagem não é preciso se preocupar com isso.
O seguro viagem é um serviço que oferece assistência médica e outras coberturas a pessoas em trânsito, seja em destinos nacionais ou internacionais.
Então, você deve considerar a contratação do seguro viagem como parte fundamental para a preparação da sua próxima viagem, já que você não sabe quando situações complicadas podem surgir e como você estará no momento.
Como funciona o seguro viagem?
Como mencionado acima, um seguro viagem dá proteção e suporte nas situações que podem prejudicar seu cronograma, estragando oportunidades únicas e ocasiões importantes, então, esse seguro fornece a assistência necessária para não prejudicar ou até interromper sua viagem.
O período de validade do seguro viagem é definido de acordo com a duração do seu deslocamento. Ele protege o segurado contra eventualidades cobertas e suas consequências.
Quanto a sua contratação, é feita junto a uma seguradora idônea e autorizada a funcionar. Você pode encontrar seguradoras para contratar lendo nosso artigo sobre as principais seguradoras de Angola.
Seguro viagem é obrigatório?
O seguro viagem é obrigatório em muitos países, como em alguns países da Europa, devido ao tratado de Schengen, onde o turista deve ter um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
Os países que fazem parte desse tratado são, no total, 27 e são eles:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Itália
- Irlanda
- Islândia
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Reino Unido
- República Tcheca
- Romênia
- Suécia
- Suíça.
Além dos países do tratado de Schengen, também é obrigatório o seguro para viagens destinadas à Cuba com cobertura mínima de U$ 10.000,00 para assistência médica e para a Venezuela com cobertura mínima de U$ 40.000,00 para assistência médica, repatriação médica e funerária.
Preço do seguro viagem
Os preços do seguro variam de acordo com as coberturas contratadas e a quantidade de dias da viagem. Quanto mais caro for o seguro, maior serão os valores de cobertura.
Como é a assistência em caso de acidentes pessoais?
É muito importante manter sempre ao seu alcance a apólice e os números que devem ser contactados em caso de acidentes, pois é assim que você poderá aceder a assistências e demais coberturas.
E em casos mais graves?
É claro que acontecem casos em que o titular está inconsciente e sem condições para contactar a seguradora. Nesses casos, o mais indicado é manter essas informações de contacto com alguém de sua confiança no seu estado de origem para providenciar o contato, caso seja necessário.
Cuidados a tomar na hora da contratação
É preciso tomar alguns cuidados na hora de contratar uma seguradora. A principal dica é pesquisar sobre a seguradora e analisar o que outros clientes dizem sobre a mesma.
Além disso, você deve avaliar as coberturas e considerar que você não precisa se encher de coberturas caso perceba que elas são improváveis para seu perfil e para o planejamento da sua viagem.
Você deve também verificar as exigências do destino, já que, como mencionado acima, existem países que o seguro viagem é obrigatório, aqueles do Tratado de Schengen, que pedem uma cobertura mínima de 30 mil euros.