Quanto tempo vive um soropositivo?

Comece depois da publicidade

Quanto tempo vive um soropositivo? Quanto tempo posso viver com HIV? Essas são algumas questões comuns entre várias pessoas após descobrir que são soropositivas ou possuem a AIDS.

Devido à gravidade assustadora que é (ainda) atribuída a infeção pelo vírus e a doença causado pelo mesmo, pessoas soropositivas acabam sendo atingidas pelo medo de viver menos tempo que pessoas normais.

Felizmente, apesar de ainda muitos seropositivos encararem a doença como um fim para suas vidas, o vírus (HIV) não é mais tão assustador como era antes, lá no final da década de 80, anos após ser descoberta e identificado o vírus e a doença que por ele é causado (AIDS).

Durante essa altura, portadores do HIV eram pessoas que encaravam uma vida difícil e com várias limitações, isso através do desconhecimento que se tinha sobre a doença causado pelo vírus e sobre suas possíveis formas de tratamento.

Como vive um soropositivo hoje?

A vida de um soropositivo hoje é bem mais diferente do que anteriormente. Vale lembrar que soropositivo é apenas quem possui o HIV ou VIH (Vírus de imunodeficiência humana) e não necessariamente a doença.

Na verdade, pessoas soropositivas podem ou não desenvolver a doença. Entretanto, elas vivem com o vírus dentro do corpo, mas sem nenhuma manifestação da doença, pois seu sistema imunológico não foi afectado ainda.

Contudo, são obviamente necessários cuidados redobrados para que essas pessoas não adoeçam. Estes cuidados envolvem evitar vícios e exageros. É preciso também se submeter a um tratamento e procurar acompanhamento médico.

O tratamento para pessoas soropositivas surgiu há anos, inicialmente com o surgimento do AZT (considerado uma droga eficiente e mais popular para o tratamento), que surgiu em 1965, como alternativa para o tratamento ao câncer. Porém, em 1983, um estudo conduzido nos Estados Unidos apontou a sua importância para o combate à Aids.

Mas hoje existem outras formas de tratamentos com medicamentos antirretrovirais.

Quanto tempo vive um soropositivo?

Um soropositivo tem a mesma expectativa de vida que uma pessoa sem o vírus. É necessário que se submeta a um tratamento e quanto mais cedo (antes do desenvolvimento da infecção), melhor.

O portador do HIV pode desenvolver uma vida normal e sem apresentar os sintomas por cerca de 10 anos ou mais. Em casos raros, pode ser que ele nem chegue a apresentar. Mas, ainda assim, é preciso cuidar da saúde com bastante atenção.

O médico Jerome Groopman, citou em um artigo o caso em que ele cuidou de um paciente chamado David Sanford, com o coquetel. Em menos de um mês todos os sintomas da doença tinham desaparecido por completo. Diz também que Sanford corria mais risco de morrer de acidente de carro do que de AIDS.

Publicidade

Esse caso real compartilhado pelo médico acima citado mostra claramente o quanto uma pessoa com HIV ou AIDS pode levar uma vida comum como a maioria das pessoas, caso siga o tratamento. Entretanto, se você descobriu recentemente que é seropositivo, procure fazer o tratamento mais cedo quanto possível e vença o medo de viver menos que os outros.

error: Conteúdo protegido !!