Saúde e bem estar

Proteína de soja texturizada é saudável?

A proteína texturizada de soja é um alimento rico em benefícios, mas alguns cuidados devem ser tomados. Se você é homem, por exemplo, o consumo excessivo de PTS pode causar efeitos colaterais, isso por conta da forte presença de estrogênio. Entretanto, o conselho é moderação. Deve ser consumido de acordo com a dosagem diária recomendada pelo fabricante ou nutricionista.

Veja a seguir como a proteína de soja texturizada pode trazer benefícios à sua saúde.

Benefícios da PTS para a saúde

Proteína de soja texturizada é saudável?

Estes são alguns dos principais benefícios da proteína de soja texturizada para a nossa saúde:

1. Ajuda a reduzir o colesterol ruim

Uma vez digeridos ou fermentados, os peptídeos bioativos atuam como antioxidantes. Assim, combatem a oxidação de lipídios, como o colesterol LDL, que é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. No entanto, esse efeito também pode ser otimizado pela redução da concentração de triglicerídeos no sangue e da lipogênese no fígado.

2. Soja ajuda a minimizar os sintomas da menopausa

O consumo de soja pode reduzir a intensidade e a frequência dos sintomas da menopausa. As isoflavonas atuam nos receptores naturais de estrogênio, reduzindo alguns de seus efeitos. Os fitoestrógenos atuam no centro termorregulador do hipotálamo, podendo ser responsáveis ​​pela redução dos sintomas vasomotores.

3. Ajuda a prevenir doenças

Sim! A PTS ajuda na prevenção de doenças como: Diabetes e os cânceres de próstata, mama e de colo do útero. Além disso, os peptídeos bioativos liberados após a digestão ou fermentação da soja atuam reduzindo o risco de doenças crônicas.

É saudável comer proteína de soja todos os dias?

Para aproveitar ao máximo os benefícios da proteína de soja, precisamos consumir uma quantidade moderada de proteína de soja. Segundo alguns estudos, são necessários pelo menos 25 gramas deste produto por dia. Além disso, o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode trazer efeitos negativos.

Proteína texturizada de soja engorda?

A resposta é depende. A proteína texturizada de soja deve fazer parte de uma dieta balanceada que inclua todos os grupos de alimentos. Se consumido em grandes quantidades sem uma dieta adequada, a proteína texturizada de soja pode sim fazer com que as pessoas engordem.

Quem faz musculação pode comer soja?

Por ser rica em arginina e genisteína, consumir soja antes do treino aumenta os níveis de óxido nítrico, que dilatam as artérias e permitem que o sangue e os nutrientes fluam pela corrente sanguínea com mais facilidade, aumentando o fluxo sanguíneo para os músculos, aumentando assim a massa muscular.

É saudável comer carne de soja?

Comer carne de soja pode causar problemas de saúde porque a soja contém isoflavonas, que interrompem a produção natural de hormônios. O estrogênio é um hormônio esteróide encontrado principalmente em mulheres e desempenha um papel fundamental na regulação do desenvolvimento sexual.

Quem quer emagrecer pode comer proteína de soja?

Segundo especialistas esse alimento não tem contraindicações e é muito recomendado devido ao baixo teor de gordura. A soja é de origem vegetal e, portanto, isenta de colesterol. É bom para quem está tentando emagrecer.

Por que soja dá gases?

Além da soja, leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas, entre outras, são causadoras de gases. Ricas em carboidratos não absorvíveis, as leguminosas tendem a fermentar no intestino.

Leia também:

Mostrar Mais

Leia Também

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative seu bloqueador de anúncios! Usamos anúncios para garantir a manutenção deste blog. Portanto, se você deseja continuar lendo nosso conteúdo de forma gratuita, desative o seu bloqueador de anúncios e atualize a página!