Saúde e bem estar

Posso comer chocolate com aparelho ortodôntico?

Para quem usa aparelho ortodôntico estar atento aos tipos de alimentos a consumir deve ser uma preocupação, pois o uso de aparelho exige certos cuidados e boa manutenção para que o tratamento de correção ocorra com eficácia.

É um fato que certos alimentos devem ser evitados, pois podem facilmente ficar presos no aparelho e causar problemas como brackets deslocados, fios ortodônticos deslocados, cárie e outros. É por esta razão que você deve ficar atento ao que o seu dentista irá lhe alertar a fim de evitar problemas e complicações no futuro.

Mas será que esse é o caso do chocolate? Será que o chocolate é um destes alimentos que devem ser evitados por quem usa aparelho ou posso comer chocolate com aparelho sem problema algum?

Saiba mais sobre isso logo abaixo:

Posso comer chocolate com aparelho ortodôntico?

A resposta é sim, mas é importante ficar atento ao tipo de chocolate. Chocolate em barra, por exemplo, deve ser evitado por causa da sua consistência dura.

O chocolate em barra, assim como outros alimentos duros como: milho, nozes, frutas secas e outros, podem ficar retidos entre o aparelho e os dentes, dificultando a limpeza.

Estes alimentos podem deslocar brackets ou danificar outras partes do aparelho, por isso é sempre recomendado evitar o seu consumo enquanto estiver usando o aparelho.

Entretanto, se você decidir comer um pouco de chocolate em barra, deve ter um cuidado especial na hora de mastigar. Mas será melhor para você evitar o consumo de alimentos com consistência dura e optar pelos mais leves, e isto também vale para o chocolate.

Qual é o chocolate indicado para uma boa saúde bucal?

Em geral, os chocolates amargos são os melhores, já que possuem menos açúcar e oferecem menos ingredientes para as bactérias da boca produzirem o ácido causador da cárie. No entanto, os chocolates sem recheio também são os mais indicados, pois grudam pouco nos dentes e são mais fáceis de serem removidos durante a higiene bucal.

Para você que usa aparelho, prefira sempre comer chocolate após uma das três principais refeições e não se esqueça de escovar os dentes em seguida.

Para a sua boa saúde bucal escove os dentes pelo menos três vezes ao dia e faça isso cuidadosamente (e sem correria). Converse com o seu dentista para indicar a escova apropriada para o seu caso.

É claro que você pode usar uma a escova convencional para a limpeza dos seus dentes, mas, a optar por um modelo ortodôntico, a higienização será mais eficiente, pois, escovas ortodônticas contemplam o arco do aparelho fixo e os brackets.

Artigos Relacionados

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!