RelacionamentoSaúde e bem estar

Pessoa com tuberculose pode namorar, beijar ou fazer sexo?

Existem muitas grandes dúvidas entre pessoas que estão com tuberculose, e uma delas é se elas podem namorar, beijar ou ter relações sexuais sem qualquer possibilidade de contágio com a  outra pessoa.

Para dar resposta a essa dúvida, preparamos esse artigo para você que deseja saber sobre o assunto. Nele começaremos por entender o que é tuberculose e logo em diante entederemos como ela pode ser transmitida e no final, se pessoas com tuberculose podem namorar, beijar ou ter relações sexuais.

O que é tuberculose?

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, o Mycobacterium tuberculosis (também conhecido como bacilo da tuberculose ou bacilo de Koch). Esta doença pode afectar qualquer um e causar sintomas como:  febre, tosse, dor no peito, perda de peso etc.

A tuberculose é uma doença considerada grave e quando não tratada adequadamente pode causar a morte do paciente infectado. A doença se torna grave quando leva mais tempo a ser diagnosticada, quando o paciente abandona o tratamento ou quando realiza o tratamento de forma irregular.

Pessoa com tuberculose pode namorar, beijar ou fazer sexo?

Para entender isso é preciso saber antes como a tuberculose é trasmitida de pessoa para pessoa.

Na verdade, essa transmissão acontece através da inalização de pequenas partículas (aerossóis) eliminadas por pessoas com tuberculose ativa de vias respiratórias (pulmonar ou laríngea). A contaminação da tuberculose não ocorre pelo contacto físico com uma pessoa, pelo beijo ou pela relação sexual.

Mas então, uma pessoa com tuberculose pode namorar, beijar e fazer sexo sim ou não?

A resposta directa para essa questão é sim, pode sim fazer tudo isso acima citado, porém isso serve apenas para aqueles que têm 15 dias de tratamento da doença, pois logo após a segunda quinzena do tratamento os bacilos eliminados praticamente já não possuem poder infectante.

Contudo, para quem não começou ainda o tratamento, é recomendado que comece o quanto antes e não comece nenhum relacionamento amoroso em proteção da outra pessoa (lembre-se que estamos falando de uma doença grave).

Afinal, para o seu caso, existe uma grande possibilidade de transmissão da doença, através da proximidade que uma relação amorosa implica – pode se dar o caso de você espirrar e seu parceiro inalar esse ar e levar o micróbio da tuberculose para o seu pulmão, o que pode causar o contágio da doença, mesmo que em alguns anos depois, já que o micróbio pode se hospedar em seu pulmão e causar a doença na sequência de um desgaste causado por outras doenças como diabetes, câncer etc.

Resumindo: a tuberculose não se transmite pelo beijo nem pela relação sexual. Ela só pode ser transmitida pelo ar. Mas é importante que pessoas com a doença namorem, beijem ou tenham relações sexuais após a segunda quinzena do tratamento, pois a essa altura elas não são mais capazes de transmitir a doença.

Ficou claro?

Artigos Relacionados

Se sim, compartilhe essa resposta com mais pessoas que estão com tuberculose e desejam saber se podem namorar ou não durante a doença. Em casos de mais dúvidas consulte um especialista em sua cidade.

Leia também: Pessoas com tatuagens ou piercing podem doar sangue?

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!