Marketing

Marketing digital em Angola – 7 Coisas que você precisa saber

O termo “marketing digital”  não é mais uma novidade para os angolanos, afinal, todos já ouvimos dizer pelo menos uma vez na vida, não é mesmo?

Mas o preocupante é que nem tudo o que ouvimos dizer sobre marketing digital é verdade. Existe muita confusão e desinformação entre diversas pessoas que falam sobre o marketing digital em Angola.

Mas, existe também um monte de outras coisas que não nos falam sobre marketing digital.

Razão pela qual, decidi escrever este artigo com algumas coisas que talvez você nunca ouviu dizer ou que talvez já ouviu mas diferente do que vou lhe dizer hoje.

Confira abaixo:

1. Uma prática desconhecida por muitos angolanos

É verdade que todos já ouvimos o termo “marketing digital”, mas muitos de nós desconhecemos o verdadeiro conceito por trás deste termo.

Em Angola o Marketing digital é percebido, por muitos, de uma forma bem diferente e longe do que é real.

Na verdade, o maior problema que tenho constatado é pessoas resumirem o marketing digital em pequenas actividades que estão dentro do marketing digital, sendo que marketing digital é bastante complexo, e envolve um monte de outros conceitos que a tornam completo.

2. Não é sobre ganhar dinheiro na internet

Você pode sim ganhar dinheiro na internet com marketing digital em Angola, mas de um modo geral: marketing digital não é sobre ganhar dinheiro na internet, estaria até mais próximo de ser verdade se a frase fosse “ganhar dinheiro através da internet”.

Existe realmente uma grande diferença.

O marketing digital surge depois da criação de um produto ou serviço. Tudo o que vem depois e se relaciona com a expansão do produto acompanhado de alguns itens que visam convencer o consumidor através da internet, a adquirir o produto, é Marketing digital, ou está envolvido nele.

Isso já explica um pouco a frase “ganhar dinheiro através da internet”.

Muitas empresas utilizam a internet como um meio para divulgar e vender seus produtos, e como resultado, elas ganham dinheiro “através” da internet.

Porém, outras simplesmente usam a internet para gerar conexões e conquistar um público, o que não se traduziria em dinheiro para empresa, mas estaria dentro do processo de Marketing digital. Por isso, é um equívoco dizer que marketing digital é sobre ganhar dinheiro na internet.

3. Não se resume em divulgação de negócios na internet

Há ainda um número elevado de pessoas em Angola e não só, que pensam que marketing é uma palavra do inglês que traduzida em Português é “divulgar”, mas não é bem assim.

Divulgar é fácil, difícil mesmo é convencer alguém a comprar o produto que está divulgando. O marketing digital actua em tudo isso. E por ser um processo bastante complexo, é quase impossível resumi-lo em apenas uma actividade que pode ser feita através dele.

Um profissional de marketing digital entende, por exemplo, que um texto descritivo de forma inteligente, acompanhando a imagem de um produto a ser divulgado na internet, transmite uma chance maior de fazer com que o mesmo produto seja comprado de forma satisfatória.

Por exemplo, se eu estou vendendo um relógio e divulgo a imagem do mesmo relógio em vários canais de divulgação na internet sem descrição qualquer, é claro que poucos serão os interessados a adquiri-lo.

Mas, se eu colocar na imagem uma descrição do tipo: relógio a prova d´água, recarregável a luz solar, com autonomia de 24horas”, por exemplo, as chances de obter mais clientes é obviamente maior (é claro que a descrição deve ser de acordo às características do produto).

Este é apenas um exemplo que explica a razão pela qual o marketing não se resume apenas em divulgação de um produto na internet, mas, em um processo que parte da entrega ou apresentação do produto ao público através da internet até a conclusão da venda do mesmo.

O marketing digital também envolve o estudo do público alvo, adequação do produto às necessidades do consumidor bem como as estratégias usadas para que o produto funcione de forma desejada e traga o lucro esperado.

4. Não confunda marketing digital com o marketing de afiliado

Um erro bem comum entre vários angolanos é confundir o marketing digital com o marketing de afiliados.

Como mencionado acima, o marketing digital é bastante complexo, é como uma ciência e o marketing de afiliado como uma disciplina do marketing digital.

Na verdade, eu quero dizer que o marketing de afiliado está dentro do marketing digital.

É basicamente aquela actividade em que alguém tem que promover o produto de uma empresa ou de uma pessoa e ganhar uma comissão por isso.

Quem faz marketing de afiliado está automaticamente praticando o marketing digital, mas o contrário nem sempre é verdade, pois quem faz marketing digital não necessariamente está praticando o marketing de afiliado.

Por exemplo, alguém que trabalha com marketing de conteúdo e SEO, ou gestão de redes sociais também está praticando o marketing digital, mas não está praticando o marketing de afiliado.

Consegue perceber a diferença?

Resumindo, uma está dentro da outra. Mas, ainda há quem fala do marketing digital apresentado o conceito do marketing de afiliado.

5. Você tem as ferramentas certas para fazer marketing digital em Angola, mesmo sem dinheiro

Fazer marketing digital em Angola não é assim tão difícil quanto parece.

Na verdade, tal como disse acima, você tem tudo para começar a praticar o marketing digital em Angola, mesmo que está sem dinheiro para pagar canais de divulgação ou até mesmo contratar uma agência.

Você obviamente tem um telemóvel com acesso a internet, ou pelo menos consegue aceder ao facebook através dele. Isso é suficiente para começar a fazer marketing digital, basta criar uma página e elaborar campanhas de divulgação de seus produtos ou serviços e atrair o máximo de clientes possíveis.

Em Angola, existe uma grande facilidade de fazer marketing digital pelo facto de que a maior rede social do mundo e a mais usada entre os angolanos é de acesso gratuito em uma versão mais restrita, mas já é possível levar seu produto mais além através do facebook e conseguir vender.

6. Talvez você o pratica, só não sabe que sim

Você com certeza já deve ter usado o seu telemóvel ou computador para vender um produto ou simplesmente propagá-lo na internet (em sites de classificados ou até mesmo em redes sociais).

Se sim, então você já praticou o marketing digital, talvez no momento você não teve a ideia de que estava praticando o marketing digital.

Apesar do marketing digital ser bastante complexo e envolver conceitos que vão além de uma simples divulgação, quem usa a internet para exactamente divulgar um produto ou serviço está praticando o marketing digital. Mas existe uma forma mais profissional de fazer isso.

7. É a alma do negócio

Você já ouviu a frase “o marketing é a alma do negócio”?

Provavelmente sim, e é verdade.

Não existe negócio sem marketing, pois a partir do momento que você cria um produto e conta para o seu amigo da existência do produto você já está fazendo marketing sem se aperceber.

Quando você já tem um produto todo prontinho e explica para seus clientes as vantagens de obter aquele produto, usando alguns gatilhos mentais para o convencer a comprar, você também está fazendo marketing.

Então, não existe negócio sem marketing, falo tanto do marketing tradicional quanto do marketing digital.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!