Ideias de negóciosNegócios

O que vender numa papelaria e como começar o negócio – 10 boas ideias

O sucesso de um negócio depende, em grande parte, do que ele tem a oferecer aos seus clientes. Com as papelarias não é diferente. Você vai obter sucesso se souber exactamente o que vender em uma papelaria antes mesmo de abrir a sua.

É por esse motivo que escrevemos esse artigo, afinal, muitas pessoas desejam começar seu próprio negócio de papelaria com garantia de que tudo irá correr conforme o que foi planejado, mas não têm ainda ideias do que vender numa papelaria.

10 Ideias de produtos para vender numa papelaria

O que vender em uma papelaria - 10 ideias
10 Ideias do que vender numa papelaria.

Como você pôde ver no título, reunimos um conjunto de 10 ideias do que vender em uma papelaria, incluindo produtos e serviços, e mais abaixo, alguns segredos deste negócio que com certeza farão você ter uma visão diferente a respeito do que deverá fazer para garantir o sucesso do seu negócio.

Vamos as dicas:

1. Material escolar

Os materiais escolares são sem dúvidas os mais vendidos em uma papelaria, isso inclui cadernos, livros, mochilas, lancheiras, cartolinas, folhas de diferentes tamanhos (os mais procurados são do tamanho A4), réguas etc.. Você deve fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre os materiais mais procurados e vender em sua papelaria.

2. Produtos de informática

Alguns produtos informáticos como: computadores e acessórios como teclado e mouse, pen drive, impressoras entre outros, são também boas ideias de produtos para vender em uma papelaria.

3. Livros

Você também terá bons lucros com a venda de livros em sua papelaria, já que, para muitos, livros são uma paixão ardente. Além disso, o livros didáticos são também um dos materiais escolares mais procurados no regresso às aulas.

Entretanto, você terá mais chances de lucrar com livros didáticos se estiver próximo a uma escola, mas, caso decida vender outros livros, haverá outras pessoas além de alunos que decidirão entrar em sua papelaria para escolher um livro interessante para comprar.

4. Material para escritório

Escritórios também precisam de alguns materiais que podem ser encontrados e comercializados em papelarias. Para além de agendas, papéis e lapiseiras, outros materiais como grampeadores, copos descartáveis, corretores, envelopes, são exemplos de materiais que todo o escritório precisa e que você pode incluir na lista de produtos a vender na sua papelaria.

5. Brinquedos educativos

Tudo bem que estamos falando de uma papelaria, mas, por ser um estabelecimento frequentado por pessoas de várias idades, incluindo crianças e pais de crianças estudantes, a ideia de vender brinquedos educativos é válida.

Alguns brinquedos como quebras cabeças que estimulam o cérebro ou até mesmo jogos de acertos matemáticos podem ser vendidos em uma papelaria junto de outros materiais escolares acima mencionados.

Serviços

Serviços para prestar em uma papelaria
Ideias de serviços para prestar em uma papelaria.

Para dar continuidade a nossa lista de ideias do que vender numa papelaria vamos mencionar alguns serviços que são necessários e que podem render muito bem em uma papelaria:

6. Cópias

O serviço de cópias é sempre muito procurado em locais próximos de escolas, sobretudo quando nelas não possui uma reprografia. No entanto, é preciso investir em uma máquina copiadora ou impressoras que possuem essa função.

7. Impressão

Outro serviço muito procurado é o de impressão de documentos e/ou trabalhos. Esta ideia complementa a ideia anterior e juntas podem render um bom dinheiro.

8. Plastificação

O serviço de plastificação é necessário, pois vários clientes seus provavelmente precisarão proteger algum documento de danos eventuais, como caso o documento caia na água, por exemplo. É exactamente por isso que você deve incluir esse serviço em sua papelaria.

9. Trabalhos escolares

Várias pessoas que não possuem condições (por falta de um computador, por exemplo),  ou té mesmo tempo para fazer um trabalho tendem a pagar por esse serviço. Sendo assim, incluir isso em sua papelaria seria uma boa ideia para aumentar as suas fontes de lucro.

10. Encadernação

O serviço de encadernação é geralmente procurado pelas mesmas pessoas que fazem ou imprimem algum trabalho, logo, não seria bom se a pessoa tivesse que sair da sua papelaria para procurar pelo serviço lá fora, afinal, isso representa uma perda de oportunidade de lucrar de sua parte.

O segredo para lucrar mais com uma papelaria

O segredo para lucrar mais com uma papelaria
O segredo para lucrar mais com uma papelaria

Se você já é um empreendedor, certamente deve saber que um negócio precisa de muito mais que investimento (dinheiro) para dar certo, apesar de isso ser um item de grande relevância. O negócio de papelaria é um daqueles negócios que não dão certo em certos locais.

Esse é o primeiro ponto: a escolha da localização da sua papelaria. Por ser um negócio que oferece produtos e serviços mais procurados por estudantes e pessoas que trabalham em escritórios, você se dará bem se localizar a sua papelaria ao pé de uma escola.

Existe ainda a possibilidade de negociar com donos de escolas para abrir a sua papelaria dentro da mesma, caso ainda não tenha uma nela.

Entretanto, se sua proposta for aceita, você poderá contar com um negócio com altos lucros e um bom número de clientes. Mas se sua proposta for rejeitada, a alternativa é arrendar um espaço próximo a escola que estiver mais perto, ou mesmo procurar por outros locais que estão próximos de escolas em outras cidades.

Outro ponto importante para o sucesso de uma papelaria é a oferta de produtos em determinadas épocas do ano. É preciso estar atento para ofertar os produtos que vão de acordo com a época, pois assim, você terá mais chances de vender mais. Veja alguns exemplos de épocas que exigem certos produtos que devem ser prioridade:

Princípio do ano

Durante o principio do ano, pais, encarregados de educação e até mesmo alguns alunos ficam preocupados com o regresso às aulas e em adquirir os materiais essências para começar a estudar.

Durante esse período, você não deve faltar em sua papelaria produtos como:

  • Mochilas
  • Cadernos
  • Lápis e lapiseiras
  • Estojos etc.

Enfim, todo o material que um aluno precisa para dar arranque às suas primeiras aulas devem ser encontrados em sua papelaria, até porque, é durante esse período que ocorrem as maiores vendas em papelarias.

Datas especiais

Se você não estiver atento com as datas especiais como: natal, dia dos pais, páscoa, dia dos namorados, dia das mães , dia das crianças entre outras datas comemorativas, você com certeza perderá muitos clientes e a oportunidade de conseguir um bom lucro durante a data.

No entanto, se você deseja evitar isso deve estar sempre atento e trazer criatividade ao seu negócio (seus clientes vão adorar).

Traga presentes decorados para vender. Se você for criativo, conseguirá decorar seus próprios produtos e vender – isso já será um diferencial na sua concorrência.

Você deve também estar dentro da data com decorações especiais em sua papelaria. Por exemplo, no dia da criança, você pode mudar a decoração da sua papelaria por um tema infantil e junto presentar produtos para crianças, tanto brinquedos quanto materiais educativos.

Papelaria virtual

Você já pensou alguma vez em montar uma papelaria virtual mas não sabe se esta é uma boa ideia?

Bem, a internet hoje em dia tem um grande impacto em nossas vidas e até nos negócios. Esse grande impacto mudou a visão que muitos têm sobre a compra de um produto, já que através da internet os benefícios são vários e estão diretamente ligados a comodidade, facilidade e rapidez.

Com base nisso, abrir uma papelaria online é uma ideia válida, afinal, a compra online é preferência para muitas pessoas nos dias de hoje.

Concluindo…

O negócio de papelaria é bastante lucrativo se você souber o que vender em uma papelaria e como vender, além de tantos outros conhecimentos mencionados acima, um dos quais é a localização que deve ser bem ponderada.

Agora é tudo por sua conta, já que você já sabe o que vender em sua papelaria e o que ter em conta para que ela tenha o sucesso esperado. É hora de colocar a mão na massa e começar a concretizar.

Se você gostou desse artigo compartilhe em suas redes sociais e aproveite para acompanhar nossos artigos relacionados.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!