Curiosidades

O que são fake News? 4 dicas para saber identificar

O termo fake News se tornou bastante popular. Hoje em dia ouvimos esse termo quando se é divulgada uma informação que conta factos não reais. Mas será esse o verdadeiro conceito de fake News?

Nesse artigo você saberá o que são fake News e como você pode identificar quando estamos diante de uma fake News.  

O que são fake News?

O que são fake News?

O verdadeiro conceito de fake News é exatamente o que dissemos acima. Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais.

Na maioria dos casos, essas informações falsas são divulgas nas redes sociais e se tornam virais em tão pouco tempo. Os boatos têm informações irreais que apelam para o emocional do leitor/espectador.

O poder das fake News é tão alto que leva muitas pessoas a desinformação. E pior é que em muitos casos é difícil saber que estamos diante de uma fake News, já que essas informações são contadas como se fossem fatos reais.

Muitas pessoas que dependem das redes sociais para obter informações são as principais vítimas das fake News, já que é nas redes sociais onde essas informações se espalham facilmente.

A origem do termo fake News

O termo Fake News ganhou força mundialmente em 2016, com a corrida presidencial dos Estados Unidos, época em que conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton foram compartilhados de forma intensa pelos eleitores de Donald Trump.

Como combater a fake News

Várias medidas podem ser tomadas para se combater as informações falsas (fake News). Muitos sites como o Google e redes sociais como o facebook adotam medidas para lidar com notícias falsas com a introdução de relatórios e ferramentas de sinalização.

Organizações de mídia como a BBC e o Canal 4 também estabeleceram sites de checagem de fatos.

Existem também sites desenvolvidos para checar notícias e saber se são falsas ou não. Mas você também pode adotar medidas simples para combater as fake News.

Uma delas é não compartilhar uma notícia sem antes ter certeza de que não se trata de uma fake news. Com isso, muitas fake news não se espalharão e os seus criadores perderão motivações de criar novas notícias falsas.

Dicas para identificar fake news

Dicas simples podem ajudar você a identificar fake news, veja algumas delas abaixo:

1. Questione. A primeira dica é ter sempre dúvida de tudo o que você vê ou lê na internet, questione sempre se realmente se trata de uma informação verdadeira.

2. Verifique a fonte. É importante sempre verificar a fonte de cada informação que recebe dos meios como as redes sociais e sites de notícias. É importante fazer uma busca no Google para ver se sites confiáveis estão compartilhando a mesma notícia.

3. Tome cuidado com seus preconceitos. Sempre se pergunte: os seus próprios pontos de vista ou crenças estão afetando seu julgamento de uma notícia ou reportagem? Fique de olho!

4. Verifique o conteúdo do site. Você pode estar lendo uma matéria em um site de piadas e achar que se trata de uma notícia séria.

Os sites satíricos são muito populares na web, e nem sempre fica claro se uma história é apenas uma piada ou paródia.

Portanto, verifique se o site em que você viu a notícia é conhecido pela sátira ou pela criação de histórias engraçadas antes de compartilhá-la.

Conclusão

Com esse conteúdo você com certeza sabe o que são fake News, como surgiu o nome e como identificar uma fake News. 

Se você gostou desse artigo compartilhe e leia nossos outros artigos abaixo:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!