O que é CPF em Angola?

O que é CPF em Angola

Uma dúvida relativamente comum entre vários angolanos é sobre o CPF, o que é isso em Angola e como é obtido. Na verdade, muitos angolanos chegam a pensar que o CPF é um documento que pode ser tratado em uma repartição fiscal ou administração e usado em território nacional, mas não é bem assim.

Daqui a pouco você irá entender o que é CPF, onde é usado e como você pode solicitar um, caso realmente seja do seu interesse a obtenção de um CPF.

O que é CPF em Angola?

O CPF é a sigla para cadastro de pessoa física (usado no estrangeiro). Em Angola, o CPF é o NIF (Número de identificação fiscal). Ambos servem para identificar os cidadãos para fins de tributação.

A diferença entre ambos é que o CPF é usado no exterior, como no brasil, e em Angola, ou para outros países como Portugal, por exemplo, a sigla usada é NIF, porém, como mencionado acima, ambos servem para fins tributários.

O NIF em Angola é atribuído pela AGT e, para singulares (nacionais), consiste em seu número do bilhete de identidade.

Enquanto isso, o CPF no Brasil é emitido pela secretaria da receita federal do ministério da fazenda, e consiste em um documento com uma numeração de 11 dígitos únicos para cada contribuinte, assim como um NIF em Angola é único para cada contribuinte.

Como tratar um CPF em Angola?

Se você vive em Angola e deseja, por algum motivo, tratar um CPF do Brasil a partir daqui, saiba que isso é possível, ou seja, você pode tratar um CPF sem precisar sair do país. Isso será feito através da internet, e você só terá que preencher um formulário com suas informações pessoais.

Para saber mais sobre como você pode tratar um CPF em Angola, contacte a embaixada Brasileira em Angola, ou acompanhe este link abaixo e siga os passos para tratar o seu CPF online.

Link: http://luanda.itamaraty.gov.br/pt-br/cpf.xml

Você também pode ler o artigo sobre como ter um CPF em Angola para entender melhor sobre isso.

Conclusão

Agora já deve estar tudo mais claro, não é mesmo?

É provável que sim, e só para resumir:

O CPF é o que em Angola é chamado de NIF, no entanto, você já  não precisa mais fazer confusão, pois o que você precisa aqui é o NIF, o CPF você vai precisar para operações no Brasil, como criar uma conta bancária brasileira, por exemplo.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado, você pode ler outros artigos que poderão ser do seu interesse também.

 

 

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!