O que dizer para consolar uma pessoa doente?

Comece depois da publicidade

O que dizer a uma pessoa doente?

A doença é um fenómeno que, para além de causar tristeza e desânimo para as muitas pessoas que por ela são afectadas, ela pode causar medo e perca de esperança de uma vida saudável e normal.

Muitas pessoas doentes, especialmente aquelas que enfrentam doenças crônicas, tendem a encarar a vida como um jogo onde elas estão praticamente sem chances de serem dadas como vencedoras.

Eu tenho quase certeza que você já enfrentou uma doença ou já viu alguém próximo a você doente e sabe o que é ficar desse jeito, o que passa na mente de uma pessoa nesta condição e como palavras ou frases de conforto são importantes para ela nesse momento.

Talvez você esteja com um familiar ou amigo doente e deseja ajudá-lo com palavras de conforto mas não sabe exactamente o que dizer para uma pessoa doente.

Nós concordamos com você de que isso realmente não é tão fácil quanto alguém pode imaginar, alguém precisa de nós mas nós não sabemos o que dizer para ajudá-las, isso se transforma em um peso enorme para nós se não nos preocuparmos em saber o que fazer e o que dizer para elas nesse momento delicado.

Porém, nós temos algumas ideias que podem ajudar você a saber o que dizer para uma pessoa doente.

O que dizer a uma pessoa doente?

Elaboramos algumas frases que servirão de conforto para qualquer pessoa que estiver doente, e mais abaixo, algumas frases que você deve evitar dizer para pessoas nesta condição. Lembre-se de sempre ser sincero quando for se dirigir a pessoa doente, considerando isso, siga as nossas ideias do que dizer a uma pessoa doente:

1. Você é forte

Lembrar a pessoa doente que ela é tão forte pode fazê-la perceber que sua luta contra a doença que tem enfrentado não tem sido em vão. Quando uma pessoa está doente, ela começa a sentir-se fracassada e incapaz de vencer a doença, por isso, fazê-la entender o contrário pode ser a melhor coisa que você pode dizer a ela.

2. Eu acredito em você

Essa frase é outra que pode ajudar a melhorar a vida de quem está incomodado com uma doença. Ao dizer para ela o quanto você acredita nela, você estará mostrando a ela que há alguém que acredita na sua força de vencer ou se livrar da doença, e é exactamente disso que ela precisa, que alguém a faça entender que sua força é mais que suficiente para ajudá-la a sair dessa e não acabar desistindo de lutar.

3. Eu estou aqui para apoiá-lo

Diga isso se você realmente estiver sempre disposto a apoiar a pessoa doente. Isso trará maior conforto para ela ao saber que sempre terá alguém que possa confiar, que possa consolá-la e que a possa ouvir quando ela precisar desabafar sobre seus medos ou sobre suas esperanças. Mas, lembre-se de dizer isso apenas se você tiver certeza que sempre estará disposto a poiar a pessoa doente.

Publicidade

4. Não tenha medo

Muitas pessoas doentes são facilmente atingidas por vários medos. Elas sentem medo de não voltarem ao seu normal, ou de perderem suas vidas por causa da doença que estão enfrentando – o que pode não acontecer, mas esse medo, em muitos casos, só acaba prejudicando mais a situação de quem está doente.

É por isso que você deve consolá-la com essas palavras “não tenha medo”, isso pode trazer conforto para essa pessoa e fazê-la entender que as coisas não irão acontecer de forma pior.

Ideias de frases para consolar alguém doente

  • Continue lutando, brevemente você estará bem novamente;
  • Você é mais forte do que pode imaginar;
  • É tão bom ver você;
  • Eu acredito que você ficará melhor;
  • Não tenha medo, é apenas uma fase, isso vai passar;
  • Muitos passaram pela mesma luta e hoje são vencedores;
  • Você só precisa acreditar que vai ficar tudo bem;
  • Confie em Deus;
  • Eu estou orando por você;
  • Você não pode desistir de lutar…

O que não dizer a uma pessoa doente

Além de boas palavras e frases para consolar uma pessoa doente, existem também outras que você jamais deve dizer a uma pessoa doente. Você jamais deve dizer frases do tipo “eu sei o que você está passando”, ou ainda, “eu conheço a sua dor”, pois, por mais que você já tenha passado pelo mesmo, você com certeza não sabe o que realmente a outra pessoa está sentindo, pois a situação pode ser a mesma, mas o sentimento sempre é diferente para cada um.

Você também jamais deve minimizar o sofrimento da pessoa com frases que começam com “pelo menos” (ex.: pelo menos você está conseguindo andar), pois, isso pode fazê-la entender que, segundo você, ela tem que ser grata por não estar em uma situação pior. No entanto, mesmo que seja verdade, isso pode parecer desconfortante para a pessoa doente, por isso é sempre melhor evitar frases do tipo.

Uma outra dica é evitar falar muito sobre a doença da pessoa. Diga apenas algumas frases para consolar a pessoa doente, depois tente conversar sobre outros assuntos, aja como se ela estivesse normal e converse sobre o que ela costumava conversar com você.

Não insista em mencionar o que a causa desconforto e dor (a doença) em vossas conversas, faça um pequeno esforço para animá-la e fazê-la esquecer por um momento que está doente. Isso pode dá-la mais força para lutar pela doença e entender que há pessoas felizes ao seu lado e que precisam dela por muito mais tempo.

Conclusão: O que dizer a uma pessoa doente

Confortar uma pessoa doente nem sempre é fácil, mesmo que consiste em pequenas frases. É sempre bom saber o que dizer para não acabar piorando a situação e o sentimento da pessoa doente.

As frases que sugerimos acima funcionam muito bem para esse caso, você só deve saber usá-las do jeito e no memento certo, sendo sempre sincero com o que vai dizer, pois, não é bom que você diga coisas ou faça promessas só para demostrar que quer consolar a pessoa doente e depois não cumprir.

Tenha em mente que palavras têm poder suficiente para melhorar ou piorar o estado de alguém. Por isso, pense bem antes de dizer algo para qualquer pessoa, principalmente se esta pessoa estiver doente.

Leia também:

error: Conteúdo protegido !!