O que é NBA, IBAN, e qual o IBAN dos bancos angolanos

Existem situações em que você precisa conhecer o IBAN de cada banco que possui uma conta. Por exemplo, se você tem várias contas bancárias e anota seus IBAN’s juntos e acabe por esquecer de qual banco pertence cada um dos IBAN’s, você precisará desta lista com o IBAN dos bancos angolanos para identificar o banco a qual um IBAN pertence.

Isso pode ser um problema se, por exemplo, você precisa realizar uma transferência para a sua conta do banco BIC e acabe esquecendo entre os IBAN’s das contas dos vários bancos que possui, qual é o IBAN do referido banco.

Neste artigo você saberá como identificar o IBAN de cada banco que possui uma conta, saberá também o que é IBAN e para que ele serve, e o que é NIB (número de identificação bancário) ou NBA (número bancário angolano).

Porém, antes de tudo começaremos por entender o que é NIB ou NBA e para que ele serve.

O que você vai aprender neste artigo:

O que é NBA/NIB e para que serve

O NIB é o número de identificação bancário, é o mesmo que número bancário Angolano (NBA), usado na identificação de contas bancárias domiciliadas em Angola.

A estrutura do NIB ou NBA é composta por 21 dígitos.

Os quatro primeiros representam o código do banco ao qual pertence a conta, já os quatro a seguir representam o código do balcão ou agência (maior parte dos bancos angolanos não usam essa referência, então os quatro dígitos acabam sendo quatro zeros seguidos), seguem posteriormente onze dígitos referentes ao número da conta e dois últimos dígitos que são os algarismos de controlo ou verificação.

Actualmente, por mais que alguns bancos angolanos forneçam o NBA, você praticamente não irá precisar dele, pois o seu uso é substituído pelo IBAN, que acrescenta aos 21 dígitos do NBA mais dois caracteres referentes ao código do país e dois dígitos que representam o código de controle ou verificação.

No caso de Angola, é acrescentado ao NIB – AO06, para representar uma conta bancária angolana.

O que é IBAN e para que serve

O IBAN – International bank account number, ou em português – número internacional de conta bancária, é um código padrão usado pelos bancos para identificação de contas bancárias. É usado tanto para transferências nacionais quanto estrangeiras.

Nota: Geralmente, para transferências a nível nacional, o ATM já adiciona o código do país e o código de controle, ou seja, os quatro primeiros dígitos já são implementados automaticamente pelo ATM, você só precisa começar a digitar a partir do código do banco, que são os quatros dígitos a seguir, começando pelo dígito 5 do seu IBAN até ao último.

Já para receber uma transferência internacional você precisa informar o seu IBAN completo, pois o código do país será necessário.

A estrutura do IBAN

O IBAN possui 25 caracteres no total. A sua estrutura é composta pelo NIB/NBA, código de controlo e o código do país no início. Veja na imagem abaixo como o IBAN é estruturado e para que cada dígito serve:

estrutura do IBAN

IBAN dos bancos angolanos

Através da limagem abaixo  você entenderá mais sobre como você pode identificar o IBAN de um banco em Angola.

Na verdade, para isso você só precisa conhecer o código do banco, que são os 4 dígitos que seguem após o código do país e código de controle (AOA6). Veja o códigos dos bancos dentro do quadro marcado em vermelho na imagem abaixo:

lista de IBAN dos bancos angolanos

Nota que para cada um dos bancos esses quatro dígitos são diferentes.

É nisso que você deve ter atenção para saber qual o IBAN de um banco.

No entanto, se você tem duas contas bancárias em bancos diferentes e tenha os seus IBAN’s anotados em um mesmo lugar, basta apenas conhecer o código de cada banco para identificar o IBAN do banco que pretende realizar a transferência.

Converter NIB em IBAN

Você deve ter notado que o NIB se parece muito com o IBAN, a única coisa que os difere é o código do país que o NIB não possui em sua estrutura e nem precisa, afinal, por ser um número bancário usado somente em Angola, não há necessidade de possuir o código do país em sua estrutura, diferente do IBAN que para além de ser usado em Angola, é um número internacional.

No entanto, se você tem apenas o seu NIB e precise do IBAN, basta apenas adicionar o código do país e o código de controle (AO06) no início para convertê-lo em seu IBAN.

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!