Home office em Angola é possível? Como funciona?

Compartilhe o artigo

Ultimamente tem sido bastante comum ouvir sobre home office em Angola. Na verdade, muitos ainda vivem com a dúvida de que isto seja possível em Angola.

No entanto, se você é uma destas pessoas que vive se perguntando sobre office e se é possível em Angola, continue lendo este artigo até ao final e entenda tudo o que precisa saber sobre este assunto.

O que é home office

Traduzindo de uma forma clara, home office é nada mais do que escritório em casa. Porém, o trabalho de um home officer, não se limita apenas em um escritório, ou seja, além de um escritório, você pode realizar esse trabalho em qualquer parte de sua casa, desde que tenha acesso a internet e um pouco de conforto, é claro.

Todavia, você pode também realizar este trabalho em qualquer outro lugar que não seja em sua casa, lugares tais como: restaurantes, hotéis etc.

Esta prática, tem sido frequente em outros países, onde o desenvolvimento é claramente visível.

Em Angola, pouquíssimas pessoas e empresas têm a noção do que é home office – o que faz com que um número reduzido de pessoas e empresas se interessem e estejam dentro deste modelo de trabalho pouco explorado no país, podemos assim dizer.

A importância do home office

O home office é de extrema importância pois oferece a várias empresas a possibilidade de orientar seus funcionários de modo a trabalharem a partir de casa, economizando, alimentação, transporte etc.

O home office pode ser implementado em empresas ou sectores empresarias cujo trabalho não necessite da presença dos trabalhadores. Como por exemplos:

Uma empresa de criação de sites: Os trabalhadores podem receber o pedido dos clientes por email e efectuar o trabalho sem precisar sair de casa, enviando o trabalho feito por via internet.

Uma agência de design:  O serviço de design gráfico permite com que profissionais realizem seus trabalhos em casa e entreguem para seus clientes por via internet.

Ainda assim, existem algumas empresas fora do contexto dos exemplos apresentados acima que possuem alguns sectores em que seus operantes podem exercer suas funções a partir de casa. Como por exemplo:

  • O serviço de suporte ou atendimento aos clientes
  • Contabilidade
  • Gestão de redes sociais
  • Marketing etc.

Em empresas com esses sectores, os funcionários podem exercer suas funções sem precisar se deslocar até a empresa. Pois, assim os gastos de transporte e alimentação são eliminados.

Vantagens e desvantagens

Todo o modelo de trabalho tem suas vantagens desvantagens e o home office não segue diferentemente aos outros.

Por esta razão, achamos por bem descrever neste artigo as vantagens e desvantagens do home office para que você tenha em conta antes mesmo de pensar em implementar em alguns sectores da sua empresa.

Vantagens do home office

O home office tem como as principais vantagens:

  • Economia – Se você está atento ao conteúdo já deve ter notado que esta vantagem do home office já foi descrita nos parágrafos acima.

Trabalhando em casa você permite com que a sua empresa não mais se preocupe com os gastos de sua alimentação, transporte e conforto.

  • Mais liberdade aos trabalhadores – Existem aquele tipo de pessoas que trabalham melhor quando estão menos pressionados, ou seja, quando se sentem livre de pensar e executar seus pensamentos de forma a tornar seu trabalho mais agradável. O home office oferece esta possibilidade, de estar livre para pensar no que for preciso para agradar qualquer que seja.

Desvantagens do home office

  • Maior possibilidade de distração- Imagine poder trabalhar em sua casa, totalmente livre para ver aquele filme ao meio dia com sua família?

A chance de distração é enorme- e faz com que muitos trabalhadores não apresentem seus trabalhos devidamente realizados.

  • Falta de interação – Muitas pessoas conseguem realizar melhor seus trabalhos com ajuda de outrem, ou seja, a interação de seus parceiros faz com que eles se sentam melhor e trabalhem melhor também.

Home office por conta própria

Existem ainda a possibilidade de trabalhar em casa sem pertencer a nenhuma empresa. Esta prática é possível em Angola através de plataformas internacionais de visualização de anúncios, produção de conteúdo, envio de e-mails etc.

Se você quer se tornar um home officer, leia o artigo sobre como ganhar dinheiro na internet em Angola e entenda que é possível trabalhar em casa em Angola e render dinheiro apenas usando a internet.

O que o home office exige?

  1. Tempo – sem tempo é impossível realizar qualquer trabalho seja ele pela internet ou não.
  2. Concentração – Se você não cultivar a concentração, certamente não terá êxito em seus trabalhos, ou não terá coo terminá-los a tempo por desperdiçar tempo em coisas inúteis quando devia estar trabalhando.
  3. Acesso à internet- Seja para receber uma instrução, uma solicitação de trabalho ou mesmo se manter em contato com a sua empresa, a internet é fundamental em praticamente tudo.

Por tanto, se você quer ser um home officer, é importante ter uma internet boa em sua casa. Afinal, se não vai estar presente na sua empresa, não terá outra forma melhor de se manter ligado se não for pelo maravilhoso mundo da internet.

Conclusão

E então, o que achou da ideia? Está pensando em implementar esta prática na sua empresa aqui em Angola? O que poderia impedir com que esta prática não se realize de forma correta na sua empresa? Conte-nos nos comentários.

Se gostou do artigo saiba que existe uma vasta gama de artigos que podem merecer a sua atenção, leia nossos artigos, compartilhe e volte aqui sempre que puder.

Grande Abraço!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *