ComportamentoCuriosidadesSaúde e bem estar

Faz mal estalar os dedos das mãos?

Estalar os dedos é uma prática muito comum entre várias pessoas e para alguns é algo inevitável. Mas será que isso causa algum mal aos dedos? Muitas pessoas acreditam que estalar os dedos possa engrossar as articulações ou ainda causar a perda da força das mãos.

Contudo, vários estudos científicos e experimentais explicam como estalar os dedos não causa nenhum destes problemas acima mencionados, pelo contrário, a prática é capaz de proporcionar sentimento de bem-estar e relaxamento.

O médico Donald Unger realizou uma experiência estalando os dedos da mão esquerda diariamente, sem estalar os dedos da mão direita durante 60 anos. A experiência comprovou que após esse tempo não surgiram diferenças entre as mãos, nem sinais indicativos de artrites ou doenças osteoarticulares. 

Além da experiência feita pelo médico Donald Unger, outras pesquisas avaliaram imagem de pessoas que possuem o hábito de estalar os dedos e compararam com pessoas que não o fazem, bem como analisaram por tempo e vezes que as pessoas estalavam os dedos por dia, e também não foram detectadas diferenças nem malefícios em função dessa prática.

Por que muitas pessoas estalam os dedos?

Faz mal estalar os dedos das mãos?

Muitas pessoas sentem e acreditam que estalar os dedos libera espaço na articulação, deixando-a menos tensa e com mais mobilidade. Enquanto isso, outros encaram a prática como uma forma de ocupar as mãos em momentos de nervosismo, ou seja, utilizam a prática para combater o estresse

Mas, em geral, estalar os dedos é uma prática que pode trazer alívio e bem-estar para quem a realize, por isso muitas pessoas amam estalar os dedos. Além disso, as pessoas normalmente estalam os dedos por uma questão de hábito ou simplesmente por gostar de ouvir o barulho do estalo dos dedos.

O que acontece quando estalamos os dedos?

Ao estalar os dedos, o estalo acontece nas articulações – regiões onde dois ossos ou mais se conectam – e para que elas consigam se movimentar utilizam o líquido sinovial que fica nas articulações.

De onde surge o barulho dos estalos?

Você também pode se perguntar o que acontece para que se ouça um barulho quando estalamos os dedos. Na verdade, o barulho de estalo acontece pela formação de uma pequena bolha de gás dentro desse líquido, mas o estalo não chega a atingir os componentes sólidos dessas articulações. 

Portanto, esses barulhos são apenas bolhas de gás que estouram, não chegando a provocar estresse ou lesão.

Estalar os dedos pode causar dor?

Sim, como qualquer outro exercício físico, estalar os dedos pode causar dor nos primeiros dias. Porém, depois de muito tempo estalando os dedos isso se torna mais relaxante do que doloroso.

Então, não há razões para achar que estalar os dedos causará danos aos seus dedos se você só começou há pouco tempo.  

Artigos Relacionados

Quando estalar os dedos pode causar lesão

Estalar os dedos não provoca lesão, talvez pequenas dores nas primeiras vezes. Porém, o excesso de força e o exagero de vezes em que se estala os dedos podem sim provocar danos nas articulações e até rompimento dos ligamentos.

Existe uma explicação para isso: quando se estala os dedos, leva cerca de 20 minutos para que possa estalar de novo – esse é o tempo que os gases precisam para formar uma nova bolha. No entanto, se você forçar a articulação nesse período, ou se usar muita força para estalar os dedos, podem surgir lesões.

Sentir dor forte no momento do estalo dos dedos ou inchaço nas articulações pode ser indicativo de artrite. Em casos como esse o melhor é procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Como abandonar a prática

Apesar de ser uma prática que não causa mal nenhum a saúde dos dedos, algumas pessoas podem querer abandonar a prática, já que o vício pela prática ou o barulho dos estalos pode ser incómodo em certas situações.

Se você deseja parar de estalar os dedos o ideal é saber o porquê você tem estalado os dedos, e se for para combater a ansiedade e o estress, procure por outros exercícios como o alongamento, por exemplo.

Se você apenas faz isso para ocupar as mãos, tente optar por outras práticas, como manter as mãos fechadas ou apertar bolas anti-estress, que também ajudam a aliviar o estress e a ansiedade e a descartar os estalos dos dedos como medida de combate ao estress e a ansiedade.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!