É pecado beber vinho?

É pecado beber vinho? Essa é a dúvida de milhares de crentes em toda parte. Entretanto, se por um lado há quem diga que sim, por outro, há ainda quem defende que beber vinho ou qualquer outra bebida alcóolica não é pecado, desde que seja de forma moderada.

Nesse artigo vamos tirar suas dúvidas e dizer o que a Bíblia diz sobre esse assunto polêmico.

O que a Bíblia diz sobre beber álcool?

A Bíblia não diz claramente que beber vinho ou qualquer bebida alcoólica é pecado. No entanto, todos concordam que a Bíblia condena severamente a embriaguez.

Sobre isso, muitos comentaristas fazem a seguinte comparação: beber não é pecado, da mesma forma com que comer também não é. Mas a embriaguez é pecado, da mesma forma com que a glutonaria também o é.

É pecado beber vinho?

É pecado beber vinho?

Não. A Bíblia apenas condena a embriaguez – estado em que as pessoas se encontram quando consomem bebidas alcoólicas em excesso.

Em gálatas 5 a Bíblia fala sobre os que não entrarão no reino dos céus e menciona os bêbados nessa lista. Isso explica que o que realmente pode levar a perdição é o consumo excessivo de álcool, que deixa qualquer um em estado de embriaguez.

Mesmo assim, muitas pessoas entendem que beber vinho ou qualquer outra bebida alcoólica não seja pecado e usam o primeiro milagre de Jesus para justificar essa crença. Porém, é importante considerar o fato de que tomar vinho fazia parte de todo o ambiente cultural daquela região cujas características geográficas e climáticas favoreciam o cultivo da uva e a Bíblia nesse acontecimento não diz nada sobre ser ou não pecado o consumo de vinho.

O livro de Provérbios traz muitos conselhos acerca do perigo das bebidas alcoólicas. Numa passagem bem detalhada sobre o assunto, o sábio diz que a princípio o vinho é tentador. Porém, no fim seus efeitos se mostram tão dolorosos como uma mordida de serpente.

O que você apenas deve ter em mente é que beber vinho não é pecado, sim, mas ficar embriagado é, e isso pode acontecer se você consumir em excesso qualquer outra bebida alcoólica.

Consequências do consumo de álcool

O álcool pode até ser prazeroso, mas que fique claro que pode trazer vários problemas a sua saúde quando consumido em excesso, veja abaixo alguns deles:

  • Cirrose;
  • Hepatite alcóolica;
  • Doenças gastrointestinais (como gastrite e úlcera);
  • Problemas cardíacos;
  • Distúrbios do sono;
  • Pancreatite;
  • Câncer.

Mesmo que você decida acreditar que pode consumir álcool como quiser por não ser pecado, esses problemas acima causados pelo consumo excessivo de álcool podem lhe motivar a pensar diferente.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, desactive o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do nosso blog. Obrigado!