Saúde e bem estar

Dormir com o celular perto da cabeça faz mal?

Você é daqueles que não larga o celular nem na hora de dormir?

Seja para usar o despertador, ver as redes sociais ou mandar uma última mensagem, muitas pessoas têm o hábito de deixar o aparelho ao lado da cama ou até mesmo embaixo do travesseiro. Mas será que isso é bom para a sua saúde?

Neste artigo, eu vou te mostrar quatro perigos de dormir perto do celular e como evitar esses riscos.

Dormir com o celular perto da cabeça faz mal?

1. Mais cansaço e sono ruim

Um dos problemas de dormir perto do celular é que a iluminação artificial do aparelho provoca uma reação no cérebro e diminui a produção de melatonina, o hormônio do sono. Isso faz com que você tenha mais dificuldade para pegar no sono, acorde mais vezes durante a noite e se sinta mais cansado no dia seguinte.

Além disso, se você fica mexendo no celular antes de dormir, você pode se expor a conteúdos que te deixam ansioso, estressado ou excitado, o que também atrapalha a qualidade do seu sono.

A solução é simples: evite usar o celular pelo menos uma hora antes de ir para a cama e deixe-o longe do seu alcance. Assim, você não vai ter a tentação de olhar para ele durante a noite e vai dormir melhor.

2. Exposição à radiação

Outro perigo de dormir perto do celular é que você fica exposto à radiação emitida pelo aparelho, que pode ser prejudicial para o seu organismo. Embora ainda não existam estudos que comprovem o efeito da radiação dos smartphones ao nosso cérebro, é bom evitar.

A radiação pode alterar o funcionamento das células, causar danos ao DNA e aumentar as chances de desenvolver câncer. Além disso, ela pode interferir nos ritmos circadianos, que são os ciclos biológicos que regulam o sono, o humor e o metabolismo.

Para reduzir a exposição à radiação, você pode desligar o celular durante a noite ou colocá-lo no modo avião. Se você precisa deixá-lo ligado por algum motivo, mantenha-o a pelo menos um metro de distância do seu corpo.

3. Problemas de visão

Dormir perto do celular também pode afetar a sua visão. Isso porque a luz azul emitida pelo aparelho pode causar fadiga ocular, irritação, vermelhidão e até mesmo diminuir a capacidade de foco dos seus olhos.

A luz azul também pode prejudicar a saúde dos seus olhos a longo prazo, aumentando os riscos de desenvolver doenças como catarata e degeneração macular.

Para proteger os seus olhos, você pode usar um filtro de luz azul no seu celular ou ajustar o brilho da tela para o modo noturno. Mas o melhor mesmo é evitar olhar para o celular antes de dormir e deixá-lo longe da sua vista.

4. Sobrecarga e incêndio

Por último, mas não menos importante, dormir perto do celular pode causar uma sobrecarga no aparelho e até mesmo um incêndio. Isso pode acontecer se você deixar o celular carregando durante a noite ou debaixo do travesseiro ou do cobertor.

Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos. Isso pode fazer com que eles superaqueçam, explodam ou peguem fogo . Esses acidentes podem causar queimaduras no seu rosto e nas suas mãos, além de danificar o seu celular e o seu colchão.

Para evitar esses riscos, você deve tirar o celular da tomada quando ele estiver totalmente carregado e nunca deixá-lo em contato direto com tecidos ou superfícies inflamáveis. Também é recomendável usar um carregador original e de boa qualidade.

Concluindo…

Como você pode ver, dormir perto do celular pode trazer vários problemas para a sua saúde e para a sua segurança. Por isso, é melhor adotar alguns hábitos simples que podem fazer a diferença na hora de dormir:

  • Desligue o celular ou coloque-o no modo avião;
  • Deixe-o longe do seu corpo e da sua vista;
  • Evite usar o celular antes de dormir;
  • Não deixe o celular carregando durante a noite ou debaixo do travesseiro;
  • Use um filtro de luz azul ou o modo noturno na tela.

Seguindo essas dicas, você vai dormir melhor, proteger os seus olhos, reduzir a exposição à radiação e evitar acidentes. E lembre-se: o celular é um ótimo aliado, mas não deve ser o seu companheiro de sono!

Leia também:

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!