10 Dicas para criar uma loja virtual de sucesso em Angola

Como criar uma loja virtual em Angola

Se você tem uma loja física e está querendo criar uma loja virtual em Angola certamente está começando a entender a importância da presença online e as grandes vantagens que ela traz para qualquer negócio ou empresa.

Uma loja virtual pode lhe ajudar a conquistar um público maior e elevar a sua empresa para um nível admirável. Por esta razão, estou lhe apresentando algumas dicas poderosas para você criar uma loja virtual de sucesso em Angola.

São no total 10 dicas para ajudar você na criação da sua loja online em Angola, siga as dicas logo abaixo:

1. Comece pelo planejamento

O planejamento é (ou devia ser) sempre o primeiro passo para a realização de um projecto, após a ideia. É nele onde reunimos todas as ideias, identificamos os principais desafios e estudamos o negócio pelo qual queremos apostar.

O planejamento de uma loja virtual envolve vários factores importantes, desde os investimentos, a forma como serão vendidos os produtos, como serão feitas as entregas dos produtos, o marketing etc.

2. Faça sua loja aparecer nos principais sites de buscas

Geralmente a compra de qualquer produto na internet começa por uma busca, isso é internacionalmente confirmado por vários especialistas em marketing digital.

As pessoas hoje em dia usam (e muito) os principais sites de busca como o Google e o bing para pesquisar produtos que desejam comprar.

No entanto, os sites de buscas apresentam para elas os principais resultados para tal pesquisa e posteriormente elas acabam comprando dos sites que lhes são apresentados.

Por exemplo, se alguém pesquisa no google “sapatos a venda em Angola”, o google logo entenderá que ela está à procura de sapato para comprar em Angola, sendo assim, apresentará como resultado o site que melhor estiver optimizado para o termo (sapatos a venda em Angola).

Neste sentido, entende-se que o site que estiver melhor posicionado (o que estiver entre as primeiras posições dos resultados de pesquisa), consegue vender mais produtos.

Porém, para que um site se posicione bem nos principais sites de buscas e ganhe o prémio de ser apresentado na primeira página e como o principal resultado para uma pesquisa, é preciso investir dinheiro na contratação de um especialista em SEO.

Mas, você pode fazer isso por conta própria, basta apenas dedicar um tempo para estudar SEO  e aplicar na sua loja virtual para atingir o topo nos resultados de pesquisas e consequentemente vender mais.

3. Crie um site responsivo

Um site responsivo é um site com layout capaz de se adequar a qualquer tamanho de tela, seja ela de um smartphone, tablete ou computador.

Os sites responsivos oferecem mais vantagens em relação aos sites não responsivos, porque o maior número de internautas no mundo é usuário de smartphones, então, um site que se adeque a tela do smartphone tem mais chances de realizar vendas.

Algumas lojas virtuais (em Angola) possuem um layout que permite apenas que o usuário acesse pelo computador e quando acessado pelo smartphone fica desagradável a experiência do usuário e muito dinheiro é perdido, pois se eu entro nele pelo smartphone e não tenho uma boa experiência, a tendência é sair dele e partir para outro.

4. Tenha a sua loja virtual sempre organizada

Uma dica poderosa para isso é: “Separe os seus produtos por categorias”.

Isso fará com que os usuários (seus possíveis clientes) consigam encontrar os produtos mais facilmente e tenham ainda uma experiência melhor.

E se você tem ou deseja ter uma loja virtual para vender uma variedade de produtos, desta dica você não deve se esquecer nunca.

No entanto, se for vender alimentos e roupas, por exemplo, crie uma categoria para alimentos e outra para roupas.

5. Use boas fotos e descrição para cada produto

Você não precisa entender muito de fotografia para saber que uma fotografia não está boa para ilustrar um produto.

Você pode até usar um telemóvel para fazer as fotografias dos seus produtos, desde que saiam com uma boa qualidade de imagem e com detalhes visíveis. Uma pequena descrição deve acompanhar cada produto cadastrado na loja para que os clientes saibam mais sobre o produto que estão querendo comprar.

6. Use as redes sociais para promover os seus produtos

As redes sociais são uma excelente ferramenta de divulgação… e você tem (ainda) uma boa razão para usá-las para promover os produtos da sua loja, afinal, maior parte dos internautas em Angola estão concentrados nas redes sociais.

A principal dentre elas (as redes sociais) é o facebook. Você pode criar uma página para o seu negócio e ir divulgando a fim de direccionar os interessados para a sua loja virtual através de um link visível em suas publicações.

7. Ofereça serviço de entregas

Diversas lojas virtuais em Angola oferecem o serviço de entrega para os seus clientes e você deve fazer o mesmo para não ser apenas “mais um”…

O serviço de entrega não precisa ser gratuito, você pode cobrar uma taxa adicional atendendo a localização do cliente e, talvez, o peso do produto….

Isto com certeza irá convencer as pessoas a comprarem mais da sua loja ao invés de outras lojas, pois, uma grande parte dos compradores online fazem compras pela internet para eliminar o esforço de se deslocar até a uma loja física para adquirirem produtos de seus interesses.

8. Tenha disponível as principais formas de pagamento

As grandes lojas virtuais angolanas e não só, dispõem de diversas formas de pagamentos e, d’ntre elas, as mais usadas a nível nacional e internacional como:

  • Transferência bancária.
  • Depósito bancário
  • Referência
  • Paypal
  • Cartões visa etc.

Você também pode implementar estas formas de pagamentos na sua loja ou até explorar outras formas de pagamentos também muito usadas e adicioná-las a sua loja.

9. Controle o seu estoque de produtos

Eu vou ser directo: você só deve colocar na sua loja virtual um produto que está disponível no seu estoque.

De nada adianta cadastrar um produto se ele não está disponível em seu estoque, pois o cliente pode perder a confiança e não comprar mais nada da sua loja, caso você tenha a coragem de dizer para ele que não há mais disponível.

Em casos como estes, seria mais estratégico dizer para o cliente que o produto acabou recentemente e a loja ainda não foi actualizada, do que fazê-lo entender que o produto acabou há um bom tempo e ainda continua exposto na sua loja virtual.

10. Use todas as formas de contacto possíveis

Seja para esclarecer alguma dúvida, fazer uma reclamação ou até mesmo buscar por outras informações, os seus clientes precisarão se comunicar com você, e para isso você deve apresentá-los diversas formas de o fazer.

No topo ou no rodapé do site da sua loja virtual você pode deixar claro o seu terminal telefónico, email, páginas de redes sociais ou um link que direciona para uma página com um formulário de contacto.

Conclusão

E agora, você está pronto para criar a sua loja virtual de sucesso em Angola? Após ler estas 10 dicas é bem provável que esteja.

No entanto, deixe a sua opinião abaixo sobre o que achou do conteúdo e caso tenha alguma dica importante deixe nos comentários e ajude a tornar o conteúdo ainda mais completo.

Leia o artigo sobre as 31 melhores lojas online em Angola para você se inspirar e construir a sua loja virtual da melhor forma.

Abraços e até ao próximo conteúdo.

Compartilhe o artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo protegido !!