Curiosidades

Como ver hora no relógio de ponteiro sem complicações

Ver hora no relógio de ponteiro não é apenas a dificuldade de muitas crianças, pois há até adultos que possuem essa dificuldade e desejam aprender a controlar a hora através do relógio de ponteiro.

O relógio de ponteiro é um tipo de relógio considerado o mais difícil para, através dele, perceber a que horas do dia estamos.

O relógio de ponteiro possui apenas 12 números que servem para representar as horas e minutos e três ponteiros, dos quais um indica a hora, o outro minuto e o último segundos.

Ao longo deste artigo vamos conhecer melhor cada um desses elementes e como todos eles funcionam para nos indicar a hora através do relógio de ponteiro.

Como ver hora no relógio de ponteiro

Para dominar as horas pelo relógio de ponteiro você precisa de atenção no que lhe vou explicar e um pouco de prática.

O conteúdo a seguir é um passo a passo para que as suas dúvidas com relação a percepção das horas pelo relógio de ponteiro sejam eliminadas.

Entendendo a função de cada ponteiro

conhecendo os ponteiros

O ponteiro menor

Serve para indicar a hora do dia em que estamos.

Você sempre irá notar entre os diferentes tipos ou modelos de relógios de ponteiro algo comum: um ponteiro maior e outro menor, a representação das horas e minutos até podem ser diferentes (números romanos, números árabes, figuras etc.).

Mas os ponteiros serão sempre um maior e outro menor e um mais fino que conta os segundos. Este último não nos interessa muito.

Entretanto, para saber a que horas estamos, basta olhar para o ponteiro pequeno e pelo número que por ele é indicado.

Se, por exemplo, o ponteiro estiver em 6, são 6h (seis horas) da manhã ou da tarde, isso vai depender do período em que estiver, ou seja, se estiver em 6 e for ainda de manhã, significa que são seis da manhã, se indicar o mesmo número e já for de tarde, indica seis da tarde, ou 18h (dezoito horas).

O ponteiro maior indica os minutos

Com esse ponteiro podemos saber a quantidade de minutos que já se passaram de determinada hora.

Obs: Tenha cuidado para não se confundir como muitos têm feito – a cada intervalo de um número para o outro existem 5 pontinhos que nos ajudam a ler todos os minutos de cada hora.

O primeiro número (12) indica que são 00 minutos, ou alguma hora e ponto, como costumamos dizer. Por exemplo, se o ponteiro menor apontar em 3 e o maior em 12, lemos como 3 horas e ponto, ou 03:00.

Você pode notar que no relógio de ponteiro os números depois do 12 começam a ser escritos a partir do 1, mas não se engane, se o ponteiro maior apontar em 1 não signifca que já se passaram 1 minuto de determinada hora, mas sim, 5 minutos.

Na verdade, você deve multiplicar o número apontado pelo ponteiro maior por 5 para calcular os minutos.

Por exemplo: se ele estiver no 4, é porque já se passaram 20 minutos dessa hora (4×5=20). Se não conseguir fazer a conta, some cinco minutos para cada seção do relógio. Caso o ponteiro esteja no 1, passaram-se cinco minutos; caso esteja no 2, passaram-se dez e por aí vai.

E os outros minutos?

Você pode notar que agora ficamos sem saber como ler os minutos 1,2,3,4,11,12 e por aí fora até o 59, não é mesmo? Mas fique calmo, você se lembra dos cinco pontinhos que mencionei anteriormente dizendo que estão no intervalo de cada número representado no relógio?

Pois bem, esses pontinhos servem exactamente para isso. Por isso, se o ponteiro menor apontar para 3 e o maior para o primeiro pontinho no intervalo de 12 para 1, que também simboliza 00 e 5, significa que são 3 horas e 1 minuto. Se o ponteiro maior apontar para o quarto pontinho, são 3 horas e 4 minutos… se apontar para o terceiro pontinho do intervalo de 2 para 3 por exemplo, são 3 horas e 13 minutos.

Isso é muito simples, basta você pensar desse jeito: Se o número 2 no relógio indica 10 quando é apontado pelo ponteiro maior e esse ponteiro apontar para o segundo pontinho depois do número 2 eu adiciono 2 ao 10 e fica 12 (o minuto correspondente).

Se o ponteiro maior apontar para o quarto ponteiro depois do número 4 e você já sabe que o número 4 quando apontado pelo ponteiro dos minutos (maior) corresponde a 20, basta apenas somar os 4 aos 20 e você terá 24 minutos.

Quando o relógio não vem com números árabes

imagem: wikihow

Isso pode parecer bicho de sete cabeças para muitas pessoas, mas, basta apenas memorizar a posição de cada número e independentemente do que estiver lá (como um círculo, por exemplo) você saberá logo que aquela é a posição do número 12 e logo saberá como avançar para ler a hora. O mesmo acontece com os minutos.

Uma dica é sempre olhar para a posição do número doze que sempre fica em primeiro e daí contar os outros números a partir do número um até voltar ao 12. Você deve fazer isso para memorizar a posição dos números que correspondem a figura que estiver no relógio.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!