Comportamento

Como comer com garfo e faca – Aprenda a usar os talhes de forma correcta

Comer com garfo e faca ainda não é um hábito de todo o mundo – e provavelmente nunca será, por conta das diferenças que existe entre culturas e o desconforto que certas pessoas têm ao usar o garfo na mão esquerda, por exemplo.

Sem motivos para mentir, eu também estou me acostumando a comer com garfo e faca, pois acho necessário em várias situações, e principalmente porque o mundo contemporâneo encara isso como a forma correta de aproveitar uma boa refeição à mesa.

Além disso, comer com garfo e faca tem muito a ver com elegância e para muitos é também questão de boa educação.

É certo que, como disse acima, isso pode não significar a mesma coisa para culturas diferentes. Por isso, pessoas que habitam em zonas rurais de outras províncias de angola se alimentam com as mãos e maior parte delas não tem noção do que é comer com garfo e faca.

E não é que estejam errados, é que vêm de uma cultura diferente e isso todos devemos aceitar. Mas, para quem está na cidade, onde os hábitos são mais modernos, a tendência é seguir as regras do que é chamado Etiqueta.

Na etiqueta, não é só a maneira como vestimos que é regrada, a maneira de usarmos os talheres também. Veja como usar o garfo e faca durante uma refeição:

Como comer com garfo e faca

 

Como comer com garfo e faca

Para começar segue uma regra simples: Sempre segure o garfo com a mão esquerda e corte os alimentos tendo a faca na mão direita. Se você é canhoto e não se sente tão bem usando a faca na mão direita, sem problemas, use-a na mão esquerda.

Ainda sobre a faca, evite usá-la apoiando o dedo indicador sobre a lâmina. A maneira correta é segurar a faca com o dedo indicador apoiado sobre o seu cabo, e nunca sobre a lâmina.

Algo que talvez você já saiba a respeito de comer a mesa é evitar falar enquanto estiver com comida na boca. Mesmo que estamos apenas falando de como comer com garfo e faca, relembrar esse ponto é muito importante.

Se durante a refeição você decidir dar uma pequena pausa para conversar um pouco, saiba que não se pode pousar os talheres a mesa de qualquer maneira. E sim, existe uma regra para isso também.

Nesse caso, os talheres devem estar apoiados no prato na posição 7h20min do relógio, como mostra a ilustração:

pausa na refeição

A boa etiqueta manda não apoiar os cabos dos talheres na mesa depois que estiverem sendo usados. Portanto, evite colocar metade do talher dentro do prato e metade (os cabos) apoiados na mesa, faça como mostra a imagem acima.

Quando a refeição está terminada

Existe também uma maneira de organizar os talheres para sinalizar que a refeição está terminada. Na verdade, existem duas maneiras. A primeira é a opção mais elegante: faca e garfo paralelos com os cabos voltados para você e apoiados na borda do prato.

Já a segunda é basicamente: garfo e faca alinhados à direita do prato.

Terminar de comer com garfo e faca

Repare que em ambas opções o corte da faca fica sempre virado para dentro.

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!