Comportamento

Como vencer o medo de falar em público – 10 Dicas que vão te ajudar

Saber como vencer o medo de falar em público é importante, pois, falar em público é uma habilidade necessária em vários momentos, seja na apresentação de um trabalho escolar dianta da turma inteira, em uma palestra ou até mesmo no trabalho, já que muitas profissões exigem essa habilidade.

Entretanto, se você enfrenta esse medo, saiba que não é o único, e que, tal como outros conseguiram vencer o medo de falar em público, você também pode, e com as dicas que daremos para você mais em frente com certeza será mais fácil para você.

10 dicas de como vencer o medo de falar em público

10 dicas de como vencer o medo de falar em público 

Veja logo abaixo 10 dicas de como vencer o medo de falar em público:

1. Prepare-se mentalmente e fisicamente

A primeira dica de como vencer o medo de falar em público é preparar-se física e mentalmente, para evitar que você esteja ansioso no momento de falar e seu público note isso.

O exercício antes da apresentação o ajudará a aumentar a circulação sanguínea e aumentar o suprimento de oxigênio para o cérebro. Se sentir tensão alguns minutos antes da manifestação, tente alongar levemente as mãos ou todo o corpo ou relaxar o pescoço e os ombros.

O exercício mental, por sua vez, ajudará a acalmar seus nervos. Graças a uma curta meditação, você se sentirá mais calmo.

Isso lhe dará a força de que você precisa e permitirá que você se concentre em expulsar todos os pensamentos negativos. Apenas se concentre em sua respiração por alguns minutos.

Outro ponto importante que você não deve se esquecer é se hidratar, pois não há nada pior do que um ronco repentino ou um arranhão na garganta na frente do público – problemas estes que podem ser causados por uma onda de adrenalina.

Tudo o que você precisa fazer é beber água limpa, mas não muita. Além disso, evite cafeína e bebidas açucaradas, que farão você sentir sede.

2. Torne o seu público mais humano e menos intimidante

Quando você está sentindo ansiedade de falar em público, alguém definitivamente lhe dirá para imaginar seu público nu para que você não se sinta intimidado por eles, e se isso funcionar para você, então ótimo.

Outra maneira de tornar seu público mais humano e menos intimidante é chegar cedo e conhecer alguns deles. Envolver e fazer pequenas conversas com seu público, e conhecer alguns deles, vai deixá-lo mais relaxado e reduzir sua ansiedade de falar em público.

3. Concentre-se no material, não no público

No momento de falar em público você deve estar mais preocupado em ter certeza de apresentar seu material da maneira mais eficaz. Você não pode deixar seu público recusar isso de forma alguma. Dessa forma, você também evita interpretar mal a resposta do seu público.

Por exemplo, se a garota na primeira fila pode bocejar, isso pode não ter nada a ver com o seu tópico ou como você o apresenta. Talvez ela seja uma nova mãe ou uma aluna ocupada, e ela mal dormiu na noite passada.

Talvez o cara na segunda fila estivesse concentrado manejando seu telefone, mas isso é porque sua mãe estava no hospital e ele se certificou de não perder uma ligação com uma atualização.

É fácil interpretar um gesto como esse como um sinal de que você ou sua apresentação é entediante, mas pode não ser. Ao não se concentrar nessas coisas, você pode evitar o estresse indevido.

Em suma, o que você não deve fazer é permitir que coisas que acontecem do outro lado, nessa caso, no público, atrapalhem o seu discurso.

4. Cuidado com a respiração

É muito importante estar concentrado na respiração quando for falar em público, pois, quando você se concentra na respiração, sua voz ressoa melhor e você realmente relaxa enquanto fala. Portanto, respire devagar, entre no ritmo.

Você pode usar seu foco na respiração não apenas ao falar em público, mas também na vida cotidiana, pois isso reduz o estresse e melhora a clareza em todas as áreas da vida.

5. Esteja concentrado em seu objetivo

Como dissemos acima, no momento de falar em público você deve estar mais preocupado em ter certeza de apresentar seu material da maneira mais eficaz. Pense nisso como seu objetivo e se concentre nisso.

Muitas vezes, as pessoas se concentram em si mesmas e na possibilidade de fracasso, mas isso não os ajuda em nada.

Não pense no que os outros pensam de você. É inútil se preocupar com o que acontece se você esquecer o que quer dizer, se as pessoas vão ouvi-lo ou se alguém está interessado no que você quer dizer.

Isso vai ocupar muito espaço em sua mente. As pessoas estão lá para ouvir você, ou não estariam lá. E sempre tem alguém que não vai prestar atenção. Concentre-se apenas em dar ao público algo valioso.

6. Pense positivo

Cada um de nós tem dois lados contra os quais luta constantemente, um é corajoso, enquanto o outro está sempre cheio de dúvidas.

Não pense no que vai acontecer se não der certo e não duvide de si mesmo antes mesmo de tentar.

Se você acha que não é competente o suficiente, isso pode se tornar verdade. Em vez disso, tente se concentrar em mantras positivos para aumentar sua confiança. Em vez de duvidar, diga que você pode fazer isso e seu discurso ou apresentação será ótimo.

7. Aprenda com seus discursos anteriores

Se você teve uma experiência ruim, não tome isso como um obstáculo, mas como uma lição no caminho para a melhoria.

Pergunte a si mesmo o que você pode fazer melhor, o que deu certo e o que não deu. Reconheça seu sucesso.

Afinal, você conseguiu e não deixou suas dúvidas prevalecerem. Faça um plano para o próximo discurso. Escreva tudo, treine e melhore. Com o tempo, você superará seu medo de falar em público e se sentirá confortável.

8. A prática leva à perfeição

Sem a prática ou treinamentos você com certeza não será um bom orador. Além disso, nunca conseguirá ficar na frente de um grupo maior de pessoas e fazer um bom discurso.

Saiba que mesmo os melhores oradores como John F. Kennedy passam muitas horas preparando seus discursos. Então, esses discursos parecem muito simples. Como a maioria das habilidades, falar em público requer preparação e isso envolve praticar.

Você pode se olhar no espelho e observar sua linguagem corporal, seus gestos e expressões faciais, mas também como você age em geral. Você pode gravar sua voz e ouvi-la para saber o que precisa ser melhorado.

Ou ainda, você pode treinar sua fala com alguém ou começar a frequentar aulas de oratória para ajudá-lo a melhorar essa habilidade. Não importa como você treina, é assim que você treina e é disso que virão bons resultados.

9. Não espere perfeição

Ninguém é perfeito, disso com certeza todos sabemos. Ninguém pode fazer um discurso ou apresentação 100% perfeita, nem mesmo os oradores públicos mais admirados como John F. Kennedy e Martin Luther King Jr.. Então, não se foque nisso, foque apenas em levar o material ao público e tente fazer isso da melhor maneira possível.

10. Procure ajuda profissional

Se você possui uma ansiedade de falar em público tão intensa e sente que realmente não consegue, você pode estar experimentando uma ansiedade mais geral que pode exigir terapia.

Isso é especialmente verdadeiro se você descobrir que até mesmo conversar com alguns amigos íntimos em uma reunião informal o deixa ansioso e com medo. Nesse caso, procurar ajuda profissional é o melhor a ser feito.

Outra solução para vencer a ansiedade e o medo de falar em público é se matricular em uma aula de oratória, onde você obterá aulas e treinamentos de que precisa para se tornar um orador eficaz e vencer o medo de falar em público.

Conclusão

Vencer o medo de falar em público é importante, e mesmo que você não esteja em uma situação que lhe obrigue a desenvolver essa habilidade, é importante começar a desenvolvê-la, pois isso será útil em algum momento de sua vida, seja na vida quotidiana, na vida profissional ou acadêmica.

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!