Comportamento

10 Dicas poderosas para você organizar melhor a sua vida

Como ser mais organizado?

Organizar sua vida tem muito a ver com abandonar certos hábitos e adotar outros. É um processo que pode levar um tempo, mas vale muito a pena.

Ser organizado e ver tudo organizado a sua volta pode ajudá-lo a ser mais produtivo ao mesmo tempo em que se sente confortável em seu quarto ou até mesmo no seu local de trabalho, por exemplo.

Ser organizado também é saber o que fazer e o que não fazer em cada novo dia, é conhecer seus objectivos e saber o que é necessário fazer para realizá-los. Resumindo, ser organizado é ter sua vida bem planeada para todas as suas futuras realizações.

Agora você já pode perceber o quanto isso é importante. Mas, como e o que fazer para ser mais organizado?

Preparamos algumas dicas que você deve seguir com atenção e encará-las como exercícios diários para você organizar melhor a sua vida. Confira:

1. Decida o que deve (ou não) fazer no seu dia a dia

Isso é simples. Você sabe exactamente o que tem feito durante todos os seus dias e sabe exactamente o que não devia estar fazendo.

Algumas actividades podem ser consideradas de grande importância e jamais devem ser deixadas para trás, estas actividades você com certeza sabe quais são…, mas outras, servem somente para tomar seu tempo e você deve se desfazer delas.

Considere seu dia como 24 horas que se vão e já não podem mais voltar, ou seja, se você não aproveitar as 24 horas de hoje, jamais contará com esse dia para realizar alguma coisa, pois o tempo não se recupera.

Se você aproveitasse melhor suas 24 horas de cada dia, com certeza produziria mais e teria tempo para organizar sua vida em todos os sentidos.

Contudo, isso não significa que você não deve pensar mais em sair um pouco para relaxar e se divertir, mas, que talvez algumas horas amais sendo gastas nesses desejos podem estar impedindo você de se organizar melhor.

2. Anote suas decisões

Você já descobriu o que deve e o que não deve fazer no seu dia a dia? Se sim, então é hora de anotar tudo.  Você pode fazer isso usando uma folha de papel, lembrando-se de sempre anotar aquilo que deseja fazer durante o dia.

Isso ajudará você a não se esquecer de nada, e caso se esqueça, tenha uma lista para olhar e se lembrar. Uma dica é fazer suas anotações em aplicativos que avisam aos usuários a hora de realizar uma tarefa por ele definido.

Com tudo anotado já pode passar para a dica 3.

3. Comece pelo mais importante

Depois que você anotar tudo o que irá fazer durante o dia, separe as tarefas mais importantes das menos importantes e comece o seu dia por elas. Talvez você ache melhor começar pelas menos importantes por talvez poder terminar todas elas em pouco tempo, mas, se você tem o dia para lavar suas roupas e fazer actividade física, pode ser melhor lavar sua roupa primeiro.

4. Aprenda a controlar seu tempo

O controlo do tempo é mais do que importante para organização da vida de qualquer pessoa. Afinal, é no tempo onde tudo acontece. Sendo assim, devemos estar bastante atentos nele.

Uma dica para você saber controlar melhor o seu tempo é saber tudo o que fará a cada hora do seu dia.

Isso mesmo. Liste as suas tarefas diárias e defina as horas em que elas serão executadas. Isso vai lhe ajudar muito a saber em que tempo deve trabalhar ou descansar, por exemplo.

5. Estabeleça metas

Se você acha desnecessário estabelecer metas está se condenando a desorganização. Estabelecer metas é uma maneira de ensinar a si mesmo a deixar certos hábitos e adotar outros para chegar ao que será benéfico para você.

Por exemplo, estabelecer como meta a realização de todas as actividades diárias implicará a abstenção de certas distracções e exigirá mais esforço e dedicação, mas tornará você mais organizado e produtivo.

6. Organize tudo em sua casa

Se você está querendo organizar a sua vida, mas se nega a organizar as coisas em sua própria casa, lamento lhe informar, mas você está perdendo seu tempo com esta tentativa. Uma pessoa organizada não é aquela que tem apenas seus planos bem traçados, mas aquela que organiza tudo à sua volta antes mesmo de organizar seus objectivos.

7. Se desfaça de tudo o que não precisa

Por que razão você estaria acumulando coisas que não servem para nada?

Isso não se refere apenas a objectos desnecessários em sua casa, como também os pensamentos que não ajudam você em nada. Entretanto, se desfazer disso pode ajudar você a preparar o caminho para ser mais organizado.

8. Gaste sempre (e apenas) com que for necessário

Quando o assunto é “ser organizado” as finanças jamais devem ser deixadas de lado. Ter uma vida organizada envolve ter suas finanças bem controladas e organizadas. Para isso, é preciso saber utilizar seu dinheiro, ou seja, gastá-lo com o que realmente for necessário comprar.

9. Use a tecnologia a seu favor

Para organizar sua vida é preciso desenvolver hábitos diferentes. Isso você mesmo pode fazer. Mas usar a tecnologia pode ajudá-lo muito a tornar sua vida mais organizada.

Hoje você pode ter sua lista de tarefas diárias no celular, ou uma agenda no seu computador.

Assim, torna-se mais fácil estar sempre atento ao que deseja fazer hoje ou no dia seguinte, pois você leva consigo o seu celular para onde quer que esteja, e assim, acaba levando consigo a sua lista de tarefas.

Alguns aplicativos podem ajudá-lo a organizar a vida de forma eficiente. Mas abaixo você verá listados alguns deles.

Aplicativos para ajudar você a ter uma vida organizada

É verdade que alguns aplicativos foram desenvolvidos para ajudar as pessoas a serem mais organizadas e produtivas no trabalho. Se funcionam? Claro que sim. Vários aplicativos podem ajudar você a melhor organizar a sua vida de várias maneiras.

Em alguns deles você pode, por exemplo, listar suas tarefas e prioridades diárias e ser notificado para não se esquecer de realizar nenhuma delas. Outros permitem ainda que você organize suas tarefas no trabalho e compartilhe com seus colegas de trabalho, caso ache necessário.

Vamos conhecer alguns deles? Veja a lista abaixo:

  1. Google Keep – Este aplicativo foi desenvolvido para registar ideias, actividades e insights, mas esta não é a única oferta do Google Keep, já que ele também oferece funcionalidades interessantes como a transcrição de voz e possibilidade de criar lembrete e associá-los a locais. O Google Keep possui uma interface simples e é dividido em 4 partes: fotografias, gravações, listas e anotações, você pode organizar suas ideias do seu jeito e sem complicações.
  2. Clear Focus – Este aplicativo funciona como um cronómetro, possibilitando ao usuário intercalar trabalho e descanso. Ele é baseado na técnica Pomodoro, em que o trabalho é dividido em tempos de 25 minutos e intervalos de 5 minutos.
  3. Todoist – Todoist funciona como uma agenda. Entretanto, você pode colocar prioridade, data, dia, hora e suas dívidas que ele fará questão de lembrar e avisar você. O aplicativo está disponível no iTunes e Google Play. Outras vantagens desse app envolve a possibilidade de criar uma conta e permitir que seu parceiro tenha acesso às tarefas que você separou. Além disso, você ganha pontos se cumprir todas as suas tarefas do dia.
  4. Remember the Millk – Este aplicativo se parece com o anterior, já que ele também permite que você organize suas tarefas em uma lista. A grande diferença é que este aplicativo envia lembrete por e-mail e SMS e você pode compartilhar suas tarefas e sincronizar documentos.

O bom de todos esses aplicativos é que foram pensados para deixar seus usuários mais organizados e produtivos. Se você deseja ver outras opções de aplicativos com este mesmo propósito, sugiro que leia nosso artigo sobre: 8 Aplicativos que vão te ajudar a ser mais organizado e produtivo no trabalho.

10. Comece agora mesmo a organizar a sua vida

Se você sabe por que é importante manter uma vida organizada certamente não há razões para deixar isso para depois. Você está aqui para saber como ser mais organizado, entretanto, a forma mais eficiente de aprender é praticando.

Sendo assim, lhe convido a pôr em prática estas dicas que passei para você e começar a experimentar uma vida mais organizada e produtiva.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!