Comportamento

Como saber se uma pessoa fuma escondido

Como saber se uma pessoa fuma escondido? Todos nós temos conhecimento da famosa frase “fumar mata” que inclusive vem escrita nos maços de cigarro. Mas os riscos desta prática não existem apenas quando se trata de fumar cigarros. A maconha, por exemplo, é outra droga muito usada e que traz igualmente vários prejuízos à saúde.

Embora, para alguns, a maconha permite que tenham sensações agradáveis e sintam-se relaxados após o uso, outros experimentam ansiedade, sensação de pânico, paranoia ou alucinações enquanto usam essa droga. Essa é uma das razões para que você jamais comece a fumar ou permite que seu filho ou alguém próximo a você caia nesse vício.

Os prejuízos de fumar são vários, desde envelhecimento precoce até ao risco de doenças graves como o câncer, saiba que 90% dos casos de câncer do pulmão ocorrem por causa do tabaco.

Entretanto, apesar de que há também adultos a inclinarem-se a essa prática prejudicial, isso se tornou mais frequente em jovens e adolescentes, já que é durante essa idade que muitos querem provar de tudo. Felizmente, você pode evitar que alguém caia nisso ou deixe dessa prática caso tenha se tornado viciado. Mas, torna-se complicado quando a pessoa o faz as escondidas.

Contudo, existem alguns sinais que podem ajudar você a saber se uma pessoa fuma escondido. Nesse artigo nós mostraremos alguns dos mais comuns deles para você.

Como saber se uma pessoa fuma escondido

Saber se uma pessoa fuma escondido as vezes não é assim tão difícil, já que tudo fica claro em sua aparência e no seu comportamento. Pessoas que fumam escondido não conseguem eliminar todos os sinais que evidenciam essa prática, você pode ter certeza que existirá pelo menos um sinal claro de que ele tem usado tabaco escondido.

Mas veja alguns dos sinais mais comuns que ajudarão você a saber se uma pessoa fuma escondido:

1. Alguma evidência física

Pessoas que estão nem aí para as drogas certamente não têm prazer nenhum em andar com elas. Portanto, você deve desconfiar se encontrar maços de cigarro, isqueiro, fósforo ou qualquer outra evidência nas coisas do seu filho ou de qualquer outra pessoa, pois este é um dos sinais mais óbvio de que ele fuma escondido.

2. Olhos avermelhados

É um fato que olhos avermelhados não representa um sintoma exclusivo do uso de drogas, mas você pode desconfiar de alguém que aparece com os olhos constantemente avermelhados, já que fumar atribui realmente cor vermelha aos olhos.

Contudo, outras coisas podem fazer com que os olhos fiquem avermelhados, como falta de sono, alergias, irritação nos olhos e outras. No entanto, caso ele não apresenta nada disso como justificativa, talvez seja realmente por ter fumado as escondidas.

Todavia, algum outro sinal acompanhando os olhos avermelhados poderá trazer certeza a você de que aquela pessoa tem fumado.

3. Dentes amarelados

Um dos sinais muito comum em pessoas que fumam há um bom tempo é a cor amarelada de seus dentes, embora algumas saibam como evitar isso. Fumar deixa os dentes manchados, e isso pode acontecer até mesmo com aqueles que preferem “apenas” o cigarro, já que este também contribui fortemente no aparecimento de manchas amarelas nos dentes.

4. Cheiro na boca ou na roupa

Outro sinal (um dos mais fáceis de ser percebido) é o cheiro. O cheiro de cigarro, por exemplo, é muito conhecido e você com certeza sabe identificá-lo sem muito esforço, basta senti-lo que percebe logo que se trata do cheiro de cigarro, o mesmo acontece com o cheiro de outras drogas.

As pessoas que fumam escondido podem até tentar de tudo para ocultar o cheiro usando perfume e enxaguantes bucais, mas algum dia você conseguirá notar quando estiver conversando com um deles, pois algumas drogas possuem um cheiro muito forte e esse cheiro de tão forte que é nunca é eliminado totalmente. Entretanto, se não na roupa, será no seu hálito, mas o cheiro sempre aparece em algum momento, mesmo que não tão forte.

5. Mudança de comportamento

Uma pessoa que fuma escondido apresenta um comportamento totalmente diferente em casa, no trabalho e até mesmo na escola. O consumo regular de maconha, por exemplo, pode fazer com que a pessoa se torne mais rude e perca interesse em sua própria beleza e higiene. Ele também pode sentir um aumento do desejo sexual.

6. Muita fome (excesso de apetite)

Quando uma pessoa começa a fumar seus hábitos alimentos mudam completamente, isso porque passa a sentir mais fome do que o normal.

Se você é uma Mãe, facilmente notará que seu filho está comendo mais do que comia, mas você deve prestar muita atenção a outros sinais que podem aparecer ao mesmo tempo, como a mudança da cor dos olhos ou o cheiro de fumaça, por exemplo. Se isto acontecer, você pode ter certeza que seu filho fuma escondido.

7. Risos descontrolados

Mesmo que a pessoa seja divertida e muito engraçada, sempre deve haver um motivo para rir, mas não é o que acontece com pessoas que fumam escondidos, pois elas simplesmente acham engraçados coisas que em seu estado normal com certamente não achariam, ou seja, elas riem de tudo e mesmo sem motivo algum. Entretanto, isso é mais frequente em pessoas que fumam maconha ou outras drogas pesadas. É possível que alguém que fuma cigarro nunca apresente esse sinal.

8.Tontura

Esse é mais um sinal comum de que uma pessoa fumou maconha, ela fica tonta e descoordenada. Pessoas que fazem o uso desta droga encontram dificuldade em caminhar e reclamam de tontura.

Mais sinais de quem fuma maconha

Falando somente da maconha, podemos mencionar outros sinais que deixam claro se a pessoa tem usado a droga escondido ou não. Veja outros sinais de uso da maconha:

  • Sono excessivo;
  • Falta de motivação;
  • Sede intensa;
  • Esquecimento de algo que acabou de acontecer;
  • Falta de energia.

Como aconselhar alguém que fuma escondido

Como aconselhar alguém que fuma escondido

Você pode dizer a pessoa o quanto o uso destas drogas pode ser prejudicial à saúde. Mas, certifique-se de que a pessoa não está sob efeito da droga quando estiver conversando com ele, pois isso pode fazer com que ele não acompanhe o que você está dizendo para ele, ou até mesmo apresente um comportamento que o impossibilita de continuar conversando com ele.

Se a pessoa acha impossível parar de fumar, recomende um bom tratamento para ele, hoje em dia existem vários tratamentos que podem funcionar muito bem para ele. Você deve mostrar para ele que é possível sair dessa, afinal, muitos passaram pelo mesmo e hoje estão livres desse maldito vício.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!