Saúde e bem estar

Como saber quanta água beber todos os dias

Você toma café ou refrigerante todos os dias?

Café e refrigerantes geralmente são ricos em cafeína, e a cafeína atua como um diurético que pode desidratar o corpo.

E pior ainda: refrigerantes, sucos de frutas e outras bebidas açucaradas são as principais fontes de frutose, adoçante que causa muitos danos à saúde.

Quando seu corpo perder entre um e dois por cento de seu conteúdo total de água, ele sinalizará isso fazendo você sentir sede.

Seu corpo usa a sede como um guia para que você saiba que precisa beber água e para atender às suas necessidades diárias de água.

Porém, quando você perceber que está com sede, você já pode estar um pouco desidratado. Geralmente não prestamos atenção à sensação de sede porque estamos imersos no trabalho ou dirigimos o carro.

Tanto é verdade que existem estudos que mostram que cerca de 75% de nós estamos permanentemente desidratados e, embora isso indique que precisamos beber água, ainda estamos abaixo do nível ideal. Você pode acreditar que está hidratado quando toma refrigerante, mas isso, como já vimos, contribui ainda mais para a desidratação.

E toda essa desidratação se torna ainda mais grave e pronunciada nas pessoas mais velhas. Portanto, é muito importante aprender a reconhecer (e prestar atenção) aos sinais que seu corpo lhe envia o tempo todo:

Sinais de que seu corpo está desidratado

  • Fadiga permanente, mudanças repentinas de humor
  • Sentir fome, mesmo tendo comido recentemente
  • Dor nas costas ou nas articulações
  • Pele opaca, seca ou enrugada
  • Diminuição da quantidade de urina e sua coloração escura, acompanhada de prisão de ventre

Sugiro que você fique atento a algum desses sintomas, para saber se deve beber mais água (nem mais café nem mais refrigerante).

Dos sintomas anteriores, um dos mais importantes é a cor da urina. Você deve beber água suficiente para mudar a cor da urina de amarelo para uma cor clara, quase transparente.

A urina de cor escura é um sinal de que os rins estão retendo líquidos para manter as funções corporais. Como resultado, sua urina parecerá muito concentrada e de cor escura. E você pode urinar, por isso mesmo, com muito menos frequência.

Se você estiver tomando vitaminas, lembre-se de que a vitamina B2 torna a urina amarela brilhante, quase fluorescente, o que pode dificultar um pouco a identificação da verdadeira cor da urina.

Além disso, uma pessoa saudável urina em média sete ou oito vezes por dia. Se a sua urina for escassa ou se você não tiver urinado por várias horas seguidas, isso também é uma indicação de que você não está bebendo água suficiente.

Leia também:

Mostrar Mais

Leia Também

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative seu bloqueador de anúncios! Usamos anúncios para garantir a manutenção deste blog. Portanto, se você deseja continuar lendo nosso conteúdo de forma gratuita, desative o seu bloqueador de anúncios e atualize a página!