CuriosidadesNegócios

Como os clubes de futebol ganham dinheiro?

Como os clubes de futebol ganham dinheiro?

Como todos sabemos, os clubes de futebol arrecadam muito dinheiro, o suficiente para remunerar seus jogadores, para além dos treinadores, técnicos e outros.

Mas, algo que gera uma grande curiosidade é como realmente eles conseguem arrecadar tanto dinheiro, sendo que muito pagam milhões para seus jogadores e continuam financeiramente estáveis.

Geralmente, quando essa questão é colocada, a maneira mais óbvia que grande parte das pessoas imagina a respeito de como os clubes ganham dinheiro é através das vitórias dos clubes nos jogos ou campeonato, porém, até mesmo aqueles clubes conhecidos por não vencerem nenhum campeonato e não ganharem constantemente os jogos, são clubes que conseguem arrecadar muito dinheiro.

Mas então, qual seria outra forma usada por esses clubes para ganhar dinheiro?

Na verdade, existem várias formas de como um clube de futebol ganha ou pode ganhar dinheiro. Listamos algumas delas abaixo. Lembrando que essas formas de ganhar dinheiro também valem para outros tipos de desportos, ou melhor dito: clubes de outros esportes usam algumas dessas formas mencionadas para então arrecadarem dinheiro.

Veja então algumas formas adotadas pelos clubes para ganharem dinheiro:

Transmissões televisivas

Como ganham com isso?

O que acontece é que os clubes vendem seus direitos de transmissão de jogos para as emissoras de televisão e arrecadam dinheiro com isso. Há quem diz que para muitos clubes, esse é a principal forma de ganhar dinheiro, enquanto outros mencionam outras possibilidades como sendo as principais, como a venda de bilhetes e publicidade, por exemplo.

Competições/Campeonatos

Os campeonatos desafiam os times a serem mais fortes, com a promessa de receberem milhões e mais alguma coisa caso vençam, mas, há também alguma coisa para quem pelo menos consiga se posicionar entre os outros clubes da competição.

Entretanto, os clubes de futebol são pagos pelas boas colocações em campeonatos nacionais e internacionais. O prémio é ainda maior quando o clube vence o campeonato, e lembre-se que sempre se trata de milhões e mais outros prémios.

Venda de jogadores

Alguns clubes chegam a formar jogadores que com o tempo, devido ao seu atraente desempenho chegam a custar milhões e são vendidos para outros clubes interessados neles. Esse é um negócio praticado por grandes clubes, esses clubes recebem dinheiro por permitir a quebra antecipada de contrato com seus jogadores.

Se você é um atento por futebol já deve ter visto alguma vez um jogador sendo vendido para outro clube e sabe que são normalmente contratos que envolvem milhões, mesmo quando não se trata de um jogador bastante conhecido a nível mundial, já que, para o clube comprador, o que realmente importa é o seu desempenho em campo do jogador a ser comprado.

Entretanto, esse negócio milionário acaba rendendo muito para vários clubes.

Existem outras formas de como os clubes de futebol ganham dinheiro?

Sim. Para além das possibilidades acima mencionadas, existem ainda outras que garantem aos clubes uma boa quantia em dinheiro, como:

  • Bilhetes – Os ingressos para os jogos também contribuem para o crescimento da renda dos clubes de futebol.
  • Publicidade – Hoje em dia, muitos clubes de futebol, dos poucos aos mais famosos internacionalmente e mesmo aqueles cuja popularidade está apenas em seu país, têm a publicidade como uma, se não a principal fonte de rendimento.
  • Jogos amistosos – Em muitos casos, jogos amistosos costumam ser uma aposta entre duas equipas, o que acaba rendendo para a equipa vencedora.
  • Estádios – Os clubes que têm seus próprios estádios também encontram uma forma de ganhar dinheiro com isso. Basicamente, eles ganham com a venda direta ou o aluguel de stands de venda em propriedades do clube.
  • Venda de propriedade intelectual – Você provavelmente já deve ter visto produtos com símbolos de times de futebol conhecidos. Na verdade, quem ganha com esses produtos não são apenas os seus vendedores, mas os times também acabam ganhando uma percentagem sobre as vendas de produtos contendo seus símbolos.
  • Patrocínios – Vários clubes recebem patrocínios de marcas bem-sucedidas ou de empresários – o que os dá mais dinheiro.
  • Jogos de exibição – Isso geralmente acontece com os clubes de futebol mais famosos – são pagos para jogos de exibição.
  • Doações – Alguns adeptos e fãs decidem fazer doações ao clube pelo qual são torcedores. Em casos mais raros, alguns chegam até a deixar uma herança para o clube. Isso também significa uma forma de como os clubes de futebol ganham dinheiro.

Clubes novos podem ganhar muito dinheiro como os antigos?

Sim, mas dependendo de qualquer uma das formas de lucrar mencionadas acima, é pouco provável. Isso porque o valor que um clube arrecada é, em muitos casos, definido pelo valor do clube em si, e esse valor será definido pelas conquistas do clube, pela reputação e desempenho dos jogadores, pela popularidade e por tantos outros factores.

Pense comigo, se você tivesse uma empresa, aceitaria pagar para estampar a sua marca na camisola de um clube sem popularidade alguma, ou em clube que quase não realiza jogos? É claro que não, pois isso não trará o retorno esperado.

Isso acontece em tudo. As emissoras de TV não vejam interesse em comprar o direito de transmitir a partida de um clube que não tem adeptos, a menos que confronte um grande clube.

O resto você já pode imaginar… mas, é possível que clubes novos façam muito dinheiro, principalmente se tiverem um bom patrocinador ou se possuírem um bom estádio, ou ainda, se conseguirem boas doações e vencerem competições.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!