Cuidado domiciliar

Como limpar espelho: 4 Passos para uma limpeza correta e sem manchas 

Como limpar um espelho é um assunto muito pesquisado e uma dúvida para muitas pessoas. É sempre um grande desafio limpar o espelho sem deixar manchas ou causar qualquer dano, principalmente quando não se conhece os produtos certos para utilizar e o procedimento, não é mesmo?

Para eliminar essa dificuldade, escrevemos esse artigo completo explicando o passo a passo de como limpar espelho. Este artigo contém tudo para que as suas limpezas sejam mais fáceis e práticas a partir de hoje. Continue lendo para saber mais.

O que não usar para limpar espelho

O que não utilizar para limpar o espelho
Mulher limpando espelho.

Para evitar riscar ou manchar o seu espelho, é preciso tomar alguns cuidados quanto aos produtos a utilizar na limpeza do espelho. Alguns produtos para não usar na hora de limpar o espelho são: lixa, amoníaco, cloro, esponja áspera, panos de qualquer tipo, entre outros.

O que não fazer ao limpar o espelho

Existem também alguns procedimentos que devem ser evitados ao limpar espelho, tais como:

Aplicar o produto direto no espelho

Fazendo desse jeito você tem maiores chances de manchar o espelho. O recomendado é aplicar a solução no pano e com ele limpar o espelho cuidadosamente, tendo em mente que está lidando com um material frágil.

Além disso, aplicar o produto direto no espelho pode ocasionar as famosas manchas pretas de desgaste e, caso o seu modelo tenha moldura, pode fazer com que a cola usada na montagem solte.

Usar produtos abrasivos

O lado verde da esponja, por exemplo, não pode entrar em contato com o espelho, pois ele risca muito fácil. Além disso, evite usar bombril e qualquer outro produto que estrague seu espelho.

Uma dica: Panos de microfibra são perfeitos para lavar espelhos, já que não soltam fiapos.

Deixar o produto no espelho

Isso é um erro que pode tornar difícil o processo de limpeza do seu espelho. Por exemplo, se você passar um pano contendo a solução com vinagre no seu espelho e não retirá-la imediatamente, você poderá notar manchas no espelho que isso irá causar e terá dificuldade em removê-las do espelho.

Por isso, recomendamos que você seque o espelho imediatamente após passar o produto, ou seja, assim que passar um pano com produto no espelho, venha com outro pano limpo para retirar e lustrar.

4 Passos para limpar espelho de forma correta

4 Passos para limpar espelho de forma correta
Limpando o espelho corretamente.

Depois de alguns cuidados que você já sabe que deve ter na hora de limpar o espelho, vamos dar a você 5 dicas que serão também um passo a passo para você limpar seu espelho de forma correta e sem deixar manchas nele. Confira as dicas abaixo:

1. Passe um pano seco no espelho

Antes de ir para uma limpeza mais avançada do espelho você precisa remover alguns grãos de poeira e outras partículas que podem criar pequenos arranhões ou desgastar o vidro. Para isso, use um pano seco ou um espanador sobre a superfície.

2. Use esponjas e panos macios

É certo que a limpeza do espelho não pode ser feita com qualquer tipo de pano ou esponja. No entanto, a dica é procurar opções menos ásperas, de material macio e que não solte fiapos. Isso ajudará a evitar arranhões e o famoso efeito embaçado na superfície do espelho. Uma boa sugestão de pano para usar na limpeza do espelho é o pano de microfibra.

3. Use os produtos certos para fazer a limpeza do espelho

Outro passo importante para limpar o espelho é a escolha dos produtos para usar durante a limpeza e evitar manchas ou desgaste. Quanto a isso, a dica que damos para você é deixar de lado a água sanitária e escolher produtos próprios para esse tipo de limpeza, como um limpa vidros, ou então que tenham fórmulas menos abrasivas, como sabão neutro.

Você também pode usar um pouco de álcool ou a água quente na hora de limpar o espelho. Se preferir uma opção mais econômica navegue mais abaixo e veja nossas dicas de misturinhas caseiras para limpar o espelho sem deixar manchas.

4. Finalização

Para finalizar e garantir uma superfície mais brilhante, use um papel toalha seco. Isso irá remover qualquer excesso de produto que possa danificar o vidro a longo prazo, além de evitar o aspecto embaçado e opaco. Faça isso e observe você mesmo o resultado!

Receitas caseiras e misturinhas para deixar o espelho mais limpo

Existem também algumas misturinhas caseiras que vão te ajudar a economizar com os produtos, mas garantir que seu espelho brilhe como nunca. Veja algumas delas abaixo e como aplicar no espelho:

1. Vinagre e água

Para fazer a misturinha de vinagre e água para limpar espelho você precisa de:

  1. Uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água;

Para fazer:

  1. Coloque num borrifador ou pulverizador;
  2. Aplique a mistura em uma esponja para que seja mais fácil limpar o espelho;
  3. Passe a esponja do lado macio no espelho, assim você evita que o espelho ganhe riscos;
  4. Com um pano limpo, lustre os vidros e espelhos em movimentos circulares;
  5. Finalize a limpeza do espelho com um pano seco!

2. Detergente neutro

Para limpar o espelho com detergente neutro você precisa antes fazer uma mistura de:

  1. 100ml de água com quatro gotinhas de detergente neutro.

Como aplicar:

  1. Passe a mistura no pano ou esponja macia e aplique para limpar o espelho;
  2. Use um pano seco e limpo, que não tenha fiapos (como o pano de microfibra, já mencionado acima), para lustrar o espelho;
  3. Caso ache necessário, use um cotonete para limpar os cantinhos do espelho. Com isso, seu espelho irá brilhar como nunca.

É possível remover manchas pretas no espelho?

Não, infelizmente não existe a possibilidade de remover essas manchas pretas do seu espelho com essas dicas de como limpar espelho que demos para você ou qualquer outra que você possa achar em algum lugar.

Isso significa que você precisa se acostumar com elas ou comprar um espelho novo, ou, se  seu espelho não possui manchas pretas, saber cuidá-lo para evitar isso.

Essas manchas normalmente aparecem devido a película de prata que transforma o vidro incolor em um espelho. Ela requer uma tinta especial para protegê-la da umidade. A falta dessa tinta especial pode deixar o espelho vulnerável à oxidação, ocasionando as famosas manchas que não saem com as dicas de como limpar espelho.

Ledia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!