O que é BODIVA, como funciona e como investir na bolsa de valores de Angola

Comece depois da publicidade

Entender como funciona a bolsa de dívidas e valores de Angola (BODIVA) é importante tanto para investidores nacionais quanto estrangeiros que desejam investir nela, ou até mesmo para aqueles que possuem planos futuros de investimento em bolsa de valores.

Se esse é o seu caso, o conteúdo apresentado será vantajoso para você. Abaixo você saberá mais sobre o que é bolsa de valores, como funciona, qual é a bolsa de valores de Angola e como você pode investir nela.

Começaremos por conhecer a bolsa de valores de Angola, antes mesmo de aprofundarmos mais sobre o seu funcionamento e as opções de investimentos disponíveis.

A bolsa de valores de Angola

A bolsa de valores de Angola é denominada BODIVA (bolsa de dívida e valores de Angola), sediada em Luanda. A BODIVA é regulamentada e fiscalizada pela comissão de mercado de capitais (CMC).

Em 2020, a bolsa de valores de Angola registou um aumentado de 35% do montante negociado face a 2019, sendo que neste mesmo ano o volume de negócios foi de 1,18 bilhões de kwanzas.

Agora você já conhece a bolsa de valores de Angola, porém, é bem provável que você tenha ainda dúvida e queira saber o que é de facto uma bolsa de valores e como funciona. No entanto, logo abaixo você estenderá melhor sobre bolsa e estará dentro do assunto.

O que é “bolsa de valores” e como funciona

Como funciona a bolsa de valores
Como funciona a bolsa de valores

A bolsa de valores é um mercado por onde são negociados valores mobiliários e outros activos financeiros.

Em geral, as acções são os activos financeiros mais negociados na bolsa de valores, por conta de suas grandes vantagens, como o potencial de retorno, pois quando alguém investe na compra de acções de uma empresa e essa empresa cresce num determinado período de tempo, o investidor beneficia desse crescimento.

Isso pode ser através dos dividendos (parte do lucro da empresa) que poderá receber, ou ainda da valorização do preço das suas acções que poderão ser revendidas a preços mais altos.

Para o accionista (aquele que detém acções de uma empresa) isso significa uma fonte de rendimento que resulta do seu investimento.

Imagine comprar acções de uma empresa e essa mesma empresa crescer tanto ao ponto do preço das suas acções duplicarem, ou seja, você comprou a um preço X e depois de algum tempo as acções começarem a valer o dobro, não seria uma boa ideia revendê-las a outros investidores?

Publicidade

Bem, isso também é uma possibilidade.

Essas e outras vantagens fazem com que maior parte dos investidores prefiram investir na compra de acções na bolsa de valores ao invés de outros activos.

Porém…

Levando isso a realidade angolana o cenário muda completamente, pois ainda não é possível comprar acções de empresas cotadas na bolsa de dívidas e valores de Angola (Bodiva), isso porque actualmente os únicos activos financeiros transacionados pela BODIVA são: títulos de tesouros e unidades de participação de fundo de investimento.

Tão logo seja possível investir em acções na bolsa de valores de Angola, os procedimentos inicias para investir nesse negócio serão basicamente: possuir uma conta custódia em uma corretora ou em um banco.

Existe uma lista de bancos membros da BODIVA que você pode conferir nesse artigo.

Outras opções de investimentos na bolsa de valores de Angola

Existe uma base de conhecimento necessária para começar a investir na bolsa de valores mesmo que não seja em acções.

No entanto, se você quer começar a investir na bolsa de valores em Angola é preciso que saiba pelo menos o básico e entenda como tudo funciona, pois, como qualquer outro investimento, existem riscos ao investir na bolsa e caso você entre nisso sem qualquer conhecimento pode se arrepender depois.

Contudo, considerando o facto de que não é possível investir na compra de acções em Angola através de bolsa, você tem como alternativa os títulos de tesouros.

O que são títulos de tesouros e como investir neles

De acordo com Portal do investidor, os títulos de tesouros são títulos financeiros públicos emitidos pelo tesouro nacional que garantem segurança e rentabilidade conforme o prazo definido.

Para investir em títulos de tesouros você precisa conhecer o portal do investir, que serve exatamente para facilitar a compra de títulos de tesouros pelos investidores. Entretanto, o valor mínimo para investir em títulos de tesouros é de 50.000Kz (Cinquenta mil kwanzas).

Através do Portal do investidor, você pode simular um investimento de um determinador valor (igual ou superior ao valor mínimo) e saber em pelo menos um ano, quanto teria como lucro.

Vantagens de investir em títulos de tesouros

O investimento em títulos de tesouros oferece vantagens que vão desde segurança, liquidez, acessibilidade até a alta rentabilidade.

Considerações finais

Considerando que investir na bolsa de valores em Angola é uma questão que envolve bastante conhecimento, você precisa conhecer as informações disponíveis no site oficial da BODIVA e no Portal do investidor. É com base nessas e outras informações complementares que você aumentará suas chances de se dar bem como investidor na bolsa de valores de Angola.

error: Conteúdo protegido !!