Como funciona a compra de acções? É possível comprar acções na bolsa de valores de Angola?

Como funciona a compra de acções? Eu posso comprar acções na bolsa de valores de Angola?

Quando ouvimos falar em acções e como elas podem mudar nossas finanças pensamos logo em saber a fundo como tudo funciona e como começar a investir nelas. Não é mesmo?

As acções são pequenas parcelas de empresas de capital aberto que buscam por financiamento em troca de participações nelas. Vamos entender melhor isso:

Suponhamos que eu compre 25% das acções de uma empresa. Eu, na condição de accionista, serei dono de uma parte da empresa e receberei uma quota equivalente a percentagem adquirida.

Em geral, as acções colocadas à venda pelas empresas podem ser compradas por qualquer pessoa, ou seja, qualquer pessoa pode investir na compra de acções de uma empresa cotada na bolsa de valores.

E como descrito no exemplo acima, cada investidor que compra acções de uma empresa passa automaticamente a ser dono de uma parte da mesma empresa que pode (o investidor), futuramente, se desfazer dela.

As vantagens da negociação de acções estão tanto do lado da empresa quanto do accionista, pois, a empresa passa a ter mais capital para investir, enquanto que, o accionista passa a receber dividendos (parte dos lucros) da empresa e tem isso como fonte de rendimento resultante do seu investimento.

Como funciona a bolsa de valores na compra e venda de acções

O funcionamento da bolsa de valores na compra e venda de acções inicia a partir do momento em que uma determinada empresa que busca por capital para investir coloca as acções que são partes dela na bolsa de valores para serem negociadas.

Posteriormente, os investidores que manifestarem o interesse de comprá-las seguem o procedimento por meio de uma corretora de valores e assim que adquirem as acções tornam-se acionistas daquela empresa.

Entretanto, à medida em que a empresa for crescendo e o preço das acções aumentarem, os detentores das acções podem manifestar o interesse de vender as suas acções a preços mais altos para outros investidores com o principal interesse de lucrar, ou simplesmente se desfazer delas (também acontece).

Mas o contrário disso também é possível, pois algumas empresas podem enfrentar dificuldades e, mesmo que o acionista queira vender as suas ações, por conta dessas dificuldades da empresa, os investidores acabam desistindo da ideia de comprar e o preço das acções cai, podendo estar abaixo do preço inicial de venda.

Quando isso acontece, os prejuízos afectam directamente o accionista, para além da empresa. Por isso, é importante pensar bem e ponderar certos aspectos na hora de investir na compra de acções de uma empresa.

É basicamente assim que funciona o mercado de acções.

É possível comprar/investir em acções em Angola?

A BODIVA (bolsa de dívida e valores de Angola) encontra-se ainda em fase de desenvolvimento, e actualmente, não é possível investir em acções através dela. Os únicos activos financeiros transacionados pela BODIVA são: títulos de tesouros e unidades de participação de fundo de investimento.

Como investidor, a alternativa às acções mais fácil para investimento são os títulos de tesouro, que exigem um capital mínimo de 50.000Kz e o seu lucro é anual. Entretanto, para começar a investir em títulos de tesouro é necessário conhecer o portal do investidor.

Através do portal do investidor é possível simular um investimento em títulos de tesouros e ter uma ideia de quanto seria o seu lucro em um ano ou até mais.

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!