Comportamento

Como gerir bem o tempo: 10 dicas infalíveis para controlar seu tempo

O que você acha de aprender a fazer uma gestão perfeita do seu tempo? Muitas pessoas as vezes acham que seu tempo é bastante insuficiente para realizar suas tarefas, mas isso não é verdade. O dia não precisa de mais horas para que suas tarefas sejam realizadas a tempo. O que você precisa é apenas começar a gerir o seu tempo do jeito certo.

Então, se você tem tido problemas com o seu tempo não precisa se atormentar mais, acompanhe com muita atenção este conteúdo e aprenda a controlar seu tempo.

Como gerir bem o seu tempo?

Como gerir bem o tempo

Gerir o tempo é uma tarefa muito simples, talvez difícil para pessoas que não têm domínio de si mesmo, pois, para saber gerir o seu tempo você precisa ter total domínio de sua consciência.

Listamos algumas dicas que irão te ajudar bastante na gestão do seu tempo, confira:

1. Planeje seu dia na noite anterior

Para evitar que você fique confuso ou fique com dúvidas do que fazer pela manhã adote o hábito de planejar tudo na noite anterior. Assim, você fica mais preparado para os desafios que estão por vir e evita procrastinar pela manhã em dúvida do que fazer primeiro.

2. Comece cedo

Se você sabe que não tem tido tempo suficiente para realizar suas tarefas, talvez seja por você não aproveitar as primeiras horas do dia para trabalhar. Tente acordar mais cedo e comece a realizar suas tarefas e consequentemente terá mais tempo.

3. Liste suas tarefas diárias

Uma óptima dica para gerir melhor o seu tempo é listar suas tarefas, saber o que vai fazer as 6h, onde estará as 12h, e com quem estará as 18h. No âmbito profissional, você deve listar as tarefas de acordo com o nível de prioridade, importância e dificuldade. Depois disso, você pode começar pelas mais difíceis ou por aquelas que devem ser terminadas primeiro.

4. Respeite sua lista de tarefas

Depois de fazer a sua lista de tarefas você terá que ser bastante responsável para cumprir o que você estabeleceu. Se decidir que irá escrever um livro das 7h às 10h, isso terá que ser exatamente assim, não vale dizer “vou ficar só mais 5 minutos escrevendo”, isso irá prejudicar o tempo que você teria para outra actividade.

5. Estabeleça no máximo três prioridades por dia

Você pode até achar pouco essa quantidade de tarefas que sugerimos para você ter como prioridade por dia. Mas, considere que durante o dia podem ocorrer situações indesejadas que poderão derrubar seus melhores planos.

Então, é bom que você tenha apenas três tarefas importantes por dia e outras menos importantes para fazer quando as três prioridades forem terminadas, pelo menos assim se você for interrompido com um telefone indesejado ou um pedido do chefe não terá muito que se preocupar em deixar de fazer as tarefas menos importantes para atender a esse pedido.

6. Não faça várias coisas ao mesmo tempo

A dica é concentrar-se em uma única tarefa por vez. Assim, você evita que algumas tarefas sejam malfeitas por você estar concentrado em várias ao mesmo tempo. Além disso, você realizará mais se escolher uma tarefa por vez.

7. Elimine as distrações

Um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que leva em média 23 minutos para você voltar a uma tarefa depois de se dispersar. Entretanto, vale muito a pena eliminar tudo o que pode distrair você durante o seu trabalho, televisão, celular, fofoca e outras coisas mais devem ser eliminadas.

Uma outra grande consequência da distração é que prejudica sua produtividade e diminui sua capacidade de concentração. Para evitar ser distraído enquanto trabalha você pode seguir as seguintes dicas:

  • Mantenha as notificações do seu telefone, tablete ou computador desligadas;
  • Use fones de ouvido enquanto trabalha para evitar que conversar de outras pessoas ou ruídos distraem a sua atenção;
  • Se seu trabalho não exige que você use as suas sociais, tente não navegar nas redes sociais;
  • Mantenha o seu telefone distante para evitar que você passa o tempo dando uma olhada nele;
  • Sempre que achar um artigo importante ou até mesmo uma notícia importante na internet, salve para ler depois;

8. Coloque o descanso pessoal na sua agenda

É normal querer trabalhar demais para alcanças bons resultados, mas você não deve deixar de considerar que o descanso é necessário. Aliás, você deve reservar um tempo em sua agenda para algumas actividades agradáveis e relaxantes, como ler um livro, praticar esportes ou assistir a um documentário, por exemplo.

9. Use o Google calendar

Na verdade, um outro aplicativo de calendário ou agenda pode servir. O mais importante é manter todos os seus compromissos anotados. O google calendar foi mencionado por ser gratuito, diferente de vários outros, e nele você pode configurar para enviar e-mails de lembrete de atividades importantes.

10. Estabeleça prazos para todas as tarefas

Isso vai te ajudar a ser mais organizado. Por exemplo, se seu chefe te der um prazo até quinta, você com certeza vai querer terminar na quarta para ter tempo de revisá-lo. Porém, você mesmo deve ser capaz de estabelecer prazo para as suas tarefas e sempre os cumprir.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!