Comportamento

9 Dicas de como fazer novos amigos depois dos 30

Fazer amigos é muito mais fácil na infância e na adolescência. À medida em que as pessoas crescem, fazer novos amigos se torna num grande desafio, principalmente quando atingem os trinta anos.

Isso com certeza não acontece com todos, mas, a maior parte das pessoas com idade entre os trinta e quarenta anos tem grande dificuldade em fazer novos amigos. Pensando nisso, preparamos esse artigo com dicas para ajudar qualquer um a fazer novos amigos depois dos trinta anos.

Por que é tão difícil fazer novos amigos depois dos trinta?

Por que é tão difícil fazer novos amigos depois dos trinta?

Existem diversas razões pelas quais é tão difícil fazer novos amigos depois dos trinta. Hoje as pessoas estão mais sozinhas do que nunca.

Mesmo com centenas de “amigos” nas redes sociais, maioria das pessoas tem menos companheiros do que o ideal. Isso porque a vida muda. Saímos da faculdade, casamos, temos filhos, precisamos dedicar mais ao trabalho. Aumentam nossas responsabilidades e o tempo livre para os amigos desaparece.

Além disso, alguns outros fatores que contribuem para que fazer novos amigos depois dos trinta se torne algo tão difícil são: pouca vida social, preocupação com a família, níveis mais elevados de individualidade, idade, poucas habilidades sociais, vergonha, fraco entusiasmo entre outros.

Você pode saber mais sobre isso no nosso artigo sobre: Por que é tão difícil fazer amigos depois dos trinta.

9 Dicas de como fazer novos amigos depois dos 30

Como fazer novos amigos depois dos trinta anos

Fazer novos amigos depois dos trinta pode ser mais fácil agora. Veja 9 dicas que vão te ajudar:

1. Não tenha vergonha de mostrar sua fraqueza

Tendemos a nos fechar emocionalmente na idade adulta. Experiências passadas ou relacionamentos ruins podem ser fatores contribuintes, mas evitamos intimidade emocional fora de nossos laços mais próximos.

Mas falar sobre o que o incomoda é na verdade uma coisa boa. Na maioria das culturas. E o bem-estar mental realmente precisa falar sobre seus sentimentos, mantê-los dentro de você nunca ajuda.

2. Reconecte-se com velhos amigos

Este é o jeito mais fácil de começar. Mesmo que você não tenha muitos amigos, certamente tem um punhado de conhecidos que por um motivo ou outro acabou se afastando.

Dê uma olhada na sua agenda ou nos seus seguidores do Instagram e pense nas pessoas que têm potencial para se tornarem amigos. Reaproxime-se dessa pessoa e a convide para “tomar uma”. (Proximidade é o primeiro passo).

3. Se apresente para seus vizinhos

Se aprensente aos seus vizinhos
Pessoas sorrindo e conversando.

Seus vizinhos podem ser seus primeiros amigos, apesar de que a maioria dos seus vizinhos nunca se tornarão seus amigos. Diferenças de idade, interesses, filhos… tudo isso pode ser um complicador.

Ainda assim, vale a pena se apresentar e conhecer um pouco os vizinhos. Se você for novo no prédio ou na cidade, ainda melhor. Pode pedir “dicas” sobre a vizinhança, que sempre é uma boa forma de puxar assunto, além disso, todos adoram ajudar.

4. Crie um grupo

Se parece muito trabalhoso encontrar frequentemente com cada um dos seus 5 amigos, organize um grupo. Isso facilita sua vida, já que você não precisará se programar para encontrar com cada um deles separadamente.

Pode ser um grupo que se reúne toda semana para jogar futebol. Ou podem formar uma banda de rock. Ou, se você não curtir futebol nem música, peça a opinião dos outros – talvez eles tenham uma ideia melhor e que também atenda ao seu gosto.

5. Explore eventos na sua cidade

Essa dica funciona muito bem para ajudar a encontrar pessoas que podem se tornar seus próximos amigos. Explorar eventos na cidade não é assim tão difícil, você pode usar sites como Meetup para explorar o que está rolando na sua cidade.

É uma forma de conhecer pessoas com gostos semelhantes e se divertirem juntos.

O meetup é bom até para quem vai se mudar para outro país ou cidade e já deseja conhecer novos amigos em sua nova cidade.

6. Acostume-se a pedir o contato das pessoas que conhecer

De nada adianta você ir a um evento, conversar com monte de pessoas legais, mas deixar a conversa morrer ali. Se você deseja fazer novos amigos, deve fazer o contrário.

Quando conhecer uma pessoa bacana e sentir que existe “química” para formar uma amizade, encontre formas de manter contato. Perguntar pelo perfil no Facebook ou Instagram deve ser um hábito, mas você também pode pedir o contato telefónico dessa pessoa.

7. Aceite convites

Para fazer novos amigos depois dos trinta aceite convites

Seu amigo te chama para jantar numa quarta à noite, quando você só pensa em tomar um banho quente e se esparramar no sofá?

Alguns eventos sociais parecem mais um “fardo” do que algo empolgante…, mas, se realmente quiser fortalecer seus círculos sociais, deve fazer o esforço.

Pare de dizer “não” a tudo no piloto automático ou, com o tempo, correrá o risco de ficar cada vez mais distante dos seus amigos.

8. Tome iniciativa

Para construir sua vida social é preciso estar disposto a dar o primeiro passo.

Esteja pronto para fazer todo o esforço.

Não fique em casa esperando alguém te fazer um convite para sair. Secretamente as pessoas adoram receber convites para fazer algo, especialmente se for algo que elas se interessem. Então, seja você a fazer o convite.

Dica de ouro: Saia um pouco

Sair de casa pode exigir algum esforço dos adultos, mas também é essencial para sua saúde mental.

Conhecer pessoas ajuda a construir um vínculo emocional com a outra pessoa, que pode estar ausente em outras formas de interação. Quando você conhece pessoas de verdade, ambos investem tempo, energia e paixão um com o outro.

E isso o leva ao que, em última análise, deseja sentir é ter uma conexão.

Você pode procurar eventos conjuntos, concertos ou atividades em grupo que o colocam em uma situação em que você precisa interagir com novas pessoas.

Portanto, se você estiver cercado pelas pessoas certas, não há problema em falar sobre coisas que o incomodam ou sobre suas emoções.

Conclusão

Você acabou de ver 9 dicas de como fazer novos amigos depois dos trinta e quarenta anos. Se você está entre essas idades colocar essas dicas em prática pode fazer diferença na forma como você se comporta e atrair mais pessoas que com o tempo se tornarão seus amigos.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!