Alimentos e receitas

Como fazer café na cafeteira italiana

Como fazer café na cafeteira italiana. Não há nada de tão difícil, você só precisa ter tudo o que é necessário e seguir um passo a passo simples para fazer seu café na cafeteira italiana. Uma cafeteira italiana ou gêiser é frequentemente chamada de moka (do italiano la moka).

A cafeteira pode ser elétrica ou clássica para aquecer no fogão, como ilustra a imagem abaixo.

Cafeteira italiana no fogão
Cafeteira italiana no fogão

A cafeteira Gêiser (moka) é um tipo de cafeteira em que a água quente, deslocada pela pressão do vapor, sobe do reservatório inferior para o superior através do compartimento com o café moído.

Como funciona uma cafeteira gêiser

O princípio de funcionamento da cafeteira gêiser ou moka é bastante simples: Toda a estrutura é composta por três partes principais: dois recipientes, separados por um recipiente equipado com uma peneira de filtro.

O motor de todo o processo é a pressão do vapor d’água. É formado por água fervente na seção inferior.

Sua concentração crescente pressiona o líquido. Elevando-se como um gêiser, ele passa pela moagem e pelo filtro para aparecer no topo como uma bebida pronta para beber.

Como fazer café na cafeteira italiana

 

Como fazer café na cafeteira italiana

Veja o passo a passo de como fazer café na cafeteira italiana:

1. Primeiros passos

Todo o processo de preparação do café moka leva de 3 a 5 minutos. Você vai precisar de: cafeteira Gêiser (Moka), moedor de café, 30 g de café e água a uma temperatura de 70-80 ° C;

2. Moagem de café

Antes de ir direto para a preparação do café na cafeteira italiana é preciso moer o café. A moagem deve ser média-grossa. Um pouco maior que o açúcar granulado;

3. Encha a base com água

Os italianos geralmente usam água da torneira sem prestar muita atenção na temperatura.

Artigos Relacionados

Quanto à quantidade de água, há uma linha de preenchimento dentro da base (quase igual à válvula de alívio de pressão – a coisa que se parece com uma pequena porca e parafuso saindo da lateral).

4. Coloque o funil na parte superior e encha com pó de café

O funil se encaixa perfeitamente na extremidade aberta da base. É como um filtro de café de metal. Coloque o pó de café dentro da colher até que esteja cheio, mas não empacote, ou a água pode não passar;

5. Parafuse a câmara superior na base

Aqui você precisa aplicar um pouco de força, ou você vai acabar com um grande lago em seu fogão. Tem certeza que parafusou com força? Vá para o próximo passo;

6. Leve ao lume

Estará pronto em cinco minutos. A chave para fazer um expresso com sabor perfeito é usar fogo médio-baixo a baixo. Se a chama estiver muito quente, a água será empurrada pelo café muito rápido, pegando menos sabor.

Se alguns minutos se passaram e você está se perguntando se está fazendo certo, levante rapidamente a tampa do Moka. Você deve ver duas linhas espumosas de café escorrendo pelas laterais da saliência interna de metal, e o fundo da panela deve estar cheio de café expresso celestial;

7. Ouça a sua cafeteira gêiser, ela avisará quando o café estiver pronto

Assim que o seu Moka começar a emitir um som estrondoso, retire-o do queimador imediatamente. Nesse ponto, é melhor não abrir a tampa, pois o café quente vai borbulhar e espirrar em você.

Apenas confie nos ruídos. Se você deixar (ou esquecer) seu Moka no fogão depois que ele começar a crepitar, ele irá:

  1. Queimar o café, tornando-o amargo ou intragável;
  2. Empurrar todo o café preparado para fora da panela e colocá-lo no fogão e, em seguida, queimar isso aí;

Como uma pessoa cujo tempo matinal de se preparar na frente do espelho é frequentemente interrompido pelo cheiro de café expresso carbonizado entrando no quarto, posso dizer que é uma boa ideia dedicar cinco minutos para ficar perto de sua Moka;

8. Adicione açúcar e beba seu expresso italiano

Agora que você tem seu café italiano forte prontinho, pode adicionar açúcar diretamente na câmara superior do Moka, se todos para quem você está fazendo café o aceitarem.

Lembre-se de que o expresso italiano é muito mais forte do que o café em outras partes do mundo, então pegue a xícara minúscula, não a caneca.

Depois de tudo, lave a sua cafeteira gêiser (moka)

Se você terminou de fazer seu café lave sua cafeteira italiana, mas nada de sabão. As cafeteiras gêiser captam o sabor do que você põe neles.

Então, basta enxaguar a sua com água quente, esfregando com o dedo o pó de café. Se você vir um filme escuro e brilhante dentro da câmara superior, isso é realmente um bom sinal.

São óleos de café acumulados que não apenas protegem seu café expresso de absorver um sabor metálico, mas também aumentam seu sabor e fazem com que suas futuras xícaras tenham o mesmo sabor de um bom café italiano.

Algumas dicas importantes de como fazer café na cafeteira italiana

Preparar café em uma cafeteira de gêiser corretamente não tem nenhum segredo, esses são apenas alguns truques dos quais você deve sempre se lembrar:

  • A moagem deve ser média. Se a moagem for grossa, a água fluirá muito facilmente e não fermentará. Se for raso, a água pode não passar;
  • Melhor usar água quente imediatamente;
  • Monitore a temperatura constantemente. Se você estiver usando um fogão a gás, coloque o fogo no mínimo;
  • Retire do fogo, não quando a cafeteira já estiver fazendo sons estranhos, mas quando o café começar a cair na tigela de cima. Infelizmente, esse ponto só pode ser determinado empiricamente;
  • Não se preocupe se ficar um pouco de líquido no recipiente após o cozimento. Esta é a norma.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e leia artigos relacionados:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!