Comportamento

12 dicas de como estudar para um teste

Sempre tenho tido problemas em estudar para os testes, o meu próximo teste é daqui à alguns dias, o que devo fazer para superar esse problema?

Bem, esse é um caso comum, então, você não está enfrentando a dificuldade de estudar para o teste sozinho. Porém, a boa parte é que sempre há um jeito de superar as dificuldades e você verá ao longo desse artigo algumas dicas que te ajudarão a estudar melhor para o teste.

O que você mais precisa é estar disposto a fazer algumas mudanças em si mesmo e alguns esforços para mudar tudo isso. Se você é um preguiçoso, deve ter em mente que pode ser mais difícil para você, e que você precisa abandonar a preguiça se realmente deseja começar a estudar melhor para os seus testes.

Veja mais abaixo um conjunto de 10 dicas de como estudar para um teste.

12 dicas de como estudar para um teste

Como estudar para um teste
Como estudar para um teste

Siga essas dicas para estudar para os seus próximos testes:

1. Ouça uma música suave

Ouvir música enquanto estuda é preferência de muitas pessoas e isso realmente tem um resultado positivo. Algumas melodias promovem uma sensação de relaxamento durante o estudo, como a música calma que ouvimos a ao praticar exercícios de meditação.

Só não ouça uma música que seja fácil de memorizar ou que goste muito, escolha uma lista de reprodução não inferior a 50 minutos, para que não precise de procurar outras músicas após um curto período, e não ouça rádio, pois pode se tornar um incômodo durante os estudos.

2. Estudo com antecedência

Já sofri muito tentando estudar no último dia e até mesmo no mesmo dia do teste. É claro que a matéria vai parecer muita em função do tempo que será pouco e com isso, você não memorizará matéria suficiente para enfrentar o teste. Então, não se mate com isso, principalmente quando se trata de testes muito importante.

3. Use mapas mentais

Um mapa mental é uma imagem esquemática usada para representar palavras, ideias ou conceitos relacionados em torno de uma ideia central. É uma ótima maneira de armazenar informações e o melhor de tudo, é recomendado por especialistas.

4. Pratique atividades físicas

O exercício físico pode fazer parte dos métodos de estudo. De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Illinois, exercitar-se por 20-30 minutos antes de um exame melhora a taxa de concentração do aluno, e você pode ir para a academia antes de passar no exame para desestressar depois de ter estudado antes.

5. Mude seu local de estudo

Faça isso apenas se o local escolhido não lhe parece confortável. Se seu quarto não lhe oferece condições para se manter focado nos estudos, se mude para uma biblioteca e tente estudar lá.

6. Alimente-se bem e de forma saudável

Durante os estudos para o teste é normal que você sinta fome, especialmente se estiver estudando por muito tempo sem ter se alimentado antes.

Entretanto, isso pode deixá-lo sem energia e distraído, por esta razão recomenda-se comer alguma coisa antes de iniciar o estudo, principalmente amêndoas, que contêm ácido fenilalanina, principal estímulo para os neurônios, e beterraba, que auxilia o monofosfato de uridina a melhorar as habilidades cognitivas.

7. Realize testes simulados

Essa é uma das formas mais eficientes de estudar para um teste, pois, te ajuda a descobrir lacunas e fragilidades no teu conhecimento.

Um exame simulado é considerado um método mais bem-sucedido do que simplesmente ler ou sublinhar informações importantes.

O aluno repensa as possíveis questões lógicas que podem corresponder às questões do exame real. Além disso, realizar exames simulados é uma das formas mais eficientes de estudar.

8. Conheça seu estilo de aprendizagem

Você deve saber o que mais funciona para você quando se trata de aprender coisas novas, se é por meio da leitura de livros ou vídeos, por exemplo. Você também pode ser aquele que aprende melhor praticando. Então, basta se inclinar ao que realmente funciona com você.

9. Prepare o seu espaço de estudo

Se você não tem um lugar próprio para estudar em sua casa, prepare o seu quarto para isso. Elimine tudo o que pode te distrair e leve consigo tudo o que irá necessitar durante os estudos, como os materiais de estudo, uma garrafa de água e abra suas janelas se prefere um ar fresco mas natural.

10. Vá para algum lugar quieto

Maior parte das pessoas não consegue se manter concentrado em um lugar onde há muito barulho. Se você é esse tipo de pessoa, considere ir para um lugar mais quieto como em uma biblioteca ou uma sala silenciosa se estiver na escola e tente estudar.

Se você estiver em casa, alguns esforços podem ajudá-lo a deixar sua sala mais quieta, para isso, desligue a TV, o celular e o computador e diga a seus parentes e amigos para deixá-lo em paz por enquanto.

11. Revise seus questionários e suas tarefas

Muitos professores elaboram suas provas com base no questionário que davam durante as aulas ou às tarefas que deixavam no final de cada aula. Essa é a grande importância de guardar sempre esses materiais, pois o ajudarão em vésperas de prova.

12. Peça ajuda a um bom aluno

Não é um mal pedir ajuda a um colega, principalmente se ele entende a matéria que você está tendo dificuldades. É pouco provável que os bons alunos não aceitem seu pedido de ajuda, então, não hesite e caso receba um sim, aproveite para apresentar suas principais dúvidas e trate de apontar todas as respostas.

Conclusão

Estudar para o teste será mais fácil quando você começar a colocar essas dicas em práticas. Lembre-se que para estudar para um teste você não precisa de até o dia do teste.

Considere sempre que o maior e mais comum erro é acreditar que é necessário estudar até o último minuto da véspera de passar no exame ou mesmo durante o próprio dia de exame.

Siga nossas dicas e seja feliz em seu próximo teste. Para mais dicas relacionadas, leia os artigos seguintes:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!