Negócios

Como empreender do zero

A palavra “empreender” se tornou comum nos dias de hoje e possui um significado muito além do que muitos de nós sabemos.

Não é somente começar um negócio, embora seja essa uma das principais interpretações do termo. Empreender é gerar soluções e atender a necessidades de um público específico através de ideias que se transformam em negócios e geram lucros.

Com base nisso, podemos entender claramente que não é apenas aplicar seu dinheiro na abertura de um negócio e aguardar pelos lucros, mas, atender as necessidades dos seus possíveis clientes de modo a que eles achem soluções em seu negócio, seja prestando algum serviço a eles ou vendendo um produto que atenda as suas necessidades e interesses.

Já pensou em abrir seu próprio negócio do zero, porém não sabe por onde começar? Calme, brevemente mostraremos a você um passo a passo para a empreender do zero.

Mas antes disso, queria que você entendesse a maneira correta de perceber o termo “empreender” para que você não cometa os mesmos erros que tem levado muitos empreendedores a falência.

Se você já entendeu o que é de facto “empreender”, considere as nossas dicas e passo a passo de como empreender do zero.

Como empreender do zero – 5 Passos para começar

Como empreender do zero

Empreender do zero não é um bicho de sete cabeças, e para provar isso, preparamos 5 passos de como empreender em do zero. Confira abaixo:

1. Avalie o seu perfil

Um comportamento que tem levado vários empreendedores a falência é o de começar um negócio ou abrir uma empresa sem antes fazer uma autoavaliação.

Quando já se comete esse erro, em muitos casos, muitos empreendedores acabam errando na ideia de negócio também.

Se você já tem uma ideia bem definida, isso pode não parecer relevante para você, mas se for o contrário, você deve considerar avaliar o seu perfil de modo a descobrir as suas habilidades, suas paixões, a sua área de formação, o seu capital para investir e unir tudo isso a decisão de começar a empreender.

Com isso, pode ser mais fácil alcançar o sucesso e acertar na ideia de negócio para você e para a sua empresa.

2. Defina seus objectivos

Definir objectivos é uma acção que todo empreender deve considerar na hora de começar a empreender.

É muito comum ver empreendedor que começam uma empresa pensando somente em lucrar e encaram isso como o principal objectivo. Se esse é o seu caso, nada mal, já que, uma meta como essa pode significar uma motivação para que você trabalhe arduamente até alcançar o desejado lucro – o que trará bons resultados  para a empresa.

Em geral, os lucros sempre são apontados como objetivos para vários empreendedores, mas você não é obrigado a se inclinar para esse pensamento, embora outros objectivos possam estar ligados ou afectar os lucros da empresa além de outros benefícios.

Por exemplo, se seu objectivo for vender seus produtos para vários pontos da cidade e atrair mais clientes, isso pode, para além de garantir maiores lucros, expandir o nome da marca e melhorar o seu marketing.

Contudo, os objectivos devem ser bem definidos, e depois, você deve dar pequenos passos diariamente até alcançá-los – o que poderá ser mais fácil se você encarar o seu objetivo como a sua motivação e força para trabalhar.

3. Desenvolva a sua ideia de negócio

Quando alguém pensa em empreender, essa pessoa geralmente já tem uma ideia do que vender, ou de qualquer serviço prestar, a isso chamamos ideia de negócio.

Mas, por outro lado, há também aqueles que encaram dificuldades na hora de pensar na ideia de negócio para a sua empresa, e se você é uma delas, talvez o que vou sugerir para você lhe ajude nesse sentido.

Volte ao passo número 1 onde falamos sobre a avaliação do seu perfil e tente identificar suas habilidades e paixões.

Se você entende de culinária, abrir um restaurante pode ser a melhor ideia de negócio para você. Mas, se você somente ama a culinária e não entende nada disso, a mesma ideia pode ser válida, já que, trabalhar com o que você ama fará toda a diferença.

Isso pode não valer para todos. Afinal, há quem trabalha com o que menos gosta e se dá bem, e de igual modo, há quem trabalha com o que mais domina e se dá mal.

Entretanto, uma outra dica que pode ajudá-lo a encontrar uma boa ideia de negócio para abrir a sua empresa é identificar oportunidades.

Mas isso entenderemos melhor no próximo passo.

4. Faça um planejamento

O planejamento é uma etapa importante e por isso não poderia estar de fora. Quando você for fazer seu planejamento, considere sair um pouco para escolher o melhor local para abrir a sua empresa. Estudo bem o local, identifique os concorrentes e oportunidades que o local oferece.

Além disso, identifique o público e suas necessidades, suas condições, faixa etária etc. O planejamento é geralmente bastante complexo mas é importante para qualquer negócio e falhar nele pode gerar problemas futuramente.

5. Invista na qualidade do seu negócio

Lembra do que eu disse mais acima a respeito de como a palavra empreender deve ser interpretada? Aquela história de que devemos encarar o significa da palavra como gerar soluções e atender as necessidades do cliente…?

Bem, isso se encaixa perfeitamente aqui. Se empreender fosse apenas abrir uma empresa, com certeza não teria colocado esse passo nesse artigo. Afinal, a qualidade dos produtos e serviços não seriam assim tão relevantes, não é mesmo?

Mas é completamente o contrário. Você pode ter certeza que por mais que você siga os outros passos e consiga abrir uma empresa do zero, você estará bem próximo de vê-la falir se não oferecer produtos e serviço da qualidade que o público espera.

Por esta razão, lhe aconselho a procurar por bons fornecedores e garantir a qualidade dos seus produtos e/ou serviços. Isso com certeza fará uma grande diferença na maneira como os seus futuros clientes enxergarão a sua empresa.

Conclusão

Empreender pode parecer um processo bastaste complexo, mas, seguindo o nosso passo a passo tudo pode ser mais fácil para você.

Depois de tudo isso, você só terá que seguir os trâmites para legalizar a sua empresa, mas toda a estrutura que garante o bom funcionamento de uma empresa já estará sólida.

Se este artigo foi útil para você compartilhe para que mais pessoas saibam como empreender do zero.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!