Negócios

Como criar uma página de captura mais eficiente

Um dos maiores desejos de quem tem um negócio na internet é, com certeza, atrair mais clientes e, com isso, conseguir vender mais.

Mas para isso, é preciso seguir uma lista de tarefas e estratégias para conseguir chegar ao tão esperado resultado.

Uma das tarefas que você jamais deve deixar atrás na hora de querer atrair novos e fiéis clientes e, consequentemente conseguir vender mais, é incluir a página de captura no seu negócio online.

A página de captura tem como principal objetivo converter visitantes do seu negócio online em clientes fiéis.

Vamos seguir um exemplo para entendermos melhor do que estamos nos referindo:

-Suponhamos que você tenha um site pelo qual coloca em exposição o seu negócio e busca por pessoas que possam comprar seu produto ou serviço na internet.

No entanto, você produz conteúdo para atrair tráfego para o seu site e ter um monte de visitas orgânicas mensalmente.

Felizmente, depois de algum tempo trabalhando arduamente, você consegue realizar suas primeiras vendas pela internet e sente-se muito feliz com isso.

Até aí tudo bem.

Mas, depois de mais algum tempo trabalhando em seu negócio online você se dá conta de que você recebe clientes que nunca mais se lembram de você, nem tampouco do seu negócio. Ou seja, eles simplesmente chegam até você, compram seu produto e depois somem de vez. Não existe mais contato entre você e ele.

Então, uma questão importante surge logo aí:

Como você pode fazer com que seus clientes voltem para você mais vezes e comprem o seu produto ou serviço?

Certamente, você terá várias opções para ter como resposta a essa pergunta. Algumas delas podem ser:

  • Pedi-las que voltem sempre ao seu site por meio de um texto no final de cada página de conteúdo;
  • Convencê-las a seguir suas páginas de redes sociais para estarem sempre acompanhando as publicações relacionadas ao seu negócio, ou ainda;
  • Torná-los inscritos em seu canal do Youtube para serem notificados sempre que tiver um vídeo novo falando sobre o seu negócio.

Eu citei estas porque maior parte dos empreendedores tem uma destas opções como resposta quando lhes é colocada a pergunta em questão (colocada acima).

Com certeza, existem várias outras opções de respostas dadas por diferentes empreendedores ou simplesmente pessoas que trabalham com vendas na internet.

Mas, quero lhe dizer francamente que: muitas destas opções acima são trazem resultados esperados, apesar de muitos se darem muito bem tendo elas como estratégias para prender clientes ao seu negócio.

Atualmente, uma página de captura é muito mais eficiente do que tentar convencer o visitante do seu site a seguir suas páginas em redes sociais, pois ele só terá que preencher dados simples para receber notificação direto no seu e-mail sempre que você tiver conteúdo novo ou um produto novo ser lançado.

Desta forma, torna-se muito mais fácil conseguir que seu visitante volte para você sempre, você não acha?

Bem, provavelmente a sua resposta tenha sido um “SIM”.

Contudo, veja logo abaixo algumas das razões pelas quais as páginas de capturas tendem a ser mais eficientes para atração de leads ou possíveis clientes fiéis:

  • Coletar dados de seus possíveis clientes – Usando a página de captura você pode coletar dados de seus clientes como: e-mail, nome, empresa onde trabalha etc.
  • Conhecer o seu público – Com os dados coletados você poderá conhecer melhor o seu público, entender de onde eles são e até o nome de cada um, gênero etc.
  • Manter o visitante em seu site – A página de captura é uma página que estando em seu site o usuário não precisará aterrar em outro site que possa lhe parecer desconfortável, nem tampouco precisará encontrar suas páginas nas redes sociais para estar cada vez mais próximo do seu negócio.

No entanto, diferente do que pode acontecer caso você opte por outra forma de convencer o seu visitante a voltar para você, a captura de leads oferece ainda a facilidade de montar uma lista de e-mail e usar ferramentas para fazer campanhas de e-mail marketing que, certamente é uma das mais usadas estratégias de marketing digital para conseguir tráfego e ter um número absurdamente alto de visitantes fiéis que se tornam clientes.

Mas talvez você esteja se perguntando como fazer para criar uma página de captura e conseguir conversões.

Se sim, fique tranquilo, pois, mais abaixo vou mostrar a você como fazer isso e mais, vou apresentá-lo dicas úteis para criar uma excelente página de captura e conseguir conversões incríveis.

Como criar uma página de captura

Criar uma página de captura não é assim tão difícil. Muito pelo contrário. A parte mais difícil é fazer com que ela gere resultados.

Uma página de captura é uma página simples que pode ser criada no seu site com a finalidade de capturar informações do seu visitante, como mencionamos acima. Você pode criá-la usando plataformas como wordpress, wix entre outras.

A página de captura deve conter um formulário pelo qual os dados de seus visitantes serão coletados. Veja abaixo algumas dicas para criar sua página de captura e começar a vender mais.

5 Dicas para criar uma página de captura mais eficiente

5 Dicas de como criar uma página de captura mais eficiente
5 Dicas de como criar uma página de captura mais eficiente

Tal como mencionamos acima, criar uma página de captura não é tão difícil, mas fazer com que ela lhe proporcione conversões incríveis pode ser um desafio.

Por isso, listei abaixo 5 dicas para criar uma página de conversão e conseguir mais conversões com o seu negócio.

É claro que, você pode fazer seus próprios testes ou fazer mais pesquisas para descobrir outras formas de conseguir mais conversões, porém, estas dicas não deixarão de ser úteis e poderosas.

Confira as dicas abaixo:

DICA #1 – Conheça o seu público

Antes de mais nada, é importante conhecer bem o seu público. Não adianta nada querer vender algo a alguém que você não conheça.

Além do mais, você precisa saber quais são as necessidades do seu público, ou seja, daqueles que acessam o seu site antes mesmo de querer torná-los fiéis ao seu negócio.

DICA #2 – Ofereça o melhor para o seu visitante

Ofereça o melhor conteúdo para seu público

Se você deseja que seu usuário assine a sua liste de e-mails e volte sempre ao seu site, é óbvio que você precisa apresentar a ele algo de valor. Afinal, é a qualidade que vai atrai-los ao seu negócio.

No entanto, se você vai escrever algum conteúdo na sua página de captura, que seja um conteúdo de qualidade, e que convença o usuário a acreditar em você e no seu negócio. Uma dica muito válida é estudar sobre como criar conteúdo de valor para persuadir o leitor.

O que você pode oferecer ao seu usuário

Para conseguir que seu usuário se torne fiel e volte para o seu site sempre, você pode preparar alguns materiais completos e de qualidade para apresentar gratuitamente a ele.

Você pode oferecer:

  • Um e-book;
  • Webnar;
  • Infográfico;
  • Cursos online;
  • Artigos em PDF;
  • Áudio-livro, etc.

É claro que você pode fazer seus próprios testes ou fazer pesquisas mais aprofundadas para descobrir mais materiais para oferecer ao seu público e conseguir seus e-mails, porém, estes acima são os mais usados e funcionam muito bem, razão pela qual são boas opções para você oferecer ao seu público em troca de seus e-mails.

DICA #3 – Crie um título que pode atrair a atenção do seu usuário

O título é definitivamente o item que mais desperta a tenção do usuário ler o conteúdo de uma página de captura.

Sendo assim, é importante que você crie um título bastante atrativo e capaz de fazer com que o usuário entenda que o conteúdo que segue é de qualidade, mesmo sem ler sequer o primeiro parágrafo.

Estude e pesquise dicas de como criar títulos incríveis e coloque em prática esse conhecimento. Com isso, você poderá notar que muitos usuários cairão na sua página pelo título e daí seguirão para leitura do artigo integralmente.

DICA #4 –  Chamadas para ação

As chamadas para ação, também conhecidas pelo termo em inglês “call to action”, servem praticamente para guiar o usuário a praticar determinada ação após ler o conteúdo da página em que se encontra.

Algumas chamadas para ação costumam estar em formatos de links, textos simples ou botões (na maioria dos casos).

Ao criar uma chamada para ação você precisa estar atento para não parecer que está forçando o usuário a praticar determinada ação.

Alguns exemplos de textos usados em chamadas para ação são:

  • Adquira o nosso e-book gratuito;
  • Faça o nosso curso completo;
  • Assine a nossa lista de e-mail;
  • Compre o “nome do produto” em nossa loja;

Você deve ter notado que estes textos simples deixam o usuário com liberdade de decidir se vai ou não fazer tal coisa, é exatamente assim que deve ser, ninguém deve se sentir obrigado a comprar algo que não lhe agrada ou que simplesmente não pareça interessante para ele, mas fazê-lo chegar a página do produto deve ser seu objetivo.

DICA #5 – Escolha um bom design para a sua página de captura

Escolha um bom design para sua página de captura

Você com certeza já deve ter tido acesso a sites cujo design o deixou completamente decepcionado.

Quando isso aconteceu, qual foi a reação? Certamente foi abandoná-lo imediatamente.

Na verdade, isso acontece frequentemente com vários usuários de internet. É como você pesquisar no Google “como vender mais” e o primeiro resultado ser um site com um design cheio de cores que não combinam, anúncios em toda a parte, pop-ups aparecendo a cada segundo…

Por mais que este site tenha conteúdo de qualidade, você com certeza sairá dele para tentar encontrar um site melhor e que apresente o mesmo conteúdo para você, até porque alguns designs mal feitos, como aqueles que envolvem cores acesas e que não combinam podem prejudicar a nossa visão.

É exatamente isso que acontece quando uma página de captura apresenta um design desagradável.

Os usuários devem sentir-se confortáveis ao estar em sua página de captura, não deve existir nada que os incomode. Sendo assim, é seu dever focar no design do seu site e em particular da sua página de captura.

Para garantir que o seu design seja agradável para o usuário, considere:

  • Usar menos cores;
  • Combinar as cores usadas;
  • Não inserir demasiados anúncios na página;
  • Pôr-se no lado do usuário para testar a facilidade de leitura do conteúdo, etc.

Existem ainda outros fatores a serem levados em conta para garantir um design agradável para o seu usuário.

A dica que eu deixo para você é que caso você não tenha a certeza se, de fato, o seu design é agradável para seus usuários, contratar um web designer para cuidar disso por você.

Conclusão

As páginas de capturas são uma forma eficiente de garantir tráfego ao site do seu negócio, pois através dela você pode capturar os dados e o e-mail do seu usuário para notificá-lo sempre que tiver um conteúdo novo ou estiver lançando um novo produto para vender.

Então, se você estava com dúvida de como fazer com que seus clientes voltem para você sempre, esta com certeza é uma maneira eficiente que pode atendê-lo.

Você pode começar a aplicar essa estratégia hoje mesmo e ir apreciando os resultados obtidos ao longo do tempo.

Se você gostou deste conteúdo não deixe de compartilhar nas redes sociais para que mais pessoas saibam como criar uma página de captura para gerar mais conversões para seus negócios.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!