Comportamento

Como criar palavra passe segura para uso online

Hoje em dia a internet é tão importante que quase não vivemos sem ela. O universo online nos oferece vários benefícios e entre eles a compra de produtos em sites e lojas online que exigem um certo nível de segurança. Para isso, uma palavra passe segura é uma boa medida para evitar burlas online.

Além disso, nossas contas de redes sociais e outros sites estão cheias de informações confidencias que merecem ser bem preservadas. Então, outra vez uma palavra passe segura é extremamente importante.

Mas como criar uma palavra passe segura? As dicas que preparamos para você logo abaixo com certeza lhe ajudarão com isso.  

Dicas de como criar palavra passe segura para uso online

A ideia e opinião de que as melhores senhas são as mais fáceis de ser recordadas já está mais do que ultrapassada. Assim, senhas como “12345” ou “abcd” não são mais usadas e aliás, não apresentam nenhuma segurança para as suas contas online, justamente porque qualquer invasor facilmente adivinharia.

Além desses exemplos, outras senhas que devem ser evitadas a todo custo incluem:

  • Datas de nascimento;
  • Nome completo;
  • Nome do pai ou da mãe etc.

Para criar uma palavra passe segura siga essas simples dicas:

  • Considere ter no mínimo 8 caracteres para a sua palavra passe;
  • Use algarismos, letras maiúsculas minúsculas e caracteres especiais;
  • Não repita caracteres e nem use sequências, como por exemplo “123456” ou “654321”;
  • Use uma frase;
  • Troque letras por números, por exemplo: mar1as0are5 (mariasoares);
  • Utilize geradores de palavra passe;

Uma dica para garantir mais segurança em suas contas online é trocar de palavra passe regularmente ou quando notar alguma actividade estranha em uma de suas contas. Mas nunca se esqueça quando trocar sua palavra passe para não se prender a senha antiga e acabar prejudicando suas contas.

Como não se esquecer da minha senha segura

Se você já conseguiu criar uma senha segura pode estar se perguntando sobre o que fazer para nunca se esquecer dela, especialmente se ela contém caracteres e letras, dificultando um pouco a memorização.

Porém, a dica é simples para isso:  Escreva sua palavra passe em algum lugar para sempre se lembrar dela. Só não escreva sua palavra-passe e códigos de acesso em locais facilmente acessíveis.

Se tiver que o fazer, guarde em lugar seguro e sem identificar claramente do que se trata (disfarçando, por exemplo, entre diversos números de telefone).

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!