Comportamento

Como conversar com uma pessoa doente?

Conversar com alguém que está doente pode não ser fácil para todas as pessoas. Aliás, muitas pessoas geralmente não sabem o que dizer a uma pessoa doente para começar uma conversa. Como a pessoa está passando mal, alguns assuntos devem ser esquecidos e muito cuidado deve ser tomado para não causá-la algum desconforto.

É claro que tudo isso depende muito do estado em que a pessoa se encontra ou da gravidade da doença. Existem muitas pessoas doentes que conseguem viver como se não estivessem doentes e fazem tudo na normalidade.

Porém, existem outras que estão enfrentando uma situação mais difícil, uns na cama de um hospital passando mal e outros sofrendo com a doença em casa. Com essas pessoas a maneira como você deve se dirigir a elas e até a forma como você irá saudá-las deve merecer um cuidado.

Como saudar uma pessoa doente?

Ao saudar uma pessoa doente evita o “tudo bem?” e saudações semelhantes. É claro que se ela está doente em estado grave não está bem. Então, você deve optar por saudações como “Oi, como você se sente?”, ou simplesmente “como você está sentindo agora?”.

Saiba mais sobre isso em nosso artigo sobre como saudar uma pessoa que está doente.

Como conversar com uma pessoa doente

Como conversar com uma pessoa doente?
Como conversar com uma pessoa doente.

Antes de tudo você deve descobrir com cuidado se ela se sente forte o suficiente para conversar. A maioria das pessoas tem dias bons e dias ruins, quando a doença está envolvida, esses extremos podem ficar ainda piores. Porém, se a pessoa estiver em condições de conversar você pode seguir em frente mas ainda tomando certos cuidados.

Se for pelo telefone você pode começar fazendo as seguintes perguntas:

  • “Então, como você está desde a última vez que te vi?”
  • “Você está se sentindo um pouco melhor hoje?”

Lembre-se sempre de não fazer perguntas do tipo “Como vai você?” ou “está tudo bem com você?”.

Em seguida, ouça enquanto ela sentir vontade de falar ou enquanto você sentir vontade de ouvir. A maioria das pessoas não reclama, e os doentes costumam ser muito bons em resumir sua condição porque têm muita prática.

Agora é quando começa a conversa real

Converse com ela sem que ela se sinta doente. Você pode fazer isso evitando falar sobre sua doença ou fazê-la lembrar disso. Lembre-se que a sensação de estar doente é a maior doença de todas.

Fale sobre fofoca, notícias, áreas de interesse mútuo. Conte a ele sobre aquele novo filme que você viu ou um ótimo livro que acabou de ler. Leia trechos de seu feed do Twitter. Qualquer coisa interessante ou divertida serve.

Agora é a hora de falar sobre todos aqueles assuntos tabu como política, sexo e religião. Acredite em mim, as pessoas que estão acamadas estão entediadas, então, até mesmo uma discussão acalorada iluminará seu dia. Só tome cuidado, se o doente começar a ficar vermelhos ou parecer fisicamente agitado, se isso acontecer, conceda o ponto e mude de assunto para algo mais gentil.

Termine a conversa com uma pessoa doente e saia somente depois de garantir que você fez todo o possível para que ela se sentisse melhor e que haja pessoas suficientes para cuidar dela ou que a própria pessoa doente possa cuidar de si mesma.

Alguns conselhos para quando for conversar com uma pessoa doente

  • Não conte sobre pessoas conhecidas que morreram com a mesma doença;
  • Não sinta pena dela, ou pelo menos não demostre isso na frente dela;
  • Não insista em conversar sobre sua doença se a pessoa doente não quiser;
  • Vista-se de forma decente;
  • Se puder, leve alimentos para ela como frutas. Se ela não aceitar comer no momento, não faça caso disso;
  • NÃO espere que os outros se comportem da mesma forma quando você estiver doente.

Leia também: O que dizer para consolar uma pessoa doente

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!