Alimentos e receitas

Como conservar vegetais na geladeira

Como conservar vegetais na geladeira.


Conservar devidamente os vegetais na geladeira é o segredo para mantê-los em bom estado para serem consumidos. Além disso, quando os alimentos são bem conservados, não há riscos de estes prejudicarem a nossa saúde ou afetarem a nossa nutrição.

No entanto, se você deseja ter uma vida mais saudável e garantir alimentação saudáveis para sua família, saiba como conservar os vegetais na geladeira para evitar que apodreçam em pouco tempo:

Como conservar vegetais na geladeira
Como conservar vegetais na geladeira

1. Certifique-se de que a geladeira esteja limpa

Antes mesmo de conservar vegetais na geladeira é preciso ter certeza de que sua geladeira está limpa, pois isso é importante para que a qualidade dos alimentos seja mantida.

A temperatura da geladeira também é capaz de determinar o aparecimento ou não de bactérias. Idealmente, a temperatura na geladeira está entre 1-4 graus Celsius. Se for maior do que isso, pode causar bactérias que afetarão o sabor e o aroma dos alimentos. Enquanto isso, se for mais baixo, os vegetais serão congelados.

2. Classifique os vegetais

A primeira maneira de armazenar vegetais na geladeira para que durem mais é separar os vegetais que você compra primeiro. Até mesmo os vegetais do supermercado podem ter partes que ficaram amarelas e marrons, remova esta parte para que o dano não se espalhe para outras áreas e corte as raízes.

3. Certifique-se de mantê-los secos

Para armazenar os vegetais ou até mesmo frutas na geladeira é preciso certificar-se de que estejam secos.

Não lave vegetais antes de colocá-los na geladeira. Legumes e frutas molhados não duram muito e estragam rapidamente se armazenados na geladeira imediatamente. No entanto, o melhor conselho é não lavar os vegetais antes de irem para a geladeira.

4. Embrulhe com papel perfurado ou plástico

Armazene os vegetais embrulhando-os em papel perfurado. Não é recomendado armazenar vegetais em recipientes bem fechados, pois os vegetais ainda precisam de oxigênio para sobreviver.

O papel evitará que a temperatura da geladeira mergulhe nos vegetais, enquanto o plástico perfurado permitirá o fluxo de ar.

Além disso, alguns vegetais, como o cogumelo, devem ser embrulhados em papel, porque são fáceis de ficar úmidos e apodrecerem se forem embrulhados em plástico.

O papel é capaz de absorver o excesso de umidade para que o vegetal não apodreça rapidamente. Se quiser mais seco, cubra o fundo do vegetal com toalhas de papel e embrulhe em papel.

Artigos Relacionados

5. Separe vegetais e frutas

Na hora de armazenar os vegetais na geladeira é importante separá-los das frutas, pois as frutas podem produzir etileno, o que acelera o amadurecimento de alimentos frescos.

No final, isso faz com que o processo de decomposição ocorra mais rapidamente. Se você quiser que seus vegetais durem até três dias sem apodrecer, guarde-os em uma prateleira para vegetais, separe de frutas e cebolas.

6. Tente armazenar vegetais inteiros

Alguns vegetais duram mais quando armazenados em sua forma inteira. Portanto, cortar cada um deles irá torná-los mais fácies de secar e apodrecer. Você só precisa cortar suas raízes para que os vegetais fiquem limpos.

7. Verifique regularmente a temperatura dentro da geladeira

Para que seus vegetais durem mais tempo na geladeira é preciso sempre dar uma olhada na temperatura da mesma. Uma boa temperatura para armazenar vegetais é de 1 a 4 graus Celsius, como mencionamos acima.

Quando a temperatura é mais alta, as bactérias crescem facilmente e tornam o aroma e o sabor dos vegetais desagradáveis.

8. Verifique periodicamente a condição e qualidade dos vegetais na geladeira

Os vegetais armazenados na geladeira não podem ser deixados fora por dias. Alguns deles podem começar a apresentar sinais de decomposição como quando começam a murchar, amarelar ou mesmo apodrecer em algumas partes.

O que você precisa fazer é descartar imediatamente as partes com esses sinais para não contaminar outros vegetais.

9. Organize os vegetais de acordo com seu tipo

As geladeiras geralmente têm de 3 a 4 prateleiras de armazenamento, portanto, use-as com sabedoria para organizar os vegetais por tipo.

Por exemplo, coloque vegetais de folhas verdes, como couve, mostarda e espinafre na prateleira de baixo, pois a temperatura lá tende a ser estável, por isso é seguro para vegetais que são mais propensos a apodrecer.

Em seguida, na prateleira do meio, armazene vegetais com baixo teor de água, como cenoura, repolho, feijão e vagem. Já na prateleira de cima, armazene vegetais com alto teor de água, como pepinos, beringela e pimentões.

Estas dicas para armazenar vegetais tornarão mais fácil para você verificar posteriormente o estado dos vegetais na geladeira.

Mais sobre como conservar vegetais na geladeira:

Nem todos vegetais podem ser conservados na geladeira: Existem alguns vegetais que não devem ser guardados na geladeira, como é o caso de tomates, já que o ar frio pode inibir o processo de amadurecimento desse vegetal.

Mesmo se você colocar os tomates na geladeira, separe-os dos pepinos, pois o gás nos tomates fará com que os pepinos apodreçam rapidamente.

As folhas de manjericão também devem ser armazenadas fora da geladeira, porque murcham facilmente e não ficam frescas.

Você também deve armazenar temperos de cozinha do lado de fora, pois a umidade na geladeira pode fazer com que a textura fique pastosa. E as batatas, devem ser guardadas em local mais escuro e fresco para que o amido seja preservado.

Como armazenar vegetais na geladeira com recipientes

Se você quiser que os vegetais estejam melhores organizados, use recipientes. No entanto, isso se aplica apenas a vegetais com hastes duras, como brócolis ou cenoura.

Primeiro lave as cenouras e os brócolis, depois descasque ou corte as partes que usará; Coloque-o em um recipiente bem fechado e coloque-o na geladeira; Em seguida, selecione a seção do freezer para armazená-los para que os vegetais durem mais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!