Saúde e bem estar

Como calcular o período fértil

O período fértil dura 6 dias e ocorre mensalmente até à menopausa. Começa 10-14 dias após o primeiro dia de menstruação.

É essencial que as pessoas que tentam engravidar saibam exactamente quando é o período fértil para terem conhecimento de quando devem ter relações íntimas, uma vez que há mais probabilidades de engravidar.

Para calcular o período fértil, deve-se considerar que a ovulação ocorre consistentemente no meio do período, ou seja, por volta do 14º dia de um período regular de 28 dias.

Para detectar o período fértil, uma mulher com um período regular de 28 dias deve contar 14 dias a partir da data do último período menstrual, pois a ovulação ocorre entre 3 dias antes e 3 dias depois desta data, que se estima ser o período fértil da mulher.

Como calcular o período fértil em períodos irregulares?

Como calcular o período fértil

O cálculo do período fértil num período irregular não é seguro para aqueles que ainda estão a tentar engravidar ou para aqueles que não querem engravidar, porque como a menstruação não ocorre continuamente no mesmo período, o cálculo pode estar errado.

Contudo, uma forma de saber quando é o período fértil para períodos irregulares é anotar a duração de cada período menstrual ao longo de um ano, e depois subtrair 18 dias ao período mais curto e 11 dias ao período mais longo.

Por exemplo: se o seu período mais curto foi 22 dias e o seu período mais longo foi 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o seu período fértil será entre o dia 4 e o dia 17 do seu período. .

Uma forma mais rigorosa de saber quando o período fértil  em caso de períodos irregulares para mulheres que querem engravidar é utilizar o teste de ovulação que pode ser comprado nas farmácias e observar os sinais do período fértil, tais como o corrimento vaginal semelhante à clara do ovo.

Para as mulheres que não querem engravidar, a tabela não é um procedimento eficaz, pelo que é essencial utilizar métodos contraceptivos seguros, tais como preservativos ou pílulas anticoncepcionais.

Principais sinais e indicações do período fértil

Os principais sinais e indicações de que está no seu período fértil são: corrimento vaginal semelhante à clara do ovo, o aparecimento de espinhas, um ligeiro aumento da temperatura corporal, aumento da libido e do desejo, dor na parte inferior do abdómen, irritação e instabilidade.

A este respeito, as pessoas que desejam engravidar devem tentar ter relações sexuais nos dias em que estes sinais aparecem, uma vez que as hipóteses de engravidar são maiores.

Artigos Relacionados

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!